Dez por cento dos empregos verdes estão no Brasil

Empregos verdes estão no Brasil - Consciência ambiental. Folhas verdes sobre fundo amarelo com texto dizer Go Green

As empresas com boas pontuações nos critérios ESG (do inglês,Environmental, Social and Governance) podem potencialmente ter um melhor desempenho de longo prazo e reduzir riscos. Impactar a economia de forma sustentável com a criação dos empregos verdes é uma das tendências para quem empreende. Para orientar os pequenos negócios, o Sebrae Rio elaborou um guia gratuito com as principais ações para conectar a sustentabilidade à estratégia de quem empreende. Para acessar o conteúdo, acesse o link.

O setor de energia lidera a criação de empregos verdes no Brasil. Atualmente, o país conta com 10% dos empregos verdes no mundo, ocupando a 2ª colocação entre os maiores empregadores da indústria de biocombustíveis, solar, hidrelétrica e eólica, ficando atrás apenas da China. A expectativa é de que, até 2030, as energias renováveis criem 38,2 milhões de empregos em todo o mundo.

“O Rio de Janeiro tem um pioneirismo nacional em questões de debate e acolhimento de questões ambientais. A conscientização dos consumidores é cada vez maior na temática de sustentabilidade. O empreendedor precisa estar atento às novas oportunidades de negócios. O objetivo desse material é fomentar nos pequenos negócios soluções para implantação de boas práticas, de forma que não aumente os custos do empresariado. A nossa missão é fundamentar e embasar para que as medidas adotadas sejam as mais assertivas para os seus negócios”, explica Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competividade do Sebrae Rio.

Para qualificar a sua empresa na criação de empregos verdes e na ESG, o empreendedor precisa definir quais são os objetivos da empresa, adotar práticas voltadas à política organizacional, elaborar plano e orçamento destinado à prática, buscar certificações, além de monitorar e reportar o desempenho em relação às metas. É um desafio direcionado à gestão pública também, que pode direcionar sua atuação com foco em ações sustentáveis e de impacto social positivo para dentro das suas repartições.

Fonte: Agência Sebrae

Posts Relacionados

Deixe um comentário