IPCA como funciona e como é calculado esse índice?

Imagem de dois homens analisando gráfico no celular
– Tempo de leitura: 6 minutos.

Nos últimos anos, a inflação tornou-se um dos assuntos mais comentados do país, em meio ao aumento dos preços e da diminuição do poder de compra do real. Sabe-se que, em um período de dois anos de pandemia, o Brasil atingiu a inflação mais forte em duas décadas. Mas, afinal de contas, como foi possível chegar a essa conclusão? É justamente aí que entra o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA.

Tal dado só pôde ser mensurado por meio do IPCA, um indicativo usado pelo governo federal para acompanhar a inflação do país e que serve de referência para compreender os impactos econômicos em solo brasileiro.

Apesar de sua relevância, ainda existem muitas dúvidas a respeito de como esse índice funciona e sobre como seu cálculo é realizado. Pensando nisso, neste artigo esmiuçamos o conceito e a prática de um dos mais importantes indicadores da economia do país. Boa leitura!

IPCA: o que é?

Criado com objetivo de que o público final pudesse ter acesso aos preços do comércio, o IPCA é um índice medido mensalmente por um cálculo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por meio desse indicativo, o Banco Central acompanha como está a situação da inflação no país e a variação que ocorreu durante o período analisado.

De maneira geral, é por meio dos resultados do IPCA que as políticas monetárias e medidas econômicas do Brasil são decididas, a fim de que o governo se planeje para controlar os índices da inflação.

Como o IPCA é calculado?

Antes de entender o cálculo do IPCA, é necessário compreender que esse índice é influenciado pela oferta e demanda, quando falamos de serviços e produtos.

Ou seja, se um produto é muito procurado, mas não contém muitas unidades no mercado, a tendência é o aumento do preço. Por outro lado, quando a demanda de consumo está em baixa, os valores ficam estagnados ou diminuem.

De maneira prática, todos os meses do ano — desde a década de 1980 — o IBGE faz um levantamento em áreas urbanas do país, analisando cerca de 450 mil preços de grupos diversos: alimentação, saúde, educação, comunicação, despesas pessoais, habitação, transportes e vestuário.

A pesquisa é feita em diferentes segmentos, desde estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços até as atividades públicas como empresas de rede elétrica e de água.

Após a coleta desses dados — que englobam informações desde o primeiro até o último dia do mês — o cálculo é realizado mediante a comparação com os preços do período anterior.

O resultado dessa conta é o que equivale a variação dos custos, o que conhecemos como inflação.

Meta de inflação, o que é?

De acordo com um boletim divulgado em 18 de julho de 2022 pelo Banco Central, o ano deve fechar com IPCA em 7,54%. Tais dados apontam para mais um ano de estouro da meta a ser perseguida pelo Bacen. Mas, o que isso significa na prática?

Basicamente, a meta de inflação refere-se à faixa na qual o IPCA deve ser mantido durante o ano. A partir dela, o Banco Central define qual valor de inflação é considerado ideal. A partir disso, o órgão visa buscar agir para que o real esteja o mais próximo possível da taxa.

Além disso, existe também o conceito de IPCA acumulado que leva em consideração a variação do IPCA de determinado período. Esse indicativo permite entender os cálculos usados para reajustes de salários e até pode ser utilizado como referência no ramo dos investimentos.

IPCA: importância na prática

Além de impactar diretamente para o acompanhamento do cenário econômico do Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo também cumpre uma função social importante: conscientizar o consumidor a respeito da oscilação dos preços e o empreendedor sobre como se adaptar ao cenário.

Pensando justamente nas diferentes questões econômicas e como elas impactam diretamente nos negócios, a IDTech Soluti oferece Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas, a fim de otimizar processos e realizá-los com segurança.

Na Soluti, os profissionais da contabilidade podem se tornar nossos parceiros, a fim de ampliar seu portfólio de serviços, aumentar o faturamento e melhorar a experiência do cliente. Entre em contato e saiba como nossos serviços podem ajudá-lo.

Fonte: Soluti

Posts Relacionados

Deixe um comentário