Lucratividade: por que, mesmo vendendo muito, ela pode não aparecer?

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Um dos principais desafios dos empreendedores e administradores é a busca pela lucratividade e rentabilidade de um negócio, já que o lucro é a junção harmoniosa de vários fatores.

No artigo de hoje, vamos conversar abertamente sobre lucros, e garantimos que sua visão vai mudar depois disso.

Custos e Faturamento

Muitos empreendedores confundem a relação básica de custos e faturamento, acreditando que a lucratividade não tem a ver com eles, o que não é verdade.

Precisamos entender que o faturamento, também conhecido como receita, vem a partir da venda do produto ou serviço, e precisamos partir da premissa que o faturamento deve ser maior do que o custo. Isso é o básico.

Os custos são os gatilhos do faturamento e, para termos uma geração de lucro razoável, é imprescindível que estejam sempre muito bem controlados, e reduzidos sempre que possível.

Por isso, é importante que mantenha seus custos sempre controlados, seja por meio de uma planilha excel ou por um sistema de gestão, por exemplo. Aqui entra o que falamos sobre planejamento financeiro. Para poder projetar seus custos, é necessário ter controle do seu fluxo de caixa, assim poderá conhecer sua lucratividade e ampliar seu negócio.

Otimização de Custos e Recursos

A geração de lucros passa a ser uma questão estratégica, já que otimizar seus custos e recursos possui uma importância maior até do que conhecer as fontes de faturamento ou custos.

Quer um exemplo? Um dos grandes gargalos de custos das empresas é a mão de obra. Com o amparo legal, é possível terceirizar essa parte, reduzindo drasticamente esse ponto. Neste modelo, pagamos apenas pela prestação dos serviços, enquanto os tributos e custos fixos relacionados ficam na empresa prestadora de serviços. É claro que podem ser repassados pelo prestador, mas a empresa pode rever os contratos a qualquer momento.

Outro detalhe são os estoques, que devem ser gerenciados constantemente e claro, negociados com os fornecedores. Obviamente que isso terá pouco efeito em sua lucratividade, se não houver controle sobre os prazos que se paga aos fornecedores comparados aos prazos de recebimento.

Conceito de Lucratividade e Rentabilidade

Vamos falar de forma mais assertiva e gerencial sobre os conceitos de lucratividade e rentabilidade.

Lucratividade

De maneira bastante prática, a Lucratividade, ou a geração de lucro, é a relação da receita de vendas menos os custos necessários para obter essa receita. Claro que, obrigatoriamente, esse cálculo deve ser positivo e quanto maior melhor, lembrando que lucro líquido é a parte que cabe ao proprietário da empresa após todos os custos, despesas e impostos terem sido saldados.

Não se esqueça que depois de todos os custos, impostos e despesas, o que vem é o lucro. Portanto, gerencie bem seus gastos se quiser ganhar mais.

Rentabilidade

Diferente da lucratividade, a rentabilidade refere-se ao lucro que provém de um investimento realizado. Quando seu índice é positivo, significa que o investimento foi satisfatório.

Cuide para que a fonte de captação do investimento seja a menor possível, de preferência que seja capital próprio. Dica: nunca analise a viabilidade de um negócio considerando apenas um fator, neste caso analise lucratividade e rentabilidade sempre juntos.

Formação do preço de venda

O preço precisa pagar a sua estrutura, ou seja, os custos variáveis, se possível os custos fixos, e mais a margem para manutenção do negócio e a remuneração dos sócios. A lucratividade está diretamente ligada ao preço de venda.

Também considere imprescindível conhecer seus concorrentes e seus preços, pois sabemos que o mercado baliza os preços de muitos produtos e apenas o uso da técnica pode não ser bom.

Saber dizer NÃO!

A razão do desastre em muitas empresas é a falta de capacidade da gestão de argumentar e muitas vezes saber dizer NÃO para algum cliente ou fornecedor que proponha algum negócio que não seja saudável para a empresa.

A construção da lucratividade faz parte de um contexto, que é vender bem, comprar bem e entregar no prazo!

Dessa maneira, teremos preço certo, ciclo financeiro e operacional saudável e organização administrativa.

Se ainda se sente perdido e não sabe como aumentar sua lucratividade, entre em contato com a equipe da RR Soluções.

Gostou deste conteúdo? Deixe nos comentários sua opinião!

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados

Deixe um comentário