Otimização de instalação: 4 formas de economizar dinheiro com seu data center

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O custo médio do tempo de inatividade do data center é ao redor de 9 mil dólares por minuto. Evitar esta situação é a primeira – e principal – forma de economizar dinheiro.

Entretanto, existem quatro maneiras de economizar que ajudam o data center a evitar as paradas e, ao mesmo tempo, otimizar o desempenho.

1. Fazer o Comissionamento de sua Instalação

Os sistemas dos data centers estão cada vez mais complexos e mais propensos a ter problemas que poderiam resultar em custosas indisponibilidades na sua instalação. O comissionamento – uma série de serviços que promovem o ajuste fino das operações do data center – ajuda a identificar e corrigir as principais causas de problemas, como deficiências no projeto, na instalação ou na partida (start up).

Para maximizar a disponibilidade, o processo de comissionamento verifica e documenta se todos os sistemas críticos – alimentação de energia, refrigeração e automação predial – estão funcionando em conjunto, como um sistema completamente integrado.

O comissionamento também ajuda a reduzir os custos no ciclo de vida da instalação. O processo de comissionamento melhora a operação do sistema na medida em que proporciona dados de referência que podem ser usados para manter o desempenho ótimo.

Quando os sistemas estão otimizados, não apenas eles são mais confiáveis, como também são mais eficientes. As atividades de comissionamento verificam o funcionamento correto de algumas funcionalidades específicas de eficiência que são parte do projeto do sistema.

Um data center comissionado geralmente passa por menos atrasos em relação aos verificados em implementações tradicionais, aumentando a probabilidade de ser entregue dentro do prazo e dentro do orçamento. Você não apenas desfrutará de um retorno mais rápido do seu investimento de capital, mas também terá custos de operação e de manutenção mais baixos ao longo de todo o ciclo de vida de sua instalação.

2. Otimizar o Desempenho do Sistema Elétrico

Uma avaliação do sistema elétrico pode revelar áreas para melhorias que podem ajudar a gerenciar desafios significativos no seu data center, tais como expectativas de disponibilidade crescente, mudanças ou consolidações, maior densidade de potência e de calor, e conformidade regulatória.

Ao avaliar todo o seu inventário de equipamentos elétricos, você pode identificar conexões e componentes defeituosos antes que eles causem uma interrupção nos serviços, bem como pode identificar lacunas na manutenção dos equipamentos. Além disso, podem ser usados serviços de engenharia (como estudos sobre curtos-circuitos e coordenação ou estudos sobre arco elétrico) para melhorar a segurança do local de trabalho e garantir a conformidade com as normas.

Um ambiente de trabalho que esteja em conformidade com todos as normas vigentes não só ajuda a evitar multas e sanções de organismos como a OSHA (Occupational Safety and Health Administration – Administração de Saúde e Segurança Ocupacionais) e a NFPA (National Fire Protection Association – Associação Nacional de Proteção contra Incêndios), mas também minimiza ameaças que podem resultar em custosas avarias de equipamentos e perda de produtividade.

Por fim, as avaliações do sistema elétrico permitem uma análise detalhada que resultam na recomendação de medidas corretivas e em estratégias de mitigação de riscos, ajudando a melhorar a confiabilidade e a disponibilidade de seu data center com um ótimo custo-benefício.

3. Melhorar a Eficiência Térmica

Uma abordagem de atualização do Gerenciamento Térmico pode reduzir os custos com energia elétrica e melhorar a eficiência. Em um data center típico, a refrigeração é responsável por 38 por cento do consumo total de energia. Então, se quiser provocar um impacto na utilização de energia, uma boa estratégia é focar em seu sistema de refrigeração.

Ao identificar e corrigir problemas como pontos quentes e ineficiências no fluxo de ar, você estará dando um passo importante em direção à redução do gasto com energia. A partir daí, poderá implementar tecnologias de velocidade variável e controles inteligentes para melhorar ainda mais a eficiência. Estas tecnologias estão disponíveis como upgrades para o equipamento já utilizado no data center.

Graças às tecnologias de velocidade variável, como ventiladores eletronicamente comutados (EC) e inversores de frequência de velocidade variável (VSD), você pode variar a velocidade dos ventiladores de suas unidades de refrigeração de modo a ajustá-las para a refrigeração demandada pela carga de TI. Quando você reduz a velocidade dos ventiladores, deixa de gastar energia em uma refrigeração excessiva, algo que seu equipamento de TI não necessita. Ao adicionar controles inteligentes, você pode colocar em rede suas unidades de refrigeração, para que trabalhem em conjunto, como um time. Isto elimina situações onde as unidades “brigam” entre si, com uma unidade refrigerando enquanto outra reaquece.

Corrigir as situações que desperdiçam energia, e usar apenas a energia necessária para assegurar a disponibilidade dos sistemas críticos, pode reduzir drasticamente seus custos com energia sem afetar a disponibilidade.

4. Proteger seu Sistema de Alimentação de Emergência

O impacto de uma falha no sistema de alimentação de energia tem um grande alcance se considerarmos os potenciais danos aos dados e aos equipamentos, a interrupção dos serviços, os custos de reparação, os desdobramentos jurídicos e os danos à sua marca e sua reputação. De acordo com um estudo conduzido pelo Ponemon Institute em 2016, o custo médio de uma interrupção de energia em um data center foi maior que 740.000 dólares, com o custo máximo chegando a mais de 2,4 milhões de dólares.

Evitar estes altíssimos custos é uma simples questão de prevenção.

Um programa de manutenção preventiva periódica, realizada por técnicos especializados, é fundamental para garantir a máxima confiabilidade dos equipamentos de um data center, incluindo as baterias, as unidades de UPS (sistemas de alimentação ininterrupta) e a distribuição de alimentação. De fato, segundo um estudo que incluiu a análise de mais de 185 milhões de horas de operação de sistemas UPS, a confiabilidade das unidades, calculada em função do tempo médio entre falhas (MTBF), aumentou na mesma proporção em que aumentaram o número de visitas anuais de manutenção preventiva.

Problemas que estão começando a aparecer nos sistemas podem ser detectados através da manutenção preventiva periódica. Inspeções sistemáticas e suas consequentes análises permitem que estes problemas sejam corrigidos, assegurando que você terá alimentação de emergência quando precisar, e ajudando a evitar as custosas paradas não planejadas.

Tom NationVice-presidente e gerente geral de serviços para sistemas de energia da Vertiv na América do Norte

Fonte: administradores.com.br

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