Por que as PMEs devem adotar ponto eletrônico?

Relógio Analógico Cinza Exibido às 10:36

O avanço tecnológico tem dado cada vez mais soluções diferenciadas para as empresas utilizarem em seus negócios, desde o sistema de segurança até softwares para o desenvolvimento de novas estratégias de mercado.

Pequenas e médias empresas buscam se aprofundar cada vez mais nas inovações. Seja para não ficarem de fora do mercado ou para fazerem uma boa administração, que consiga manter o controle interno da organização, e propiciar um bom ambiente de trabalho.

Uma das alternativas que os empresários têm para manter esse controle interno é o ponto eletrônico, recurso que existe no meio empresarial há bastante tempo, mas que tem se modernizado para trazer maior facilidade e praticidade também para as PMEs.

O controle de fluxo dos funcionários é fundamental para manter a organização do ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, fazer uma boa gestão investindo no processo de profissionalização da empresa.

O ponto eletrônico nas PMEs

PMEs são as pequenas e médias empresas. No setor comercial e de serviços, uma pequena empresa possui de 10 a 49 funcionários, enquanto uma média empresa tem de 50 a 99 pessoas. No setor industrial, há de 20 a 99 funcionários nas pequenas e 100 a 499 nas médias.

De acordo com as normas da CLT, empresas que possuem 20 ou mais funcionários devem fazer o controle de ponto. Dessa forma, o ponto eletrônico foi desenvolvido para que elas possam se beneficiar ao ter um sistema mais eficiente e tecnológico.

Mas afinal, por que PMEs devem adotar ponto eletrônico?

Adotar esse recurso significa uma facilidade maior na administração da folha de pagamento e nos cálculos que devem ser realizados, baseando-se na carga horária cumprida pelos funcionários.

Entre as principais vantagens que esse sistema de monitoramento pode trazer, estão:

  • Um maior controle das horas trabalhadas pelos funcionários, realizando acompanhamentos diários. É um benefício para os setores da empresa que são responsáveis pelo acompanhamento da jornada de trabalho, como o RH;
  • Pontos eletrônicos com diferentes recursos tecnológicos podem ajudar a controlar melhor a possibilidade de fraudes e não atrapalhar os gestores em outras questões administrativas;
  • Alguns desses aparelhos eletrônicos podem imprimir ou guardar comprovantes digitais a cada vez que os funcionários batem o ponto. Isso evita problemas de direitos trabalhistas e dá mais segurança jurídica aos empresários;
  • Possibilidade de computar a carga horária de maneira precisa, de forma a não ter problemas posteriores com os pagamentos dos funcionários, permitindo um melhor aproveitamento do tempo de serviço do setor de RH;
  • Alguns equipamentos permitem aos gestores cadastrar a carga horária de cada funcionário e como será sua jornada de trabalho diária.

Como eles funcionam?

Existem tipos diferentes de pontos eletrônicos que as PMEs podem utlizar, como os mais tradicionais ou os mais modernos. No primeiro caso, ele funciona através da instalação de um relógio que emite um comprovante ao registrar a presença do funcionário. Além disso, ele pode ser tanto por reconhecimento facial ou biometria.

Nos casos mais recentes de registro de horários, existem aqueles equipamentos nos quais não há a impressão de espelhos de ponto nem o contracheque. Entretanto, ele pode ser assinado de forma digital, se tornando uma alternativa mais prática para a empresa.

Portanto, neste último caso, há um diferencial onde os próprios colaboradores ficam a par das informações de sua jornada de trabalho. E em casos de trabalho home office, as empresas também podem realizar esse controle, no qual os funcionários usam o GPS do próprio celular para poder registrar sua presença.

Agora você já sabe porque as PMEs devem adotar ponto eletrônico!

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Fonte: Folha Certa

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