Por que e como promover um sistema de valores em sua empresa

Imagem de homem de negócios sentado a mesa sorrindo

Valores é um dos temas mais importantes e mais negligenciados nas vidas pessoal e profissional de alguém ou de uma organização. Por definição, valores são um conjunto de regras, estados emocionais que governam nossas decisões. Quando elevamos isso ao nível de uma organização, tornam-se parte integrante da cultura de uma organização, parte de sua identidade. Para que fique ainda mais claro, exemplos de valores incluem: integridade, respeito, excelência, inovação, compromisso etc.

Cada empresa possui, ou deveria possuir, um sistema único de valores que representam sua cultura. Isso nem sempre acontece ou nem sempre é respeitado. Mas antes de te falar sobre como criar e promover, em todos níveis de sua organização, o sistema de valores de sua empresa, quero aumentar sua consciência das consequências de negligenciar esse ponto:

1. Falta de lealdade

Pessoas com caráter desenvolvido são atraídas a ambientes que possuem um sistema de valores condizentes e aderentes aos seus. Ou seja, quando os líderes não promovem e respeitam os valores da empresa, as primeiras pessoas que vão embora são os melhores colaboradores.

2. Pessoas erradas

Se uma empresa ou liderança não possui um sistema de valores definido, isso quer dizer que qualquer um serve à sua organização. Na prática, se o valor da integridade for algo importante para você, caso isso não seja explícito e promovido diariamente, a grande chance é que pessoas não íntegras componham seu time. Em outras palavras, o óbvio precisa ser dito.

3. Colaboradores insatisfeitos

Muitas vezes, pessoas não engajadas simplesmente estão assim porque não compartilham dos valores da organização da qual fazem parte, ou seja, não têm aderência à cultura da empresa. É importante que isso fique claro para que os colaboradores que não tenham aderência achem algum lugar adequado e para que a empresa tenha pessoas que estão de acordo com seus princípios.

3. Má reputação

Se as melhores pessoas vão embora, ou nunca se aproximam, e as piores permanecem, é simplesmente natural que a reputação da empresa perante o mercado seja manchada.

4. Baixa lucratividade

Resultados financeiros são simplesmente consequência de processos e estratégias executadas por pessoas. Se uma empresa é composta por pessoas erradas ou insatisfeitas, é de se esperar que os resultados financeiros também não sejam positivos.

Percebeu como as consequências de não promover valores fortes é simplesmente inaceitável em uma organização?

Se você concorda com a afirmação acima, então convido você a ler com atenção estratégias para que você possa criar e promover valores em sua empresa ou time.

1. Tenha clareza

Determine de maneira clara e objetiva quais os poucos e indispensáveis valores que devem ser respeitados a todos custo.

2. Demonstre

Demonstre na prática como os principais valores devem ser vividos – nesse ponto não adianta falar, o líder é simplesmente o maior exemplo.

3. Promova

Dialogue com seu time sobre os valores de maneira recorrente e honesta, tenha certeza de que todos conhecem os princípios da organização.

4. Contrate

Entenda que competências técnicas podem ser facilmente desenvolvidas nos colaboradores, mas valores não são tão fáceis. Contrate caráter e desenvolva competências.

Você já era familiar com essa linha de raciocínio? Consegue enxergar pontos de melhoria em sua empresa ou time? Uma cultura forte e pessoas que aderem e respeitam essa cultura é uma característica em comum de todas organizações e civilizações que prosperaram.

Nesse sentido, convido você a colocar em prática os principais insights e conclusões sobre valores que possam ter surgido ao ler até aqui. Fazer isso fará você não apenas ser um líder mais competente, mas principalmente um ser humano muito melhor.

* Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva.

Fonte: administradores.com.br

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