Regularização de Débitos: como realizar esse processo?

Calculadora Fisco

Não pagar impostos e tributos é prejudicial para a saúde financeira do seu negócio, mas estar em débito com o Governo Federal pode ser ainda mais!

Sabemos que quando atrasamos uma conta ou esquecemos de pagar determinado tributo, é preciso, além do valor fixo, pagar uma série de juros e multas, estes que estão relacionados diretamente com o atraso cometido.

A realidade brasileira infelizmente não é uma das mais positivas, grande parte da população segue endividada, essa dívida tange diversos fatores socioculturais e econômicos.

Segundo o levantamento feito pela PGFN de 2020, a dívida da União já supera osR$ 2,4 trilhões

O que é Débito Ativo?

Quando não realizamos o pagamento de contas, impostos, multas ou taxas para o Governo de maneira correta, o valor torna-se uma dívida ativa, a partir desse momento o CPF ou CNPJ do inadimplente passa a estar no controle do órgão do governo como um devedor.

O procedimento acontece para que seja possível manter o controle de tudo aquilo que o Governo precisa receber, para que desse modo, perante a lei, consiga realizar a cobrança de todo valor ou parte dele.

Quando o seu nome entra nessa espécie de cadastro de devedor, o mesmo poderá ficar negativado dentro dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC, deste modo, não será possível realizar novas compras que necessitem da aprovação de crédito.

Como saber se possuo algum tipo de débito com o Governo?

Para realizar a consulta é muito simples, basta entrar em contato com o Ministério ou Secretaria da Fazenda de sua cidade, ou região, este processo pode ser feito pela internet.

Na maior parte das vezes os órgãos responsáveis entram em contato com o devedor para informar sobre os débitos e logo em seguida solicitam o pagamento do mesmo. Quando isso ocorre, o boleto já vem com o valor final, incluindo juros e multas.

Caso você não receba nenhuma notificação desses órgãos, mas mesmo assim ainda suspeita que esteja com algum débito governamental, entre em contato com uma Equipe de Contabilidade para te auxiliar nesse processo.

Nós da Fazenda Contabilidade, possuímos uma equipe extremamente preparada para lidar com esse tipo de situação, buscamos sempre encontrar os melhores métodos para realizar de maneira segura toda a regularização desses débitos.

Regularização de Débitos: Como fazer?

Agora que já tem o conhecimento de toda a situação e de que não pode ficar com pendência e irregularidades com o Governo, vamos te apresentar algumas maneiras de pagar essa dívida o mais rápido possível.

A partir da notificação recebida você pode:

  1. Pagar a Dívida;
  2. Parcelar a Dívida;
  3. Apresentar um pedido de revisão de Débito;
  4. Verificar com o jurídico alguns pontos que envolvem bem como garantia.

Todo esse processo pode parecer muito confuso e detalhista, onde por muitas vezes ocorre negligência por parte do devedor, pelo simples fato de não saber quais medidas tomar.

É nesse sentido que nós da Fazenda Contabilidade, nos mostramos disponíveis para te auxiliar durante todo esse processo, nossos contadores estão constantemente estudando e ampliando os seus conhecimentos, para que assim seja possível entregar sempre os melhores resultados para nossos clientes.

Realizar o pagamento e a regularização de débitos é o melhor caminho!

Ficou com alguma dúvida?

Clique aqui e fale conosco!

Se você possui qualquer dúvida sobre a regularização de débitos, nós respondemos para você e te inserimos no processo de conhecimento e transparência, para que você esteja, cada vez mais, alinhado ao seu negócio e no caminho de sucesso!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades para. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Fonte: Fazenda Contabilidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário