Como escolher o melhor hub de integração para sua empresa

Imagem de Mediamodifier por Pixabay

Você já ouviu falar em hub de integração? Ele está diretamente ligado com as vendas de e-commerce, proporcionando melhores gestões dos diferentes marketplaces. Por isso, se você realiza vendas on-line, precisa entender o que é, saber utilizar e escolher o melhor hub para seu negócio.

O setor de vendas é bem concorrido e demanda disciplina em suas operações para que o lojista tenha lucros e alcance seus objetivos. Com o uso de um bom hub de integração, fica mais fácil controlar essas demandas de forma mais ágil e segura.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você conheça a ferramenta e como ela pode ser útil no desenvolvimento e na gestão do seu e-commerce. Preparado? Então, continue a leitura até o final!

Entenda o que é um hub de integração

O hub de integração é uma ferramenta muito utilizada na hora de automatizar as operações relacionadas ao e-commerce. Ele faz com que várias contas da loja virtual se conectem aos mais diversos marketplaces, centralizando tudo em um só lugar.

É um meio de gerenciar pedidos e demais operações para quem atua no ramo do e-commerce. Em outras palavras, você não necessitará acessar os diferentes painéis das lojas para fazer sua gestão.

Vale destacar que, quanto maior for a quantidade dos marketplaces em que a loja esteja cadastrada, maiores serão a quantidade de operações realizadas, o que demanda recursos, investimentos e infraestrutura mais elaborada para que as demandas sejam concluídas. E é aí que o hub de integração entra como um forte aliado.

Afinal, para que serve um hub de integração e como ele funciona?

Um hub de integração permite que vários passos das vendas online sejam otimizados, fazendo com que o lojista ganhe mais agilidade e produza mais durante suas atividades diárias. O hub atua unindo os canais de vendas desse vendedor, conquistando um sistema de gestão centralizado em um único lugar.

Essa ferramenta faz com que os marketplaces tenham padrões diferentes de acordo com a adesão das suas plataformas. Antes mesmo de os produtos serem anunciados, o lojista deve inseri-los no hub, preenchendo todos os dados. Assim, tudo será enviado ao marketplace e, consequentemente, ficará disponível para compra.

A partir do momento que os pedidos são feitos, o gerenciamento e a atualização de estoque são feitos pelo hub de integração. É uma operação que demanda menos mão de obra humana, podendo proporcionar mais economia para o e-commerce.

Principais vantagens de um hub de integração

Junto ao hub de integração, é possível identificar inúmeras vantagens, como o gerenciamento de estoque. Mas não para por aí. A seguir, confira as principais vantagens de um hub de integração:

  • anúncios replicados em todos os marketplaces através de poucos cliques;
  • um único estoque;
  • maior gerenciamento dos pedidos;
  • emissão de notas fiscais e etiquetas de uma única vez;
  • cadastro de produtos mais rápido e em todas as contas cadastradas em marketplace;
  • relatórios em tempo real;
  • possibilidade de monitorar toda a operação em tempo real.

Dicas para escolher o melhor hub de integração para seu negócio

Fazer a escolha certa do hub de integração é um enorme desafio, afinal, ela faz muita diferença no seu negócio, pois será capaz de modificar e transformar os processos de vendas.

Alguns passos podem ser úteis e facilitar essa escolha. Comece analisando detalhadamente e entendendo o que irá suprir as necessidades do seu modelo de negócio. Em seguida, fique atento aos seguintes pontos:

  • saber quantos marketplaces você quer estar;
  • analisar quais desses marketplaces o hub tem integração;
  • compreender as principais funcionalidades do hub de integração;
  • verificar todos os métodos para cadastrar os produtos;
  • saber quais as opções de gestão estão disponíveis para seu nicho;
  • aprender como funciona o suporte;
  • ter noção dos relatórios disponibilizados;
  • fazer comparações em relação ao custo-benefício que o hub de integração pode proporcionar ao seu negócio.

Com essas dicas, ficou fácil entender que a decisão demanda planejamento, estudo e conhecimento. Claro, ninguém quer tomar decisões erradas e, para isso, pesquisar o mercado antes de dar início à implementação do hub é um passo essencial.

Vimos os inúmeros benefícios que um hub de integração pode proporcionar para seu negócio, não é mesmo? São muitas as oportunidades de evoluir e melhorar cada vez mais as vendas dos seus produtos ou serviços.

Ademais, essa ferramenta é a grande responsável por se comunicar com os marketplaces. já que ela irá automatizar os processos, proporcionando um melhor atendimento e relacionamento com seus clientes.

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Fonte: Consultoria RR

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