7 Dicas de empreendedorismo

Você está com ótimas ideias e quer empreender, mas não sabe por onde começar? Para quem deseja investir no próprio negócio, dar o primeiro passo é sempre um desafio muito grande. Tanto para quem já trabalha na área há muito tempo quanto para quem vai começar a empresa do zero, é muito importante realizar um bom planejamento financeiro. Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, empresas com até dois anos possuem uma taxa de 58% de sobrevivência. 

Para se manter no mercado, é preciso adotar boas práticas para vencer todos os obstáculos. Quer investir no seu sonho, com segurança? Confira nossas 7 dicas de empreendedorismo que podem mudar o rumo da sua empresa.

1- Segmento de atuação

Acerte na escolha da sua área de atuação. A busca por uma carreira bem-sucedida é um dos motivos que levam uma pessoa a abrir sua própria empresa. Por isso, para realizar seus sonhos é preciso definir o segmento de atuação. A partir da sua escolha, você vai poder conhecer mais detalhadamente como é o ramo no mercado. 

2- Conte a sua ideia para outras pessoas

Você tem receio em compartilhar suas ideias com outras pessoas? Esse é um erro comum de quem está iniciando o seu próprio negócio. O motivo principal é o medo de que possam copiar o seu projeto, porém, apenas você sabe da rede de contatos que possui para o sucesso da sua empresa. Ao dividir os seus pensamentos com outros profissionais, você receberá dicas e conselhos importantes de quem já passou pelo mesmo processo que você. Às vezes, um olhar de fora é fundamental para resolver um problema que antes não havia solução.

3- Conheça seu público-alvo

Para obter sucesso em seu negócio, você precisa conhecer o seu público. É essencial ter definido quais as dores do seu cliente e seus interesses, para que possa atender às suas expectativas. 

4- Faça a análise de seus concorrentes

Conhecer e analisar outras empresas do mesmo segmento é muito importante. Essa é uma forma de ter a visão completa do seu negócio, como comercial, financeiro e marketing.

5- Valide o seu modelo de negócios

Para evitar que sua empresa vá à falência, faça um bom planejamento. Cometer erros faz parte do processo, mas é importante que você aprenda com eles, para que não voltem a se repetir. 

6- Pesquise o mercado

Para aumentar as chances de sucesso, faça uma boa avaliação do mercado, identificando seus concorrentes. Estude o que eles oferecem e avalie os pontos positivos e negativos. Desse modo, você terá a chance de oferecer algo original, traçar uma estratégia para suas metas e se diferenciar dos seus concorrentes.

7- Qualifique-se

Mesmo que você tenha uma formação e seja um bom empresário, é necessário se aperfeiçoar e aprimorar suas técnicas. Investir nos estudos garante que decisões importantes sejam tomadas de forma consciente e inteligente. Esteja sempre preparado e busque especializações de acordo com as suas necessidades.

Fonte: Fazenda Contabilidade

Posts Relacionados