Programa Jornada aborda benefícios e riscos da inteligência artificial

beneficios-e-riscos-da-inteligencia-artificial silhueta azul

Brasil é o país que mais usa a IA na América Latina. A tecnologia já está presente ativamente em 41% das empresas brasileiras

04/12/23 – A inteligência artificial (IA) já é uma realidade em muitas empresas do mundo. Não há dúvidas de que essa tecnologia tem o poder de transformar várias áreas de negócios e desafiar a própria capacidade de adaptação humana, mas até onde ela pode interferir em nossas vidas? Essas e outras questões são debatidas no terceiro episódio da quinta temporada do Jornada.

O programa conversou com o consultor em tecnologia Marcelo Minutti, com o diretor-executivo do Instituto Avançado de Robótica, Rogério Vitalle, e com o professor Fernando Santos Osório, do Instituto de Matemática e Ciências da Computação da USP. Eles analisaram o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho e como as novas ferramentas estão afetando nosso dia a dia, sobretudo a forma como trabalhamos.

Além deles, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre Agra Belmonte destacou qual tem sido o entendimento da Justiça do Trabalho em casos recentes que envolvem a utilização de IA e até que ponto essa tecnologia pode ferir a ética e os princípios morais de uma sociedade.

O Jornada é uma produção da Coordenadoria de Rádio e TV do TST. Exibido por temporadas, os episódios abordam temas relativos ao mercado de trabalho e aos direitos trabalhistas. Os programas podem ser vistos pelo canal oficial do TST, no YouTube, e na grade de programação da TV Justiça.

Serviço – Programa Jornada

Periodicidade: quinzenal, sempre às segundas-feiras.
Horário: 15h
Onde assistir: TST Tube e TV Justiça (segunda-feira, às 7h45, com reprises durante a semana)

Assista aos episódios da 5ª temporada do Jornada e programe-se:

Tema: Racismo estrutural – a porta fechada para o mercado de trabalho

Tema: Trabalho doméstico escravo – da origem aos quartinhos de empregadas

Tema: Profissões do futuro – as ocupações mais valorizadas para os próximos anos – a partir de 18 de dezembro/2023

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

Posts Relacionados

Deixe um comentário