Business Intelligence na contabilidade: Vantagens?

imagem de uma calculadora em cima de alguns documentos
– Tempo de leitura: 5 minutos.

Com o avanço da tecnologia, as empresas precisaram se reinventar para conseguirem se manter ativas no mercado. Justamente para que os empreendimentos pudessem tomar decisões mais assertivas, a estratégia de Business Intelligence, ou BI, foi desenvolvida. É nítido que essa ferramenta é pertinente para todos os tipos de negócios. No entanto, no setor contábil o seu destaque pode ser ainda maior.

Em meio ao grande volume de dados e informações de que a área precisa lidar diariamente, o Business Intelligence – termo que pode ser traduzido para inteligência de negócios – é um grande aliado para facilitar a rotina e atuação dos escritórios de contabilidade.

Mas, afinal de contas, como as estratégias de BI ajudam a impulsionar o setor? É isso que veremos neste artigo. Para saber mais é só continuar a leitura!

O que é Business Intelligence?

Para entender como as estratégias de BI são benéficas para a contabilidade, é preciso entender primeiro como ela funciona.

Na prática, o Business Intelligence é uma espécie de coletor de dados que atua com a utilização de tecnologia. Ele visa transformar esses elementos em informações claras.

Por meio de mecanismos de BI é possível obter relatórios e análises que contribuem para decisões mais assertivas.

Quais são as características do Business Intelligence?

Além de seu viés principal, de coleta de dados, os processos do Business Intelligence também são caracterizados pela organização, compartilhamento, monitoramento e análise dessas informações.

Com essas estratégias, as empresas encontram suporte para gerir seus negócios.

Business Intelligence na contabilidade

Na contabilidade, o Business Intelligence surge para melhorar a tomada de decisão e o lucro dos escritórios. Por meio de estratégias, esse sistema oferece diversas vantagens, que listamos a seguir.

Por meio de softwares de BI, os escritórios contábeis conseguem remanejar os dados do setor para estratégias que contribuirão para a gestão. Baseados em indicadores de desempenho, torna-se mais prático e mais efetivo tomar decisões.

Outro aspecto benéfico das práticas de Business Intelligence na contabilidade é a integração de dados. Ou seja, o compartilhamento de informações entre os profissionais traz uma visão mais ampla sobre a situação do escritório para todos os envolvidos.

Essa indicação de desempenho permite uma visão completa do empreendimento, servindo como um guia.

Por fim, o planejamento da gestão contábil no geral também se torna mais eficaz. Mediante a coleta desses dados, é possível criar estratégias mais concisas para o alcance dos objetivos, com melhores resultados.

Esse planejamento e a noção do que ocorreu no passado ajudam a entender o que se deve esperar no futuro. Além do que deve ser mantido e o que terá que ser mudado para o alcance dos objetivos.

Contabilidade e tecnologia

De acordo com estudo divulgado pela Singapore Management University, uma das maiores tendências para a contabilidade no futuro é justamente o investimento no mercado de software. Segundo a pesquisa, a aplicação deve chegar a cerca de 26,4 bilhões de dólares, até 2026.

Tais dados evidenciam que a tecnologia é e continuará sendo cada vez mais imprescindível para o setor.

Para saber mais sobre o futuro da contabilidade, confira nosso e-book “Contabilidade 4.0”. Com isso em mente, a IDTech Soluti trabalha para oferecer ao setor contábil uma gama de soluções modernas e seguras em Identidade Digital, além de contarmos com condições exclusivas no Programa Contador Parceiro. Para crescer no mercado, entre em contato conosco!

Fonte: Soluti

Posts Relacionados

Deixe um comentário