Construção de cenários o que é, qual a sua função para os negócios?

A construção de cenários empresariais é uma ferramenta métrica para todo planejamento estratégico futuro, porque oferece previsões para os resultados projetados no atual. E assim, permite que parâmetros sejam traçados e possíveis situações sejam visualizadas. Em outras palavras, a construção de cenários identifica fatores que podem se tornar reais a longo prazo por meio de critérios seguros, e dá a empresa a possibilidade de se preparar para tal.

O conceito vem se difundindo cada vez mais entre os principais gestores das maiores marcas do mundo, por isso a sua empresa precisa ficar de olho se quiser se manter forte no mercado competitivo.

Se você quiser saber mais sobre a importância de um bom planejamento estratégico, recomendamos a leitura do artigo “Planejamento estratégico: como e porque implantar”, que pode direcionar as lideranças da sua equipe de profissionais.

Com a construção de cenários no planejamento estratégico, a possibilidade de imaginar um panorama futuro com segurança traz vantagem competitiva certa. Pensando nisso, preparamos este post com todos os detalhes para que a sua empresa comece a colocá-la em ação e se destaque no mercado. Confira!

O que é construção de cenários empresariais?

A construção de cenários pode ser definida como uma importante ferramenta utilizada para desenvolver planejamentos estratégicos futuros com eficiência, já que prevê situações baseadas em projeções reais do seu negócio.

Essa ferramenta estuda os diferentes caminhos que a empresa pode optar por seguir, danos aos gestores a possibilidade de identificar os fatores que mais impulsionam os resultados organizacionais e implementá-las. E desta forma, otimizar ainda mais suas chances de evolução comercial.

O contexto em que a empresa está inserido é analisado a fundo para que os possíveis cenários sejam identificados, trazendo uma visão mais clara do mercado e facilitando a tomada de decisões com dados fundamentados e precisos.

É importante ressaltar que a principal função da construção de cenários no planejamento estratégico não é a tentativa de prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo. Assim, a organização poderá criar planos de contingência, para solucionar esses diferentes contextos.

Como implementar a construção de cenários empresariais?

Para implementar a construção de cenários empresariais é preciso ter em mente que o contexto externo em que a empresa está inserida será avaliado rigorosamente, por isso dados como o plano de negócios, os concorrentes e o planejamento estratégico são obrigatórios e deverão estar atualizados. Confira a seguir algumas dicas para facilitar essa análise.

Pensamento estratégico

Antes de mais nada, é preciso desenvolver a habilidade do senso crítico e estratégico para analisar o contexto com qualidade. Já que será preciso identificar as questões mais relevantes para a construção de cenários empresariais, o que envolve estudar a concorrência, o ambiente, pontos fortes e fracos da empresa, riscos, dentre outros.

Benchmarking

Outra dica é conhecer bem os seus concorrentes, tendo em mente em quais quesitos eles estão a frente e e quais a sua empresa tem vantagem. A realização de benchmarkings é uma medida inteligente, que além de clarear a situação, ainda pode gerar insights interessantes para alavancar a sua produtividade.

Opinião de terceiros

Apesar de parecer arriscado, esta dica pode trazer boas ideias. Quando construímos cenários empresariais para o planejamento estratégico, dificilmente a imparcialidade é uma possibilidade. Por isso, a estratégia aqui é pedir ajuda. Contudo, use o senso crítico, peça a opinião de profissionais que conhecem o seu negócio, estão familiarizados com o tipo de metodologia e que possam efetivamente contribuir.

Uso de ferramentas

A tecnologia trouxe recursos digitais inteligentes que podem facilitar a construção de cenários e ainda otimizar o tempo de execução. Seja para avaliar o cenário interno quanto o externo, o emprego de ferramentas especializadas é uma boa saída. Além de que, as metodologias empregadas pelas maiores marcas do mercado foram testadas e aprovadas.

Quais são os tipos de construção de cenários empresariais?

Basicamente existem três simulações de construção de cenários empresariais. Confira a seguir!

Cenário Base Zero

Nesta simulação, é realizada uma cópia de toda estrutura de orçamento, o que engloba dados como os grupos de produtos, os canais de distribuição,o plano de contas, os métodos de custeio, e assim por diante. Contudo, os valores são zerados para uma nova análise.

É comum que esse tipo de simulação seja usado em reestruturações ou planejamentos novos, do zero, em que os os valores são repensados criticamente.

Cenário Cópia

Este tipo de simulação também conta com uma cópia de toda estrutura orçamentária, mas diferente da anterior, ela mantém seus valores na íntegra.

Geralmente, o cenário cópia é empregado para realizar uma revisão ou comparar um cenários específicos.

Cenário Ajustado

Mais uma vez a cópia da estrutura orçamentária é usada, mas os valores da simulação base são sobrepostos ao da nova simulação. Em outras palavras, com o plano oficial ainda ativo, o planejamento pode ser reestruturado somente para os meses restantes, considerando os valores dos meses que já passaram.

A simulação do cenário ajustado é realizada para conhecer e analisar a visão impactada do orçamento.

Qual a relação entre previsibilidade e alcance dos objetivos do negócio?

A análise de ameaças e oportunidades é um dos quesitos mais importantes de um planejamento estratégico; quanto mais competitivo e instável for o nicho mercadológico, maiores são as necessidades de revisá-los. E aí que entra a construção de cenários empresariais, direcionando suas decisões comerciais com base em previsões estratégicas.

Contudo, é essencial ter ciência de que essa ferramenta não mostra o futuro, apenas dá previsões que podem ou não acontecer já que a situação do mercado, a efetividade da execução operacional da organização, dentre outros também influenciam no cumprimento de tais cenários.

Com a aplicação da construção de cenários, novas estratégias podem ser criadas ou adaptadas para minimizar os riscos e maximizar as oportunidades de sucesso da empresa.

Com as ferramentas de gestão certas, os resultados da sua empresa só tendem a melhorar. E o emprego da construção de cenários empresarial no planejamento estratégico é uma delas; suas análises auxiliarão no direcionamento dos planos de ação que levarão a organização a atingir suas metas com mais agilidade e qualidade.

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Deixe um comentário