Contabilidade digital: o que é e como pode ajudar a sua empresa

As inovações tecnológicas costumam trazer melhorias em todas as áreas, e não é diferente no setor contábil. Hoje em dia, graças aos avanços em tecnologias nos últimos anos,  muitos escritórios puderam avançar para a contabilidade digital.

Atualmente, o mundo empresarial vê um cenário de ressignificação do que é a contabilidade. Graças a esses avanços, o trabalho contábil deixou de ser uma coisa chata, cansativa e que “só atrapalha”, para se tornar uma ferramenta que ajuda a empresa no seu crescimento.

De acordo com um estudo internacional de 2019, por exemplo, 86% dos contadores que usam ferramentas digitais notaram um aumento de produtividade por causa disso.

Agora, considere o cenário brasileiro em que as empresas gastam 2.000 horas por ano lidando com seus encargos tributários. Não vale a pena ganhar mais produtividade nisso?

Se você se interessou pelo assunto, siga a leitura para saber mais sobre a contabilidade digital!

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital é uma integração de ferramentas digitais dentro de uma rotina de trabalhos contábeis para gerar melhores resultados. Em outras palavras, é uma nova maneira de lidar com as demandas tributárias e contábeis de uma empresa utilizando softwares em nuvem específicos para isso.

É importante ter em mente como diferenciar isso do simples uso de programas como o Excel para o trabalho de contabilidade ou o uso da Internet para a entrega desses conteúdos.

A contabilidade digital não é apenas “usar um programa”, mas sim agregar as tecnologias digitais de modo a otimizar o trabalho contábil de um escritório ou empresa.

Não se trata apenas da ferramenta usada, mas sim do conceito tecnológico e da otimização no trabalho. Por isso, a contabilidade digital envolve o uso de conceitos de automação de tarefas, Inteligência Artificial e análise de dados na elaboração de relatórios.

A contabilidade online, por exemplo, é caracterizada apenas pelo uso da Internet como meio de relação entre contador e cliente. Nada garante, portanto, que o trabalho será otimizado com o uso de conceitos digitais inovadores.

Quais as vantagens de contratar?

Existem muitas vantagens em contratar um escritório de contabilidade digital. Veja a seguir uma lista com alguns dos benefícios dessa abordagem!

Ganho de produtividade

O uso de ferramentas digitais, capazes de processar dados em muito menos tempo e até mesmo automatizar algumas tarefas, leva a uma maior produtividade para a área contábil de uma empresa. Por isso, contar com um escritório de contabilidade digital terceirizado significa ter demandas cumpridas em menos tempo e com melhor qualidade.

Mais barata

Um dos benefícios ao contratar um escritório de contabilidade digital para assumir essa função na sua empresa é que os custos são menores. A razão disso é bem simples de compreender: se o trabalho é mais produtivo para o escritório, então é possível atender mais clientes ao mesmo tempo. Como o horário rende mais, dá para cobrar menos e, ainda assim, ter um lucro maior.

Facilidade no acesso às informações

Como os escritórios de contabilidade digital trabalham com softwares em nuvem, normalmente é necessário usar versões digitalizadas dos documentos. Além de mais simples de usar, eles ainda geram uma facilidade maior no acesso às informações. Afinal, é possível acessar um documento digitalizado e armazenado em nuvem de qualquer dispositivo conectado à Internet e a qualquer momento.

Menos erros

Como a contabilidade digital usa alguns programas e softwares para trabalhar com automação e Inteligência Artificial, a quantidade de erros gerados no processo é muito menor. Isso porque os programas são muito mais eficazes em detectar erros, conferir informações e comparar dados de modo a prevenir qualquer situação do tipo. A consequência disso é que, para a empresa, a demanda contábil fica em ordem e sem a necessidade de pagar multas.

Escalabilidade

Um dos benefícios desse ganho de produtividade com a contabilidade digital é que fica mais fácil escalar os negócios da sua empresa. Afinal, um problema comum é um negócio crescer muito rapidamente e o prestador de serviços de contabilidade não ser capaz de absorver esse aumento de demanda. Entretanto, a contabilidade feita via ferramentas digitais permite esse ganho de escalabilidade para que sua empresa não fique limitada às condições dos fornecedores.

Pronto, como pôde ver, a contabilidade digital é um recurso essencial para a sua empresa. Com ela, você poderá reduzir custos, ganhar em produtividade e tornar o seu negócio mais enxuto.

Para usá-la adequadamente, entretanto, é necessário contar com um bom escritório, que tenha anos de experiência e que realmente integre o uso de ferramentas digitais no seu dia a dia, em vez de simplesmente usar a Internet como meio de trabalho.

Quando fizer isso, ficará mais fácil de usufruir todos os benefícios que um escritório digital tem a oferecer para o seu negócio.

E aí, ficou interessado em contar com a contabilidade digital na sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar!

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados