Entenda por que e como fazer um levantamento fiscal e tributário


Você já fez um levantamento fiscal em sua organização? Se ainda não, é hora de saber os benefícios dessa prática. Vários gestores de sucesso já aplicam essa apuração e recuperam oportunidades de negócio.

Ainda mais inteligente é transferir todo o levantamento para um software especializado e garantir eficácia em todo o serviço. Pensando em você, preparamos um artigo focado e objetivo com as principais informações sobre essa aplicação.

Aprimore sua gestão fiscal e tributária e otimize seus resultados. Entenda, neste artigo, o que é, como fazer e implementar o software adequado para executar esse levantamento. Confira!

O que é levantamento fiscal e tributário?

Um levantamento fiscal representa uma análise atual da carga tributária com o objetivo de projetar reduções e otimizar resultados. Entre os estudos e as análises mais importantes, destacam-se a identificação do regime adequado de tributação e a previsão de um novo enquadramento em um próximo exercício. Uma revisão completa deve envolver, em uma análise dos últimos cinco anos, principalmente:

Em todos os cenários, o ideal da gestão fiscal é que ela esteja alinhada corretamente com a tributação, evitando taxas desnecessárias, duplicadas ou superfaturadas. Por isso, o levantamento é importante para identificar e definir a tributação correta incidente sobre um produto ou serviço comercializado.

Também se destacam como objetivos: um estabelecimento mais preciso de valor de mercado e uma compreensão mais exata do fluxo de caixa. Além disso, a revisão fiscal pode auxiliar em processos de fusão e aquisição, apontando a viabilidade de contratos e fornecendo respostas mais confiáveis sobre riscos de novos negócios.

Por fim, destacamos que esse diagnóstico fiscal é muito útil para manter a orientação tributária da organização. Os impactos de uma prática como essa são sentidos em curto prazo, e o levantamento correto oferece mais segurança para as perspectivas da organização.

Como realizar um levantamento fiscal e tributário?

Um especialista ou consultor analisa se as práticas estão sendo compatíveis com a legislação fiscal e levanta informações sobre a situação tributária e o pagamento de todos os impostos.

A partir disso, é possível verificar se há possibilidade de recuperação de créditos e se uma revisão pode propiciar novas oportunidades de negócios. Também é provável que aconteça uma recuperação retroativa de créditos.

Recomenda-se a prática de levantamento fiscal com uma frequência anual. Dessa forma, a organização estará sempre garantindo um planejamento tributário adequado. Repita sempre as análises e verifique se são necessárias novas adaptações ou se as premissas anteriores continuam adequadas ao alinhamento estratégico do negócio.

Na esfera administrativa, o gestor deve, primeiramente, contar com um profissional capacitado e especializado para essa prática. O próprio contador da empresa ou uma equipe externa de auditoria cumprem essa função da forma mais correta. Nesse aspecto, são verificados a possibilidade de recuperação de créditos e se o acompanhamento das normas foi realizado corretamente.

O conjunto de todas essas práticas traz uma série de benefícios para a gestão. Um levantamento fiscal adequado contribui para recuperar créditos tributários, preservar a saúde do caixa e eliminar desperdícios.

Além disso, é possível usar incentivos ou benefícios fiscais, identificar necessidades de treinamento interno, alcançar maior eficiência operacional e melhorar como um todo a reputação da organização.

Como recuperar benefícios fiscais pelo levantamento?

Por meio da realização do levantamento fiscal, é possível identificar os tributos pagos e resgatar oportunidades, como a recuperação de benefícios fiscais ou recursos que não foram utilizados. Nesse último caso, é permitido executar pedido de restituição.

À organização é dado o direito de preitear restituição ou ressarcimento de valores que foram pagos indevidamente. A entidade pública, municipal, estadual ou federal estabelece um procedimento que apura a veracidade e executa compensação direta do crédito por meio de débitos a vencer.

O procedimento envolve uma série de atividades e análises que apuram dados relevantes inerentes à tributação da organização. Algumas das principais ações de constatação consideram:

  • recálculo de tributos;
  • retificação de declarações e obrigações acessórias vinculadas ao tributo;
  • preenchimento de formulários específicos;
  • elaboração de declarações criadas para formalizar o pedido de restituição ou declaração de compensação.

Qual software de gestão é apropriado para esse serviço?

Um software especializado que faz esse tipo de serviço pode otimizar o levantamento tributário e fiscal. A solução desenvolvida pela Sieg pode oferecer uma série de benefícios à sua organização.

Quando falamos em análise de um grande volume de dados, composto em cinco anos de exercício, a condução manual do processo pode atrasar o diagnóstico ou mesmo comprometer muito a confiabilidade dos relatórios finais.

Além do grande volume, também falamos em complexidade de informações, cruzamento adequado e consultas mais aprofundadas. Toda essa operacionalidade é otimizada quando executada por uma equipe especializada e sob a aplicação de um software apropriado.

Ao implementar uma solução como essa, a organização não só terá uma série de vantagens para a saúde fiscal, mas também contará com diferenciais de desempenho que só a solução criada pela Sieg pode oferecer. Acompanhe alguns dos principais serviços que destacam nosso software:

  • baixa sem manifestar;
  • captura automática das entradas e saídas;
  • relatórios customizados para auditoria interna;
  • organização automática por CNPJ / mês / ano;
  • captura as NF-ES de serviço;
  • armazenamento automático nas nuvens dos documentos fiscais de seus clientes por mais de cinco anos;
  • instalação do sistema NF-E Sieg gratuita em todos os seus clientes;
  • fidelização dos seus clientes, por você oferecer um sistema robusto e automático;
  • suporte técnico para você e seus clientes;
  • processamento de extensos volumes de informações sem incomodar o usuário.

Por meio desse conjunto de ações da solução, é possível obter vantagens, como a melhor organização e gerência de documentos fiscais, a otimização e automação de processos do departamento fiscal, a eliminação de erros de processos, a diminuição de custos e, ainda, a maior segurança para cumprir as obrigações fiscais e reduzir chances de multas.

E então, gostou da aplicação? Neste artigo, foi possível aprender o que é, como implementar e como escolher um software adequado para executar levantamentos tributários e fiscais. Leve esse conhecimento para sua organização e otimize ainda mais seus resultados.

O tempo e a verba estão curtos? Não deixe de entrar em contato conosco para apresentarmos nossas soluções em levantamento fiscal!

Fonte: administradores.com.br


Deixe uma resposta