ERP em nuvem: conheça as vantagens e saiba como escolher


ERP em nuvem

Softwares de gestão são extremamente importantes em uma empresa. Eles concentram praticamente todos os processos internos, razão pela qual muitos empresários recorrem a grandes marcas sem sequer dimensionarem suas necessidades. Um ERP na nuvem pode ser a solução para quem busca eficiência.

Se antes um ERP era um bloco indivisível que o empresário contratava e sequer usava por completo, hoje existem soluções flexíveis, dinâmicas e escaláveis que sequer requerem instalação em computadores da empresa.

Neste artigo, vamos explicar as vantagens de um ERP na nuvem e como optar pela melhor solução. Continue a leitura.

O que é um ERP na nuvem

O mercado de softwares de gestão no Brasil tem crescido de forma consistente. Estima-se que, em 2017, 44% das empresas nacionais fizeram algum tipo de investimento em ERP — seja em aquisição, upgrade ou contratação de novos módulos.

Mas a demanda não é simplesmente por um programa integrador de processos e gerador de notas fiscais, mas por soluções adequadas ao tamanho e às necessidades do negócio.

O investimento em um software instalado localmente requer gastos recorrentes em segurança e armazenamento físico. Em empresas de maior porte, pode ser necessário ter servidores próprios, que consomem energia tanto para o seu funcionamento quanto para o resfriamento.

A solução para quem não quer sofrer com o inconveniente de custear o armazenamento local dos dados é o ERP na nuvem. Trata-se de uma aplicação do cloud computing voltada para a gestão empresarial.

Ou seja, em vez de acessar o software e os dados localmente, você e seus funcionários acessam um servidor remoto, de modo que o ERP em si é um serviço, e não um produto.

Por que adotar um ERP na nuvem

O volume de dados gerados diariamente pode tornar inviável o gerenciamento de tudo localmente. Se a área de TI consumir uma grande parte dos recursos apenas para manter o funcionamento dos servidores, sobra menos para investir em inovação e desenvolvimento.

Conheça abaixo as principais vantagens em adotar um ERP na nuvem.

Redefinição dos custos de acordo com a necessidade

Vários fatores influenciam o valor de um software de gestão, como o número de pessoas que deverão acessá-lo, o volume de dados a ser armazenado, as funcionalidades disponíveis, dentre outros.

Se sua empresa conta com um quadro reduzido de funcionários e precisa de um ERP para, digamos, gerar notas fiscais e controlar o estoque, não há necessidade de ter uma solução extremamente robusta. Seria como alugar um prédio comercial inteiro e usar apenas algumas salas.

O ERP na nuvem garante planos que se ajustem exatamente ao que o empresário precisa naquele momento. E não precisa se preocupar com o crescimento: uma das características mais interessantes do modelo é a escalabilidade e customização. Em alguns cliques, é possível ajustar o espaço em disco e outras características.

Disponibilidade dos sistemas

Apesar de o termo “nuvem” despertar uma certa insegurança, saiba que esse modelo é mais confiável e seguro para manter um ERP na nuvem. Em um servidor local, a empresa precisa se preocupar não só com a segurança digital, mas com problemas físicos, imperícia e a possibilidades de desastres naturais.

Em uma solução remota, a segurança é dever do provedor do serviço. Como se trata do core business do fornecedor, ele saberá melhor do que você como cuidar dos dados e manter o sistema sempre disponível, evitando quebras operacionais e falhas críticas.

Um ERP na nuvem também conta com um backup automático, o que garante que, se houver problemas com o fornecedor, seus dados são mantidos a salvo.

Suporte constante e especializado

Bons provedores de software ERP na nuvem costumam deixar equipes de prontidão para atender aos seus clientes em qualquer horário. Assim, você poupa gastos com uma equipe de TI e tem acesso aos melhores profissionais do mercado.

Flexibilidade

Soluções na nuvem podem se ajustar tanto a micro e pequenas empresas quanto a grandes organizações que geram um volume imenso de dados todos os dias. Ou seja, você só precisa contratar exatamente o que vai utilizar de acordo com o fluxo de trabalho da sua equipe atual.

Para contratar um bom fornecedor de ERP na nuvem, o empresário deve considerar a qualidade dos serviços e os planos oferecidos, além do suporte e da possibilidade de customização. Assim, você pode se preocupar apenas em gerenciar sua empresa e oferecer o melhor produto aos seus clientes enquanto a tecnologia fica a cargo dos especialistas.

Se você está procurando uma solução de ERP na nuvem, conheça o BrERP Experience, serviço pioneiro da devCoffee para empresas de todos os portes.

Fonte: administradores.com.br


Deixe uma resposta