Gestão financeira em tempos de crise: entenda a importância

O país convive com os ecos de uma crise financeira há algum tempo: atualmente, a crise global provocada pelo vírus Covid-19 agravou ainda mais os temores para o futuro econômico de pessoas e empresas.Daí, a fundamental importância em aplicar a gestão financeira.

Por meio dela, sua empresa adquire maior controle dos recebimentos e custos, facilitando o processo de equilíbrio das contas ao final de cada mês. E mais: permite a análise estratégica sobre os momentos certos para investir ou segurar o dinheiro para fazê-lo render e, assim, evitar prejuízos.

Como a gestão financeira é um instrumento elementar para o seu negócio, é fundamental ficar por dentro do quanto esse tipo de estratégia pode ser funcional — tanto em uma crise financeira quanto em dias de calmaria. Para tanto, vamos tratar de algumas estratégias para ter sucesso nessa empreitada, como:

  • analise o cenário;
  • avalie os recursos da empresa;
  • corte gastos;
  • estude novas maneiras de aumentar o faturamento;
  • reavalie os procedimentos internos;
  • renegocie suas dívidas;
  • seja transparente com os funcionários;
  • não confie em uma só estratégia;
  • atenção total ao fluxo de caixa.

Boa leitura!

Qual é a importância da gestão financeira?

Não importa se estamos diante de uma crise financeira, recuperando-nos dela ou se está prevista no horizonte: a gestão financeira deve ser um instrumento continuamente utilizado pela sua organização.

Especialmente, em um país cujas pequenas empresas respondem a 96% dos pedidos de falência. Com a falta de planejamento, dificuldades em aplicar a disciplina financeira e a própria crise instalada no Brasil, os empreendedores devem desenvolver novas formas de lidar com a sobrevivência de suas empresas.

Por isso, a gestão financeira tem tanta relevância no meio corporativo.

Por que implementá-la?

Qualquer princípio de administração prevê uma tomada de decisão integrada, em que uma estratégia não prejudique outras áreas e objetivos da empresa, e que tampouco impacte negativamente a sua saúde financeira. Por exemplo: não adianta contratar vinte novos funcionários, se a empresa não suporta ainda esse crescimento e nem dispõe de recursos para acomodar essas dezenas de recém-contratados.

Em tempos de crise financeira, inclusive, o desenvolvimento sem os devidos cuidados pode causar o efeito contrário: com menos renda, qualquer investimento indevido pode causar um desastre grande nas contas.

Assim, a gestão financeira deve ser aplicada para contribuir com mais poder analítico nessas decisões. Sem falar em outras características que deveriam estimular qualquer gestor a implementá-la, como:

  • organização financeira para lidar com as entradas e saídas de recursos;
  • compreendimento dos principais objetivos da organização, e aprendendo a alcançá-los sem riscos;
  • noções básicas de capacidade de organização para honrar seus compromissos financeiros, em primeiro lugar.

Se temos uma crise financeira à frente, então, esses princípios de gestão podem ser cruciais para a manutenção e, até mesmo, o crescimento gradual da empresa.

Como lidar com um cenário de crise financeira?

Para ter uma boa gestão financeira, diante de um cenário adverso econômico, todas as equipes devem se unir em prol de um objetivo em comum: o cuidado com as finanças e o uso estratégico dos recursos.

E isso pode se resumir em algumas ações elementares, conforme veremos a seguir!

Analise o cenário

Por ser um problema externo que impacta diretamente a empresa, sua gestão financeira deve começar por meio da avaliação dessa situação: como a crise financeira pode impactar as despesas em curto, médio e longo prazo?

Faça projeções e analise quais alternativas e ações devem ser tomadas diante de cada uma dessas possibilidades.

Avalie os recursos da empresa

Primeiramente, calcule quais são os custos (fixos e variáveis) da organização, para saber exatamente o quanto é necessário para mantê-la funcional. Por mais que o crescimento seja menor, nesse período, é importante ter um norteamento sobre quais valores os funcionários devem atingir para garantir que o mês termine “nivelado” financeiramente, ao menos.

Corte gastos

A gestão financeira pode servir, também, como uma ferramenta de monitoramento. Descubra quais despesas são supérfluas ou, ainda, quais processos têm rendido prejuízos para a organização. Estancar esses problemas, muitas vezes, já é uma alternativa para obter mais renda em curto prazo.

Estude novas maneiras de aumentar o faturamento

Se o faturamento cai drasticamente, em tempos de crise financeira, oriente-se por meios que ajudem a melhorar os índices. Alguns exemplos:

  • promoção de produtos/serviços parados há mais tempo no estoque;
  • serviços diferenciados que a concorrência não pratique (como entregas mais rápidas);
  • oferecendo mais vantagens para o consumidor de formas de pagamento;
  • estratégias acessíveis de divulgação, como o marketing digital.

Lembre-se de alinhar essas ideias de acordo com os objetivos e necessidades da empresa, para que o orçamento não seja ultrapassado em nenhum momento.

Reavalie os procedimentos internos

Que tal mapear toda a sua empresa? Avalie quais etapas do fluxo — ou mesmo áreas inteiras — podem ser integradas a outros processos e, com isso, reduzir o tempo de trabalho, a folha de pagamento e até mesmo promova mais qualidade ao processo como um todo.

Renegocie suas dívidas

Sua gestão financeira também pode contemplar um trabalho estratégico para dar “fôlego” ao fluxo de caixa da empresa. Para isso, avalie a possibilidade de renegociar os prazos e valores das dívidas corporativas.

Assim, você consegue arcar com os custos e retém parte da renda internamente, para eventuais emergências, enquanto organiza-se dentro desse contexto de crise financeira.

Seja transparente com os funcionários

Na crise, mais do que nunca, a gestão deve saber transmitir a realidade para os colaboradores. Afinal de contas, todos estão no mesmo barco.

Dessa maneira, vale a pena explorar os benefícios em reter os gastos, algumas medidas práticas para que a empresa não termine o mês no vermelho e, também, quais são as principais armadilhas financeiras que podem acometê-los no dia a dia.

Inclusive, para ajudar, existem maneiras tecnológicas de garantir mais controle das finanças. Fizemos um post que dá sugestões de algumas ferramentas de gestão financeira que ajudam a melhorar os resultados da empresa! Dê uma olhadinha, após finalizar este artigo!

Não confie em uma só estratégia

Anteriormente, havíamos mencionado a importância em ter projeções para diferentes cenários, e é aqui que elas fazem a diferença. Ao confiar em um só plano de ação, eventuais mudanças no cenário econômico da crise financeira pode colocar tudo a perder.

Por isso, construa um planejamento estratégico para antever as situações adversas e, assim, o tempo de resposta de sua equipe vai ser menor, mais assertivo e com menos impactos negativos.

Atenção total ao fluxo de caixa

Toda gestão financeira também confere cuidados múltiplos ao fluxo de caixa da empresa — as saídas e recebimentos. É importante ter uma previsão completa disso para que não ocorra um desequilíbrio nas finanças enquanto a crise não se resolve por completo.

Com essas dicas, fica mais fácil garantir camadas de proteção à empresa, mesmo diante de uma crise financeira. Para tanto, o foco deve consistir em prevenir-se contra a baixa nas vendas, e na manutenção do negócio para que ele permaneça próspero quando os tempos incertos chegarem ao fim.

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados