Otimização de sites: o que é e por que investir?

Nos últimos anos a internet vem ganhando ainda mais relevância perante nossas vidas, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. A otimização de sites é uma das grandes provas disso, como algo que exige a atenção dos empresários.

De fato, se no começo ainda existia quem não houvesse aderido à esfera digital, ou mesmo pessoas que desconfiavam dela e tinham medo de comprar algo por ali, hoje ela já se disseminou entre todos os perfis e idades de pessoas.

Basicamente, mesmo quem nunca ouviu falar no termo “otimização”, acaba tendo contato de um modo ou de outro com esse universo. Afinal, querendo ou não seus usuários sempre caem nos grandes motores de busca. Como o Google, que é o maior deles.

Para entender melhor isso, basta abri-lo agora mesmo e pesquisar por algo como buffet para aniversário de 30 anos. Em poucos segundos vão aparecer dezenas ou mesmo centenas de resultados perto da sua localidade.

Isso porque a plataforma tem um sistema automático de geolocalização, que identifica sua localidade justamente para poder apresentar resultados customizados. Ou seja, resultados que façam mais sentido, especialmente quando se trata de uma busca comercial.

Quer dizer, quando se trata de uma pessoa que está procurando um produto ou um serviço. Naturalmente, essas buscas são bem diferentes daquelas em que um aluno investiga um tema para o seu trabalho de escola ou de faculdade.

No segundo caso, pode até vir um website com informações de qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Já no primeiro caso, não faria sentido, assim como não faz sentido apresentar padarias de outro estado caso um paulista ou carioca queira comprar pães.

Isso tudo é só um exemplo rápido sobre como os motores de busca estão presentes em nossa rotina. E como eles impactam cada vez mais nossa experiência de compra, mesmo que nós não estejamos 100% conscientes de como isso se dá.

Agora, existe um outro aspecto fundamental sobre o fenômeno das buscas que fazemos nessas plataformas. Isto é, sobre quando pesquisamos por algo como buffet, padarias ou mesmo sobre algo como manutenção de telhado de galpão.

Trata-se, justamente, da otimização de sites, que é o tema na qual vamos tratar aqui de maneira mais detida. Há vários assuntos e subtemas importantes nesse universo de buscadores, mas esse é indispensável para empresários e gestores.

No fundo, a importância dos portais de busca cresceu tanto que fazer com que seu site apareça por lá já não é algo espontâneo ou sem querer. Na verdade, existe uma série de estratégias que podem contribuir para isso de modo mais sólido.

É preciso dominar os parâmetros e algoritmos que o próprio motor de busca criou como critério de recorte. Ou seja, alguns sites vão ficar melhor posicionados, quanto mais atenderem essa programação pré-determinada.

Também é preciso entender que o ranqueamento de sites segue critérios muito objetivos, de maneira que não adianta ignorá-los. Até porque, a maioria das pessoas que utilizam diariamente um buscador, não costumam ir além da primeira página.

Inclusive, se você vende algo como uniforme administrativo feminino, o melhor é que você domine o topo da primeira página. Pois ficar abaixo nela, ou mesmo cair para a segunda página, é certeza de perder visibilidade e acessos.

Esses acessos são o que no meio digital se chama tráfego, ou seja, a quantidade de pessoas que vão acessar ou frequentar o seu site. Naturalmente, esse número está diretamente ligado ao número de cotações e vendas que você terá.

Agora começa a ficar ainda mais claro como na internet há regras. E como tudo isso se conecta de modo direto com os resultados mais práticos de uma empresa, influenciando em seu sucesso comercial e portanto no seu futuro como firma.

Daí que seja tão importante contextualizar o que é a otimização de sites, aprofundando o tema para deixar claro como tudo isso funciona. Além de fazer isso, aqui também vamos destacar os motivos que você tem para investir nessa frente indispensável.

O tema se tornou tão profundo em termos comerciais e de experiência de compra, que as vantagens de dominar o motor de busca já nem são apenas comerciais ou de marketing, mas também de branding, que é algo mais profundo.

Desta maneira, se um negócio de cobertura para piscina aquecida consegue se posicionar melhor do que a concorrência, ele está agregando valor à própria marca. No longo prazo, isso valoriza a firma e ajuda a firmá-la no seu segmento.

Portanto, se o seu maior interesse agora é justamente o de compreender o que é e como a otimização se relaciona com tudo isso, de quebra aprendendo por que motivo e como investir nela, então basta seguir adiante até o fim da leitura.

O que é a otimização?

Há uma sigla que é a mais utilizada e mais importante no universo digital dos grandes motores de busca. O SEO (Search Engine Optimization), que remete justamente à Otimização de Páginas para Motores de Busca.

Ao falar em “páginas”, ela faz lembrar que é preciso posicionar uma por uma, conforme os temas vão variando. Ou seja, é aquilo que dissemos sobre estar no topo da primeira página, o que na prática consiste em ficar entre os primeiros 5 resultados.

Assim, quando você busca por CNH especial hérnia de disco, é mais provável você ir até esse resultado, que é mais ou menos o meio da página. Mesmo que você vá até o fim, se não encontrar o que quer, geralmente você vai voltar ao topo e refazer a busca.

Ou seja, em vez de explorar as páginas dois, três e seguintes, você muda a palavra-chave. Também por isso, adiante veremos que um dos pontos básicos de qualquer otimização de sites é precisamente uma boa gestão da palavra-chave utilizada.

Por enquanto, o mais importante é deixar claro que a otimização nada mais é do que esse esforço de dialogar com o buscador. É como se o seu site fosse um parceiro do Google e dos demais mecanismos, como Bing, Yahoo e Ask Brasil.

Pode ter certeza de que no fundo eles não implementam esses parâmetros por outro motivo senão o de garantir uma boa experiência para os usuários da plataforma. Só o que eles querem é que as pessoas utilizem cada vez mais o site deles.

Daí o que falamos sobre parceria, pois se você aderir os algoritmos com esse espírito de parceria, e entendendo que seu site precisa oferecer uma boa experiência de navegação, então com certeza sua empresa vai se destacar nesse meio.

Entenda o funcionamento do SEO

Embora a otimização tenha um aspecto de programação de sites, hoje ela já é mais acessível a qualquer um que use uma plataforma simples de criação ou publicação de conteúdos.

Aliás, além de serem bem intuitivas, algumas delas são gratuitas e permitem que sua empresa comece a criar conteúdos com poucos cliques. Assim, em poucos dias suas páginas já começam a ser posicionadas e trazer resultados.

A importância das keywords

Como vimos, é fundamental que suas palavras-chave sejam bem inseridas no conteúdo. Basicamente, se o tema principal é limpeza de motor a vapor, você precisa garantir que ele apareça de modo estratégico.

Assim, essa keyword pode e precisa ser inserida assim:

  • No título da página;
  • No primeiro parágrafo;
  • Na meta-description;
  • No título das fotos.

Enfim, são pontos de estratégia que vão ajudar a comunicar o Google do que se trata aquele conteúdo. Ajudando também a pessoa interessada a encontrá-lo.

O papel da gestão de links

Outro exemplo de otimização que não pode faltar é o dos links internos e externos. São eles que vão mostrar se o seu conteúdo é mesmo bom e completo.

Então, ao escrever sobre curso de teclado avançado, vá colocando links para outras páginas em que você explica melhor os conceitos.

Além disso, se você conseguir que outros sites de peso façam link para o seu, será melhor ainda. Como vimos lá em cima, isso vai melhorar a experiência do usuário do Google, portanto ele vai preferir indicar o seu site em vez de outro.

Motivos para investir

Até aqui vimos diversos motivos para investir em SEO, mas podemos destacar os principais. Lembrando que na internet tudo muda tão rápido, que é preciso ficar atento a essas demandas. Assim, os principais motivos são os seguintes:

  • Sua concorrência já faz isso;
  • Seu cliente já faz buscas ali;
  • Os buscadores rodam nos celulares;
  • As novas gerações não saem dali;
  • Seu tráfego vai aumentar muito;
  • Você vai captar mais leads e clientes;
  • Você vai fortalecer sua marca.

Enfim, a pergunta seria qual motivo alguém que lida com fachada para restaurante

teria para não investir na otimização de sites.

Lembrando ainda que há anúncios que você pode fazer para aparecer com destaque nos buscadores, mas a otimização é orgânica e gratuita.

Considerações finais

Com isso, conseguimos contextualizar o que é otimização de sites, aprofundando o tema e mostrando como tudo isso funciona.

Por fim, destacamos dicas práticas de como implementar a estratégia e, claro, os motivos para investir nela. O que pode ir desde a geração de resultados até a economia no seu orçamento geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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