PABX VIRTUAL – VOZ SOBRE IP

PABX, sigla de Private Automatic Branch Exchange, cuja tradução seria troca automática de ramais privados, equipamento que controla as linhas telefônicas, ligações feitas e recebidas, gerencia ramais, fila de espera, também pode ser integrado a softwares de gravação das ligações, bilhetagem e fila de espera, muito utilizado nos escritórios, empresas e principalmente Call Center.

Conhecemos o PABX como um equipamento físico onde são instalados o cabeamento interno de telefonia e as linha contratadas das operadoras de telefonia, acontece que, com o decorrer do tempo as tecnologias mudaram e hoje, como tudo na informática, equipamentos de telefonia também se modernizaram e diminuíram de tamanho.

As grandes caixas do PABX agora cabem em um servidor quase do tamanho do seu desktop, isso caso haja um servidor físico, pois a tecnologia de PABX virtual funciona em ambiente de nuvem também, ou seja, os servidores ficam hospedado em uma área de TI da empresa ou em um provedor hospedado em algum Datacenter, seja no Brasil ou em outros países.

O PABX virtual é um software que está integrado com a telefonia pública, os números de telefones são obtidos através de provedores de serviços Voip, com licenças SCM (Serviço de Comunicação Multimídia)e SCTF (Serviço Telefônico Fixo Comutado) com autorização da Anatel (agência nacional de telecomunicações). Eu poderia me estender bastante falando em integração Voip mas não é essa a intenção do artigo, para o assunto não ficar muito técnico, vamos a parte que interessa, qual o benefício de ser ter um PABX Virtual contratado?

Existem diversos serviços de PABX virtual, o custo dele pode variar, mais um número virtual com vários ramais pode custar R$ 29,00 por mês. Com esse plano é possível criar ramais para serem utilizados por Softphone (Sistema que permite atender e discar através do computador, tablet ou smartphone), telefones IP (Aparelhos que são conectados a rede de computadores), são configurados para conectar-se no servidor de PABX virtual para receber e fazer ligações.

O grande benefício do serviço, além da eliminação do custo de instalação e manutenção de um PABX e cabeamento é a versatilidade no uso, com um serviço de telefonia virtual configurado não há mais limites físicos, sendo possível atender um ramal em qualquer local que tenha Internet, também as funcionalidades multimídia são interessantes, por exemplo, caso alguém deixe uma mensagem no correio de voz você receberá um e-mail com a gravação.

A gestão de ligações são feitas pelo software de gerenciamento do provedor, nesse software é possível gerar relatórios de ligações recebidas e feitas, tempo de ligação, valor gasto, entre outros, também é possível com certa facilidade criar ramais virtuais, cadastrar usuários e configurar atendedores automáticos que direciona as ligações conforme setor ou assunto desejado pelo cliente.

Todas essas facilidades do PABX virtual tinham limitações devido a péssima Internet que tínhamos no Brasil, mas nos últimos anos essa limitação não está sendo mais uma barreira, vem melhorando muito graças as regras impostas pelo Governo aos provedores, novas tecnologias que surgem e redução de custo dos equipamentos.

Aqui coloco alguns termos e sua definição, assim fica mais fácil entender o Voip.

Voz sobre IP(VOIP)Tecnologia que permite digitalizar a voz e transporta-la pelos protocolos de comunicação aceitos pelo protocolo IP(Internet Protocol), que é o mesmo utilizado para navegarmos na Internet.

Softphone– Software utilizado para comunicação da telefonia IP, com ele é possível receber e fazer ligações Voip pelo computador utilizando o microfone e caixas de som do computador ou um Headset.

Aparelho IP– Aparelho de telefone com conexão a rede de computadores que pode ser configurado para conexão com um PABX virtual.

SIP– A sigla SIP (Session Initiation Protocol) pode ser traduzida como um “Protocolo de iniciação de Sessão” opensource ou código aberto (livre para uso e modificação) sem propriedade e direito de uso. Utilizado para voz por IP.

Voip faz parte das facilidades herdadas pelo avanço da Internet, com ela a telefonia fica mais versátil e as barreiras impostas por cabos e equipamentos físicos como PABX e aparelhos telefônicos comuns são definitivamente eliminadas, um ramal pode ser atendido na empresa, no computador de casa, no tablet ou no smartphone. Vale a penas conhecer melhor essa tecnologia e pensar em investir nela, com certeza as empresas terão excelentes benefícios em produtividade e não perderão oportunidades antes engessadas pela telefonia convencional. É isso ai, até o próximo artigo!