Por que os brasileiros procuram novos empregos? Saiba aqui

Foto de MART PRODUCTION no Pexels

A busca por novos empregos vem se tornando mais frequente e pode ser comprovada mediante pesquisa da Catho, na qual 93% das pessoas disseram desejar mudar de emprego em 2019.

Os cinco mil entrevistados se dividiram entre fatores como: não se sentir confortável no local de trabalho, desejo por mudança de área, novas experiências profissionais, e outros.

Em outra pesquisa da PageGroup, nota-se que esse desejo de mudar de emprego também é uma realidade entre os executivos e não somente dos profissionais iniciantes.

Mas o que realmente tem levado essas pessoas a mudar os rumos de sua carreira profissional? Saiba aqui por que os brasileiros procuram novos empregos!

O crescimento na busca por novos empregos

A mudança de emprego faz parte do novo comportamento das pessoas deste tempo. Tanto os profissionais mais jovens, quanto os mais maduros em sua jornada de carreira vêm apresentando o desejo de encontrar um novo emprego.

Os motivos para tal decisão pode ser identificado em algumas pesquisas recentes sobre o assunto e, vale considerar que, não se trata apenas de melhores salários.

Uma pesquisa da PageGroup feita com 800 profissionais, entre executivos e colaboradores de apoio e suporte, mostrou que ambos os perfis de funcionários desejam ingressar em novos empregos nos próximos dois anos.

92% dos executivos com mais de 10 anos de carreira e 94% dos colaboradores nos mais diversos setores do mercado já começam a planejar um novo caminho profissional.

Ao analisar os motivos que levam estes profissionais a cultivar esse desejo de mudança, nota-se que eles são bastante similares, havendo uma distinção apenas na forma como essa transição é feita.

No entanto, os profissionais mais experientes e com famílias já estruturadas tendem a agir com maior cautela na hora de efetivar a mudança de emprego, pensando na segurança e bem-estar dos seus familiares.

Conheça agora quais são os 8 principais motivos para que os brasileiros procurem novos empregos!

1. Falta de oportunidade para um plano de carreira

É bastante natural ingressar numa empresa com o desejo de encontrar oportunidade de crescer ali dentro. No entanto, algumas corporações não oferecem essa chance aos seus colaboradores. Eles acabam se desmotivando diante do trabalho e se veem no desejo de buscar novas oportunidades fora.

2. Desejar trabalhar em uma empresa maior

Ainda nessa linha de crescimento, a busca por trabalhar em empresas maiores sugere melhores condições de trabalho, além de maior reconhecimento da experiência profissional.

3. Salário atual não corresponde ao mercado

Um dos motivos mais considerados na busca por novos empregos é o desejo por salários melhores que, normalmente, são negligenciados pelas empresas.

4. Mudança de área ou setor

Alguns profissionais ainda se veem no desejo de ingressar numa outra área por uma questão de identificação ou melhores oportunidades de sucesso, mediante as tendências do momento.

5. Não gostar do que faz

Outros não gostam do trabalho que realizam, mas ingressaram na vaga pela necessidade financeira. Depois de um determinado momento, desejam buscar áreas que sejam do seu real interesse.

6. Busca por benefícios melhores

Melhores benefícios também é um motivo bastante requisitado para a busca por novos empregos. Afinal de contas, quem não deseja obter mais vantagens ao desempenhar a sua função numa empresa? Tudo isso traz maior segurança aos colaboradores.

7. Má relação com as lideranças

Na pesquisa feita pela Catho, 50% dos profissionais já decidiram sair do trabalho devido a uma relação desconfortável com o chefe ou gestor.

8. Desejar trabalhar em uma empresa menor

Por fim, alguns profissionais ainda desejam buscar trabalhar numa empresa menor do que a atual, em vista do equilíbrio entre a saúde mental e física que, muitas vezes, são prejudicadas com as demandas das grandes empresas.

Acompanhe outros conteúdos sobre a jornada de trabalho em nosso blog!

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Deixe um comentário