Relatórios automatizados e seu papel na tomada de decisões estratégicas

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

As empresas são compostas por processos cada vez mais complexos, considerando que com o crescimento do mercado surgem também a concorrência e a necessidade de se tornar mais eficiente e produtivo.

Paralelamente, para tomar decisões acertadas é fundamental levar em conta a análise de dados confiáveis e atualizados sobre a rotina do negócio. Compreender a produtividade dos colaboradores, nível de faltas, carga horária de trabalho e até mesmo programar as férias de maneira estratégica é essencial.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda o papel dos relatórios automatizados na tomada de decisões estratégicas. Confira!

O que são Relatórios Automatizados?

Elaborar relatórios não é uma tarefa fácil, inclusive nem se recomenda que o próprio gestor faça isso, uma vez que ele costuma ser levado por vieses cognitivos, já que está intimamente ligado ao negócio.

No entanto, a maioria das empresas não pode pagar por uma consultoria para fazer isso, o que compromete a sua capacidade de tomar decisões estratégicas. Os relatórios automatizados solucionam esse problema.

Eles são elaborados por programas específicos que reúnem todas as informações coletadas dentro de um determinado período. Por exemplo, se você quer saber como está o banco de horas de um colaborador, é mais fácil calcular dia após dia, ou solicitar a um programa o relatório completo?

A segunda opção, certamente, é a mais indicada.

Qual é a relação com decisões estratégicas?

Quando estamos trabalhando, podemos acabar nos contaminando com a rotina. Isso significa que passamos a observá-la com olhos menos críticos do que deveríamos. Os relatórios automatizados fornecem uma análise fria e objetiva sobre os critérios a serem observados.

Com esses relatórios, a empresa tem o poder de investigar dados reais e confiáveis, que não foram imputados apenas por colaboradores, mas também verificados pelo próprio sistema.

Um caderno de ponto, por exemplo, é facilmente adulterável. Já um sistema de controle de entrada e saída, aliado a um identificador biométrico, dificilmente sofrerá o mesmo tipo de ação.

Tendo essas informações em mãos, o gestor pode tomar decisões estratégicas pautadas na realidade do negócio como ele é, e não como gostaria que fosse. Essa visão analítica, combinada com a sensibilidade do empreendedor é fundamental para um negócio de sucesso.

Quais relatórios podem ser automatizados?

Com o avanço da tecnologia, arriscamos dizer que todos os relatórios podem ser automatizados, desde um demonstrativo financeiro até o controle de estoque.

Na Folhacerta você ganha o poder de gerar esses documentos na palma da mão, pelo próprio smartphone ou computador. Isso dá maior conhecimento sobre a equipe, principalmente ao setor de recursos humanos.

Todo empreendedor sabe o quanto as leis trabalhistas são complexas e podem gerar processos altamente agressivos ao negócio. Dessa maneira, a melhor forma é utilizar a tecnologia como meio de controle.

Por exemplo: por meio dos relatórios automatizados a empresa consegue ver se está havendo um número excessivo de horas extras, e portanto consegue se organizar para controlar isso melhor. No fim das contas, isso se traduzirá em economia para o negócio.

Com o uso do aplicativo Folhacerta, a sua empresa pode gerar relatórios automatizados sobre o espelhamento de ponto, ausências, períodos de férias, compensação de banco de horas e até mesmo a localização dos colaboradores de acordo com o equipamento utilizado para bater ponto.

É fundamental compreender como a tecnologia pode auxiliar nas suas decisões estratégicas como um vetor de crescimento para o negócio.

Gostou desse conteúdo? Acesse a nossa página e converse com um de nossos especialistas agora mesmo!

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Deixe um comentário