103 anos de história e intensa contribuição aos profissionais da Contabilidade

Imagem de calculadora financeira junto com documentos financeiros

Estamos em julho, mês de grande significância para o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, pois nossa Entidade completará, no dia 19, a marca de 103 anos de existência, com grandes desafios e conquistas para os profissionais associados e os que representamos nos 20 municípios que compõem nossa base territorial.

Detentor, desde o início de sua jornada, da denominação de ser uma das “maiores casas contábeis de educação continuada” do País, o Sindicato historicamente se dedicou ao processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos profissionais da Contabilidade, mesmo antes da formação do Programa de Educação Profissional Continuada-PEPC, por julgar fundamental o aperfeiçoamento constante de habilidades técnicas e humanas para o pleno exercício da profissão.

Hoje a Entidade congrega mais de 87 mil profissionais que são beneficiados com palestras, cursos, seminários, workshops, treinamentos, atividades recreativas e inúmeros benefícios na área de lazer, trabalho, saúde e bem-estar. Assim, podemos afirmar categoricamente que todas essas regalias são frutos de muito afinco e dispêndio de tempo e competências desta e das diretorias que nos antecederam, pois mantemos, ao longo das décadas, a mesma missão e filosofia de servir aos associados e filiados, que são a nossa razão de existir.

Outro motivo que temos para celebrar o terceiro ano do nosso centenário é a constante presença do Sindcont-SP nas mais diversas causas, profissionais, técnicas, políticas e sociais, na medida em que a classe contábil experimenta situações de mudanças, desafios ou injustiças incompatíveis com o seu avanço e desenvolvimento.

Por essas e outras razões, estar à frente do Sindcont-SP, nestes anos, de 2020 a 2022, representa honra incomensurável, pois enfrentamos muitas circunstâncias adversas e revezes, em especial com o advento da pandemia da Covid-19, que nos obrigou a ajustar nossa rota de atuação de maneira quase instantânea, a fim de atender às demandas e exigências com as quais nos deparamos naquele momento.

Felizmente, graças aos esforços incontáveis de nossos diretores e funcionários, e a compreensão dos nossos associados e filiados, enfrentamos essa tempestade de cabeça erguida e saímos da luta muito mais fortalecidos e preparados para as adversidades que se apresentam em nossa profissão, pois a pandemia descortinou novos caminhos a serem percorridos pelos profissionais da Contabilidade, tanto no campo tecnológico, quando de conhecimentos técnicos e de habilidades e competências humanas.

Logo, podemos afirmar que não é só a nossa Instituição que está sujeita a mudanças e adaptações, mais sim toda a comunidade contábil nacional, bem como as empresas, as instituições de ensino, os professores, os governos e, de certa forma, todas as áreas que atuam no mercado, pois todos necessitam da figura do contador para existir e se sobressair neste cenário tão volátil que é o atual mundo corporativo.

Todavia, o que mais nos traz orgulho é que, no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, atuamos nas mais diversas frentes, sempre modernizando a nossa gestão e nos reinventando. Nesses 103 anos de história, com a dedicação e competência das diretorias que nos antecederam, ampliamos a diversidade e alcançamos a promoção de ações de caráter político, social, comunitário, trabalhista, previdenciário e ambiental.

Criamos Centros e Grupos de Estudo sobre diferentes assunto, desenvolvemos nossas mídias digitais, fortalecemos a nossa comunicação com os órgãos arrecadatórios, firmamos parcerias com outras entidades de classe e importantes instituições de ensino do País, como a Fecap, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Anhembi Morumbi, a Fipecafi, a Unicid, entre outras, além de transformarmos nosso site em um portal de notícias e darmos continuidade a nossa conhecida e respeitada Revista Mensário do Contabilista, em formato totalmente eletrônico, colaborando assim com a sustentabilidade do planeta.

Contudo, o que mais nos motiva estar à frente da Casa do Saber Contábil é a busca por novos acordos, os quais nos permitirão oferecer ainda mais benefícios aos nossos associados, tanto no campo do conhecimento técnico, quanto de saúde, lazer e bem-estar.

Gostaria de salientar também que existem razões históricas, culturais e políticas que nos levam a compartilhar essa celebração:

Histórica, porque no início eram apenas 11 jovens idealistas reunidos para fundar o Sindicato, com a nítida intenção de defender os interesses profissionais dos que atuavam na classe, e, ao mesmo tempo promover a profissão como expressão extraordinária e legítima para alavancar os negócios e as empresas, gerando emprego e renda. Compromisso esse que se mantém atualíssimo e persiste até hoje.

Culturais, porque com seus 103 anos de existência, a Entidade já faz parte da história da Contabilidade no Estado de São Paulo – onde acompanhou e apoiou a criação de várias outras entidades contábeis, como o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, e outras – e do Brasil, onde se tem firmado como uma das entidades sindicais mais atuantes e prestadora de serviços do País.

Política, onde temos atuado fortemente em defesa dos interesses da classe contábil e também em prol dos contribuintes, em especial das micro, pequenas e médias empresas. Essa motivação também define a nossa luta intransigente pela democracia e pela liberdade. Mesmo porque a Contabilidade é uma das mais visíveis e permanentes expressões da capacidade de gerar bens e riquezas ao ser humano, e sua dimensão civilizatória tem valor inestimável para o desenvolvimento das nações.

Assim, nesta data especial, quero agradecer a todos que colaboraram para que chegássemos a esta marca dos 103 anos de muitas lutas, sem dúvida, mas de muito mais conquistas e aprendizado!

Feliz aniversário, Casa do Saber Contábil! Feliz aniversário a todos nós, contadores, que contribuímos para a união de esforços no compromisso de defender as conquistas tão arduamente alcançadas!

Acesse o conteúdo do Mensário do Contabilista em www.sindcontsp.org.br 

Geraldo Carlos Lima

Presidente

Fonte: Sindcont-SP

Posts Relacionados

Deixe um comentário