4 dicas para otimizar a gestão de férias

grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa conversando

A gestão de férias é um grande desafio para toda empresa. É preciso estar com o caixa preparado, assim como o RH e todo o restante da equipe que, provavelmente, ficará com um colaborador a menos.

Paralelamente, a legislação impõe algumas regras que deixam o empreendedor ainda mais cauteloso e receoso. Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo com 4 dicas para otimizar a gestão de férias de maneira eficiente e produtiva.

Boa leitura!

1. Combine no recrutamento

Quando a empresa recruta um candidato é fundamental ter uma regra que explique toda norma que possa existir em todos os âmbitos do negócio. Isso dá a chance de o futuro colaborador compreender a sua rotina e reduz os riscos para o empregador.

A legislação trabalhista não obriga mais que as férias sejam de 30 dias corridos. Elas podem ser separadas em até três partes, nenhuma com menos de 4 dias, e pelo menos uma com 14 dias.

Se a empresa tem uma política de, por exemplo, dar férias coletivas no final do ano, uma semana na Páscoa e outra no meio do inverno em período de baixo movimento, ela precisa informar todo esse cronograma previamente.

Porém, nunca se esqueça de consultar o sindicato da classe para conferir se existe alguma exigência específica para o setor.

2. Registre os dias de trabalho

O ponto mais importante para uma gestão de férias correta e assertiva é o histórico de dias trabalhados por cada colaborador. Não há como elaborar uma boa escala sem essas informações.

Afinal, cada colaborador tem o direito legal, via CLT, de tirar férias pelo menos a cada doze meses trabalhados. Caso contrário, a empresa, além de ser obrigada a dar férias, deverá dobrar o benefício.

Assim, é fundamental contar com um sistema automatizado de controle de jornada e gestão de pessoas, como um leitor biométrico com registro de ponto integrado ao seu sistema geral.

Com essas informações, a FolhaCerta pode criar alertas personalizados que te lembram com antecedência que esses eventos estão próximos.

3. Converse com a área envolvida

Quando um colaborador tira férias é preciso compreender que uma área da empresa tem a sua capacidade produtiva reduzida. Faz parte do planejamento de férias pensar naqueles que ficam e na sobrecarga de funções.

Com isso, é fundamental ouvir os líderes de cada área, assim como cada colaborador individualmente, para chegar a um equilíbrio que comporte todos. Pois lembre-se: ao preparar as férias de um, todos os outros ficam esperando as deles!

4. Crie margens para imprevistos

Imprevistos podem acontecer e é provável que aconteça em algum momento, e esse risco aumenta quanto maior for a sua empresa.

Pense em situações como nas quais um colaborador está com previsão de sair de férias em um mês, mas teve um problema com a sua reserva de voo e precisa sair uma semana antes.

É claro que esse erro não é responsabilidade da empresa, mas se for possível resolver, gera maior engajamento e sentimento de reciprocidade nesse colaborador. Portanto, deve haver algum espaço para manejar esses dias.

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Fonte: Folha Certa

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