5 Dicas de como oferecer uma consultoria tributária ao seu cliente

Todos querem pagar menos impostos, e, possivelmente os seus clientes também. Mas como? Esta é a pergunta que todos fazem. Aí entra o trabalho do Contador, com uma consultoria tributária, o que torna possível – de forma legal – ajustar o volume tributário de seus clientes.

Considerando que a Contabilidade caminha cada vez mais para o exercício de uma atividade com foco na gestão, a ideia de oferecer este serviço pode ser bastante atraente.

Mas como provar para os clientes em potencial que este trabalho é sim importante para o negócio e vale o investimento?

5 Dicas para uma boa Consultoria tributária

1- Drible a falta de conhecimento do cliente

Muitos empresários não conhecem em detalhes a diferença entre elisão e evasão fiscal – termos parecidos, mas que possuem significados totalmente diferentes.

Enquanto a elisão fiscal é a escolha de estratégias, baseadas nas permissões legais, para a empresa pagar menos impostos, a evasão fiscal é um crime, passível de severas punições, que podem levar o negócio à falência.

Então, o primeiro passo é utilizar informações como esta para demonstrar o quanto um planejamento tributário pode ser benéfico para as contas da empresa.

2-  Aprimore suas informações

Outro ponto fundamental é estudar o negócio do cliente. Se ele já estiver na sua carteira e a intenção for oferecer um novo serviço, esta tarefa será mais fácil – afinal, já existe um acesso a dados relevantes do negócio em si.

Mas, se este não for o caso, vale a pena pesquisar sobre o ramo de atividades no qual a empresa está inserida; até porque cada segmento tem suas próprias especificações tributárias.

Dar uma olhada nos balanços anteriores da empresa – se estes foram divulgados – também ajudará na elaboração de uma estratégia de melhora para o empreendimento.

3 – Fale a língua do seu cliente

Nem todo empresário tem os conhecimentos básicos do aspecto empresarial. Por isso, a interpretação de temas técnicos pode ser difícil.

Por isso, ao preparar seu discurso, adote uma linguagem mais simples, como se o assunto estivesse sendo explicado para um estudante.

Vale explanar a função de cada dado, mas, especialmente, o que todas aquelas informações em conjunto estão dizendo.

4 – Gráficos podem ajudar

Apostar em opções mais visuais para demonstrar o que está sendo dito é uma forma inteligente de tornar a compreensão mais fácil. Inclusive, existem diversos sites que oferecem a opção de, a partir dos seus dados, montar gráficos em diferentes formatos gratuitamente, para quem não estiver disposto a fazer este processo pelo Excel.

5 – Objetivo claro

Entretanto, nada disso será realmente útil se você não mantiver o foco no que realmente importa para o empreendedor: redução de custos. Qual vantagem é mais atrativa do que economizar em médio e longo prazo? Ninguém quer gastar mais dinheiro sem receber algum tipo de vantagem nisso. Tenha isso em mente antes de elaborar as estratégias.

Outro argumento bastante útil é reduzir o risco de multas e penalidades que podem gerar prejuízo ao negócio, que é, também, uma forma de economizar, ainda que preventivamente.

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