5 Dicas para Reduzir a Rotatividade de Funcionários

A sua empresa sofre com a rotatividade entre os colaboradores? O gestor de RH não consegue identificar o que está acontecendo? Se isso está ocorrendo com frequência é necessário analisar o que está errado nos processos implantados na sua empresa. Com a Gestão de Pessoas você mostra para o seu colaborador que ele é mais do que apenas mão-de-obra. Esse setor trata de estratégias para reter talentos e desenvolver as habilidades da equipe.

Conheça os principais pilares que contribuem para eficiência da sua equipe:

1. Invista no desenvolvimento e clareza com sua equipe

Além de manter uma boa comunicação com seu cliente, é preciso lembrar de toda equipe, com clareza e sinceridade. É importante que todos os setores conversem entre si, pois demonstra transparência, respeito e confiança com os colaboradores. 

2. Plano de Carreira

Outro ponto fundamental quando falamos no gerenciamento de pessoas, o plano de carreira é essencial, pois ele ajuda a desenvolver as habilidades, além de elevar a motivação do profissional. 

Mantém o foco

Com metas estabelecidas, os colaboradores estão sempre focados em seu desenvolvimento. 

Retenção de talentos

Quando os funcionários entenderem que existe um plano de carreira na empresa, aqueles que realmente buscam o crescimento, trabalharão para atingir seus objetivos.

Satisfação e motivação

Ao perceber as possibilidades de melhoria no trabalho, ele certamente estará mais motivado.

Aumento de produtividade

Com os objetivos claros, os funcionários acabam aumentando a produtividade e a eficiência nos processos. Vale lembrar que toda empresa deve poder contar com uma estrutura de RH adequada, independente do seu porte. A Fazenda Contabilidade trabalha com consultoria de rh, acompanhando a sua equipe enquanto ela se desenvolve. Com nossos serviços, você conta com:

  • Manual de integração;
  • Código de ética e conduta;
  • Descrição de cargo (Definição e estruturação das funções e responsabilidades);
  • Planos de cargos e carreira;
  • Desenvolvimento de POPs (Procedimento Operacional Padrão – definindo processos e organização interna das responsabilidades);
  • E muito mais.

3. Incentive a inovação e criatividade no trabalho

Incentive a sua equipe. Promova reuniões de brainstorming e auxilie para que todas as ideias sejam estruturadas para serem colocadas em práticas da melhor forma possível. 

4. Invista em treinamentos e capacitação

O desenvolvimento do seu funcionário é fundamental. Com a capacitação individual dos colaboradores, além de mantê-los motivados, ajuda a alavancar o crescimento do seu negócio, com novas ideias surgindo através de treinamentos e cursos. 

5. Reconheça os resultados do seu colaborador

Essa é uma ótima prática para diminuir a rotatividade da sua empresa. Quando os funcionários são reconhecidos, eles trabalham mais motivados, apresentando excelentes resultados. Crie recompensas, bonificações, claro, de acordo com o orçamento da sua empresa.

Mesmo com as nossas dicas, está encontrando dificuldades com a rotatividade de funcionários? Agende uma análise gratuita para identificarmos onde você pode estar errando. A Fazenda Contabilidade recebeu pelo terceiro ano consecutivo a certificação Great Place To Work (GPTW). A sigla em português significa “As Melhores Empresas para Trabalhar”. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados, e buscamos sempre o melhor para que cada um deles desenvolva o seu potencial. Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou através do número (41) 3627-1179 e conte com nossa consultoria para a gestão da sua empresa

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades para auxiliar a sua empresa. Estamos no Facebook e LinkedIn!

Fonte: Fazenda Contabilidade

Posts Relacionados