5 maneiras de aumentar a rentabilidade do seu negócio

5 maneiras de aumentar a rentabilidade do seu negócio

Acompanhar o desempenho de uma empresa por meio de indicadores é, sem dúvida, uma das estratégias mais simples e objetivas para entender o que está dando certo ou não em suas atividades. Nesse sentido, indicadores como a rentabilidade trazem uma leitura dinâmica de pontos estratégicos do negócio, auxiliando na sua gestão e subsidiando diferentes decisões.

Na prática, a rentabilidade de um negócio relaciona o lucro líquido com os investimentos necessários para obter esse lucro. Dessa forma, é rentável a empresa que consegue obter mais lucro a partir de um baixo investimento. Seria, por exemplo, investir R$ 10 mil em marketing para obter R$ 50 mil em vendas diretas.

Em um cenário empresarial em que os dados se tornaram ativos valiosos para as organizações, não só mensurar, mas aumentar a rentabilidade é um objetivo comum a todo tipo de empreendimento, já que esse fator está intimamente ligado à competitividade e ao sucesso operacional. Contudo, nem sempre é simples sair da teoria e obter resultados positivos na prática.

Para ajudar você, preparamos este artigo com 5 estratégias para aumentar a rentabilidade do seu negócio. Confira!

1. Tenha um amplo conhecimento do mercado-alvo

Uma das estratégias mais eficientes para aumentar a rentabilidade de uma empresa é investir em conhecimento de mercado. Ter um amplo domínio sobre o ramo de atuação e sobre o perfil do cliente traz uma série de ganhos, sobretudo na maneira como os produtos/serviços podem ser ofertados.

Um exemplo claro diz respeito ao marketing — essencial para aumentar o alcance das ofertas de uma empresa, potencializando as vendas e, consequentemente, o faturamento. Contudo, desenvolver um bom marketing, capaz de gerar vendas, também exige investimentos.

Assim, de nada adianta aumentar muito as vendas se para isso também for necessário fazer altos investimentos em estratégias para atrair o cliente. Nesse ponto, então, é necessário ser mais efetivo com a divulgação e com a apresentação do produto, o que é mais fácil quando se conhece o mercado.

A empresa que tem ciência sobre as demandas do público e conhece suas necessidades hábitos e características, certamente pode fazer um marketing mais pontual, investindo em ações direcionadas, o que gera uma grande economia de recursos. Desse modo, é possível reduzir os custos, potencializar as vendas e aumentar a rentabilidade.

2. Encontre o equilíbrio ideal entre a taxa de vendas e a margem de lucro

A margem de lucro está diretamente associada à taxa de vendas de uma empresa. Isso porque o mais comum é que, quanto maior a margem de lucro, mais elevado será o preço final do produto, o que pode acabar interferindo na taxa de vendas.

A lógica é que preços muito altos desestimulam a compra, exceto quando se lida com públicos bem específicos e produtos de alto valor agregado. Assim sendo, para conseguir aumentar a rentabilidade de um negócio, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre a margem de lucro e a taxa de vendas.

Em muitos casos, pode não ser vantajoso vender muito com uma pequena margem de lucro, assim como pode também não ser interessante vender pouco, ainda que com uma margem maior. Logo, é fundamental que a empresa analise o seu produto/serviço e os custos envolvidos na produção e na operação do negócio, de modo que se consiga alcançar uma zona de rentabilidade ótima.

3. Escolha adequadamente seus fornecedores

Os custos de produção estão entre os fatores que mais impactam a rentabilidade de um negócio. É muito difícil para uma empresa conseguir ser rentável quando as despesas estão praticamente no máximo.

Nesse contexto, uma das maneiras de conseguir enxugar os custos e aumentar a rentabilidade é a partir da escolha de bons fornecedores. Contar com parceiros qualificados e que praticam preços justos pode significar ganhos significativos ao orçamento da empresa, sobretudo em longo prazo.

Bons fornecedores tendem a oferecer melhores condições de negociação, o que facilita a composição de preços mais competitivos, estratégias de pagamento flexíveis, além de outras vantagens.

4. Inove na gestão e nas operações da empresa

Especialmente quando se trata de empresas menores, cujo nível de sofisticação dos processos é mais reduzido e ainda há a presença de diversas atividades manuais, lentas e burocráticas, alcançar uma boa rentabilidade é um grande desafio.

Muitas vezes, isso se deve ao fato de que processos desatualizados e ineficientes tendem a drenar recursos importantes do negócio, tornando a produção mais cara e a produtividade reduzida, o que certamente interfere no orçamento.

Por esse motivo é que batemos na tecla de que o aumento da rentabilidade de uma companhia também depende do nível de inovação da gestão e das operações diárias. Em geral, trabalhar com base em novas tecnologias, processos modernos, automatizados e eficientes torna tudo mais fluido e econômico. Erros, retrabalho e interrupções se tornam ocorrências cada vez mais raras, o que contribui para que os custos internos sejam reduzidos.

Dessa forma, alcançando custos operacionais mais baixos, a empresa consegue, por exemplo, aumentar sua margem de lucro, ou mesmo praticar preços mais competitivos, estimulando as vendas e revertendo tudo isso em mais rentabilidade.

5. Elimine gargalos operacionais

Como desdobramento do tópico anterior, é preciso deixar claro que é bastante difícil para um negócio conseguir ser rentável quando existem diversos pontos prejudicando o rendimento dos funcionários, a produtividade da empresa e os resultados.

Os gargalos, assim considerados aquelas ocorrências que interferem negativamente nas atividades do empreendimento, como equipes mal treinadas, equipamentos e metodologias desatualizadas e processos pouco eficientes, necessitam ser eliminados tanto quanto possível.

Um exemplo é a utilização de documentos impressos e contratos manuais. Hoje, em tempos de documentos digitais e Certificação Digital, é muito mais produtivo para uma empresa gerir seus documentos em formato eletrônico, mais fáceis de serem compartilhados, mais econômicos e sustentáveis, além de serem totalmente seguros quando autenticados por meio de um Certificado Digital emitido por uma Autoridade Certificadora reconhecida, como é o caso da Soluti.

Por fim, como foi possível perceber, aumentar a rentabilidade do seu negócio não exige grandes ações, e sim medidas estratégicas. No geral, aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos com o que for possível já garante um aumento na margem de lucro que, por sua vez, possibilita o aumento da rentabilidade.

Agora que você já sabe como é possível aumentar a rentabilidade do seu negócio, não pare por aqui. Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre esse e outros assuntos relevantes para a sua empresa!

Fonte: Soluti

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