7 ferramentas para tornar a gestão do capital humano mais estratégica

Mulher de óculos em pé na frente de seus colegas

Felipe Azevedo*

Como sua empresa tem repensado o hoje para uma realidade plural? Essa foi a temática do CONARH 2023, maior evento da área de gestão de pessoas da América Latina, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil). Neste ano, uma tendência que já se desenha nas companhias foi reforçada: o RH desempenha um papel central e direto no crescimento organizacional e na manutenção de uma força de trabalho diversa e engajada.

Hoje, não basta que as empresas ofereçam espaços estimulantes e conforto aos colaboradores. Os ambientes profissionais devem refletir a realidade diversa e rica da sociedade na qual vivemos. Alcançar isso, sem dúvidas, é um desafio, mas esse é um passo indispensável para oferecer aos nossos clientes soluções que de fato respeitem as necessidades reais de um mundo repleto de mudanças.

Escutar as pessoas e conectá-las a objetivos é o principal papel do RH e isso não mudará. No entanto, uma gestão operacional não será suficiente para alcançar esse cenário com eficiência. É a combinação da expertise humana com as possibilidades que a tecnologia oferece que otimizará processos.

Pensando nisso, a participação da LG lugar de gente no CONARH deste ano foi voltada para a atuação completa do RH: começando com o recrutamento, com recursos de Inteligência Artificial, e admissão digital. Passando também pelo treinamento, com a lançamento do microlearning no WhatsApp, e a gestão de OKRs, para uma visão clara de indicadores.

Tudo isso, sem deixar de lado a folha de pagamento, que ganha painéis com indicadores consolidados e cálculos inteligentes, e o bem-estar dos colaboradores, com uma ferramenta de gestão das emoções. Para completar a jornada digitalizada, o processo de desligamento também deve ser eficiente, prático e digital para o colaborador e para o RH.

Vejo que em todas essas etapas há espaço para aprimorar as entregas. Conheça mais sobre cada uma:

  1. Recrutamento com IA

O recrutamento é a base da construção de uma empresa de sucesso. Nessa etapa, a utilização de Inteligência Artificial (IA) já é possível. Através da análise de dados e currículos dos candidatos, a ferramenta de IA atua selecionando aqueles perfis mais adequados para a vaga. Isso torna o processo mais ágil e preciso, permitindo que os profissionais de RH foquem em etapas mais estratégicas.

Outra possibilidade é o uso do Chat GPT para a descrição de vagas e construção de cursos online de forma instantânea. Além de agilizar o processo, essa integração permite que as oportunidades sejam descritas de maneira eficiente, já que ele analisa quais descrições tendem a atrair e formar mais candidatos e colaboradores, e alinhada à cultura da empresa.

Admitir digitalmente não é apenas uma maneira de reduzir o uso de papel: é principalmente uma estratégia de simplificar a integração de novos colaboradores, proporcionando uma entrada ágil na empresa.

Formulários eletrônicos, assinaturas digitais e fluxos de trabalho práticos permitem que os novos funcionários se integrem rapidamente, resultando em uma experiência inicial positiva e contribuindo para a sua produtividade desde o início.

  • Folha de pagamento inteligente

A remuneração dos colaboradores é o que sustenta o funcionamento de todas as companhias, além de ser ainda uma das atividades mais críticas de qualquer empresa. Por isso, é preciso olhar para a folha de pagamento buscando inovação e eficiência. Nesse contexto, as novidades que lançamos recentemente vão além da automatização de cálculos. Agora, temos uma solução abrangente que integra regulamentações em tempo real, eliminando erros humanos e proporcionando maior transparência nos processos de remuneração. A folha de pagamento da LG lugar de gente, por exemplo, exibe uma visão muita clara dessas necessidades através de dashboards e painéis intuitivos, incluindo uma visão das obrigações do eSocial.

Através dos dados obtidos na folha de pagamento as empresas podem desenvolver benefícios e melhorias essenciais ao negócio. A prevenção de erros, inclusive aqueles que resultam em aumento no passivo trabalhista ou em custos desnecessários, assegura uma precisão de remuneração.

Dessa forma, recursos valiosos podem ser investidos dentro do departamento de RH, por exemplo. Isso permite que os profissionais se dediquem a iniciativas estratégicas e ao crescimento da empresa. A folha de pagamento bem gerenciada pode otimizar operações, e não só isso: também resguarda a organização contra possíveis prejuízos.

  • Treinamento através do WhatsApp

Você já pensou em adotar o WhatsApp para treinamento e capacitação? Essa abordagem inovadora traz mais praticidade para o desenvolvimento profissional. Isso porque a entrega de microaprendizado, com dicas e suporte através dessa plataforma familiar promove um aprendizado contínuo e acessível.

Isso não apenas mantém os colaboradores atualizados, como também contribui para a construção de uma cultura de aprendizado dentro da empresa.

  • Tecnologia para monitoramento de emoções

A tecnologia também pode auxiliar no monitoramento do bem-estar dos funcionários. Essa funcionalidade permite que os colaboradores respondam um questionário simplificado sobre sua relação e sentimentos no ambiente de trabalho.

Os layouts intuitivos, tanto para colaborador quanto gestor, são uma forma de compreender a satisfação e atuar preventivamente para reter talentos. Do ponto de vista do RH, a identificação de problemas de relacionamento interpessoal e de indicadores de motivação é essencial para a tomada de decisão baseada em dados.

Contar com a tecnologia e compartilhar as melhorias com as demais áreas da companhia é uma atuação estratégica do RH. Na prática, os benefícios se estendem na identificação de tendências emocionais, cultura e desempenho dos colaboradores.

  • Tecnologia de OKR para objetivos estratégicos

A realização de metas é um componente vital para o crescimento sustentável de qualquer organização. Assim, a tecnologia de OKR (Objectives and Key Results) automatiza a definição, monitoramento e comunicação dessas metas. Isso não apenas alinha toda a equipe com os objetivos estratégicos da empresa, mas amplia a visibilidade do progresso, mantendo os colaboradores engajados e focados em direção aos resultados desejados.

O desligamento de colaboradores exige atenção e cuidado. Por isso, simplificar esse processo, garantindo uma visão completa das obrigações e pendências, traz segurança ao colaborador e maior compliance às companhias. Ao automatizar etapas burocráticas, a tecnologia otimiza custos e traz agilidade, além de oferecer uma experiência humanizada para os ex-colaboradores. Isso não significa que o contato humano será substituído, mas que a área de gestão terá o apoio de dados e de ferramentas.

Integrar a tecnologia na gestão de pessoas é uma necessidade para acompanhar o cenário de negócios em constante transformação. Ela representa uma oportunidade para otimizar processos, elevar a eficiência e fomentar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Para apoiar o RH no acompanhamento das melhores práticas, reunimos os principais insights do CONARH 2023 em materiais exclusivos. Convido você a conferir e repensar a atuação da área. Acesse gratuitamente em lg.com.br/conarh.

*Felipe Azevedo é Presidente da LG lugar de gente. É especialista em Plataformas de Gestão de Pessoas, com mais de 20 anos de experiência em projetos de tecnologia, games, aprendizagem e transformação digital aplicado ao RH e às organizações. Formado em Sistemas da Informação pela UNESP com MBA pela Business School São Paulo (BSP) e certificado em Big Data pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

ABRH-Brasil

Posts Relacionados

Deixe um comentário