Carimbo de tempo, o seu documento eletrônico à prova de fraudes

A Certisign é a primeira Autoridade de Carimbo do Tempo (ACT) privada a entrar em operação no Brasil, homologada pelo ITI – Instituto de Tecnologia da Informação

A Certisign está habilitada a emitir o Carimbo do Tempo para seus clientes e atuar como Prestadora de Serviço de Suporte (PSS) para outras empresas. Mas o que você sabe sobre este produto da Certisign? Vamos às respostas:

Carimbo de tempo

O que é o Carimbo do Tempo?

O Carimbo do Tempo Certisign é um selo que atesta a existência de um documento eletrônico ou assinatura digital em uma determinada data e hora. Desta forma, garante a temporalidade, a veracidade das informações e que não houve adulteração nos dados no intervalo de tempo até uma nova consulta ao conteúdo do material. E ainda atribui validade jurídica, justamente por ter sido emitido por um terceiro de boa-fé homologado pelo ITI, que rege as normas da Certificação Digital no Brasil.

Mas qual a validade legal do Carimbo do Tempo?

O valor legal e a segurança são atribuídos no momento em que o Carimbo do Tempo é emitido. Isso porque a cada emissão, além da hora e data exatas, é gerada uma assinatura que criptografa o conteúdo da mensagem. Ou seja: a ACT atesta não apenas a questão temporal de uma transação, mas também que o conteúdo não foi alterado após a aplicação do Carimbo do Tempo.

Quais são as funcionalidades do Carimbo do Tempo?

A Certisign oferece uma infraestrutura completa para a emissão e o gerenciamento do Carimbo do Tempo. Por meio de uma plataforma simples, o administrador tem todo o controle de emissões e pode consultar o histórico para resgatar as transações realizadas quando necessário.

O console ainda possibilita a definição de permissões de acordo com o perfil do usuário. O administrador é quem define, por exemplo, quantos Carimbos do Tempo um usuário pode emitir, quem pode consultar o histórico, quem aprova os pedidos de novas emissões e assim por diante. Em resumo: gerenciamento facilitado.

E quais são os benefícios?

• Adiciona data e hora legal brasileira aos documentos eletrônicos;
• Protege contra alterações nas informações do documento original;
• Está disponível para emissão 24 horas por dia, sete dias por semana.

E para que tipo de empresa o Carimbo do Tempo é recomendado?

O Carimbo do Tempo pode ser utilizado por empresas de todos os segmentos e portes que já assinam seus documentos digitalmente.

Quer saber mais sobre o Carimbo do Tempo? Acesse o site para ficar por dentro de todas as informações.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment