Certificado de Atributo: 5 funcionalidades para você conhecer

A internet permite que cidadãos, governo e empresas realizem inúmeras transações eletrônicas e procedimentos de forma rápida e segura. Graças a isso, é possível fazer acordos mesmo que as pessoas estejam em locais distantes. Além disso, é viável emitir e receber documentos, reduzir burocracias, acessar informações sigilosas e tantas outras ações que facilitam o dia a dia das pessoas — tudo de forma online, graças ao Certificado de Atributo.

De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o Certificado Digital de atributo é uma estrutura de dados ou um conjunto de informações que contém, como o próprio nome diz, uma série de atributos para identificar o seu titular (pessoa jurídica ou física). Ou seja, é uma identificação digital assinada eletronicamente que vai definir uma autorização, isto é, aqueles que podem realizar determinadas atividades.

O Certificado de Atributo agrega mais segurança e valor às transações eletrônicas. Quer saber quais são as suas funcionalidades? Então continue a leitura deste texto e fique por dentro do assunto!

1. Controle de perfil de acesso

Na rotina das empresas, inúmeros procedimentos são realizados e, como resultado disso, produz-se muitas informações e dados sigilosos. Para barrar o acesso de pessoas que não são autorizadas, é imprescindível a implementação de mecanismos de identificação e de gerenciamento, apontando os usuários que são habilitados ao manuseio das informações.

Com o Certificado de Atributo, somente pessoas autorizadas passam a ter permissão para assinar contratos, consultar informações contábeis, solicitar compras e fazer admissões ou demissões de funcionários, por exemplo.

Assim, ao configurar o sistema para que um usuário possa fazer determinado procedimento, é liberada a execução das atividades. Isso ajuda a evitar que informações possam ser intermediadas por pessoas mal-intencionadas ou, pior, utilizadas de forma fraudulenta.

2. Identificação de funcionários

Investir em segurança das informações de um negócio é uma prática cada vez mais difundida entre as corporações, os usuários e o governo. Ao fazer uso do Certificado de Atributo, é possível qualificar o titular para a execução de determinadas atividades.

Um dos grandes benefícios do seu uso é a simplicidade da infraestrutura. Isso significa que esse tipo de certificado serve basicamente para qualificar um usuário. Dessa maneira, não precisa, em regra, da validação do portador para sua autorização ou emissão.

Ao utilizá-lo, dois relevantes pontos de segurança são verificados:

  • a concessão dos privilégios pelos quais o colaborador tem acesso;
  • a confirmação para a adequada identificação do usuário.

3. Delegação de poderes por meio de procuração

Reduzir custos com transporte, logística e impressões e realizar processos com mais agilidade são alguns pontos de destaque nas estratégias das organizações que desejam se manter competitivas no mercado.

Ao utilizar o Certificado de Atributo, a corporação pode atribuir a determinados colaboradores a autorização para fazer certos procedimentos, como gerenciar processos internos e formalizar contratos à longa distância.

O gerente de um negócio que tem sede no Brasil e precisa fazer transações com organizações de outros países, por exemplo, pode autorizar, a partir do Certificado de Atributo, que um colaborador seja responsável pelo fluxo de tarefas para essa ação. O sistema, por consequência, libera o acesso eletrônico aos dados e às informações necessárias para a atuação desse funcionário.

4. Administração delegada

É impossível para um empresário ou contador administrar todo o fluxo de trabalho, e ainda torna-se mais complicado designar uma pessoa de confiança para auxiliar na realização das operações cotidianas da empresa.

O Certificado de Atributo ajuda na delegação das tarefas e na gestão da administração. Com isso, torna-se possível incluir ou excluir determinados colaboradores dos atributos para o acesso às execuções, aos dados e às informações.

Por meio dele, o empresário, contador ou gestor pode delegar tarefas específicas e designá-las a pessoas de sua confiança. Com a autenticação e autorização, existe um gerenciamento mais eficaz do que está sendo feito, de quem está fazendo e, é claro, mais segurança para todos os processos relacionados.

5. Melhoria no fluxo de trabalho

Contratos, pilhas de papéis a serem assinados, informações centralizadas e muitas outras implicações acabam gerando uma grande ineficiência dos processos e problemas de gestão. Todo o fluxo de trabalho passa a ser gerenciado de maneira produtiva com o Certificado de Atributo.

Com a configuração de acesso e com a criação de uma identidade digital é possível diminuir o tempo que os gestores têm perdido assinando documentos, assim como o tempo necessário para que os demais departamentos possam processar as informações, como recursos humanos, finanças e contabilidade.

A partir da melhoria na gestão do fluxo de trabalho na sua empresa você conquista crescimento no desempenho das tarefas, tendo como consequência um aumento de produtividade.

Esse certificado deve ser emitido por uma Entidade Emissora de Atributo (EEA) — lembrando que as qualificações dessa entidade precisam ser compatíveis com a estrutura da ICP-Brasil.

Qual é a diferença existente entre esse Certificado e o convencional? O Certificado de Atributo não tem chaves criptográficas e qualifica o seu titular. Explicando melhor: uma organização pode usá-lo para limitar ou permitir o acesso a documentos e sistemas a determinados funcionários, por exemplo. Para tanto, os Certificados Digitais desses portadores precisam ter um campo ou um conjunto de dados que atribuem as credenciais para o acesso.

Dessa forma, a permissão é negada quando o usuário não dispõe do Certificado de Atributo. Isso pode ocorrer quando o funcionário é transferido para um setor diferente para fazer outras funções ou quando for demitido, por exemplo. É fundamental destacar que a perda desse certificado não gera o cancelamento do Certificado Digital do titular, mas limita a autorização a determinadas aplicações.

Contadores, empresários, advogados e demais interessados podem fazer uso desse recurso para provar as suas qualificações no ambiente digital. No entanto, várias outras finalidades tornam o Certificado de Atributo uma relevante ferramenta. Afinal, com ele é possível identificar profissionais que fazem jus a determinado direito, delegar funções e definir cargos dentro da empresas, além de restringir o acesso de determinados usuários às aplicações.

Fonte: Soluti

Posts Relacionados

Deixe um comentário