Como inovar sem alterar sua folha de pagamento?

Inovar sem alterar sua folha de pagamento é um desafio contínuo. No entanto, com planejamento e um olhar apurado para as grandes tendências, é possível fazer desse esforço, uma prazerosa atividade. E envolta em resultados. Para ajudar, aqui você confere algumas dicas para empreender esse trabalho de qualidade na sua empresa:

  • elimine as barreiras burocráticas;
  • tenha um planejamento estratégico;
  • controle as receitas da empresa;
  • foque no bem-estar dos colaboradores;
  • invista no salário sob demanda.

Inovar sem alterar sua folha de pagamento parece um sonho, para muitos profissionais do financeiro. No entanto, basta um olhar apurado para as grandes tendências tecnológicas, do setor, para saber que esse sonho pode se tornar realidade facilmente.

Sendo assim, é fundamental que a sua empresa esteja alinhada com a transformação digital e, especialmente, que seja flexível para transformar-se constantemente por meio do auxílio desses recursos digitais.

E é justamente sobre isso que gostaríamos de discutir com você ao longo deste post. Nos tópicos a seguir, reunimos boas ideias para você inovar sem alterar sua folha de pagamento. Confira!

Quais são os meios para inovar sem alterar sua folha?

Abaixo, você vai conhecer as nossas principais dicas para inovar sem alterar sua folha de pagamento!

Elimine as barreiras burocráticas

Convenhamos: em pleno século 21, é difícil imaginar uma empresa competitiva — independentemente do seu ramo de atuação — sem um alinhamento maior à transformação digital.

Afinal de contas, são soluções que ajudam a reduzir todo o peso burocrático que os seus profissionais podem estar carregando, no dia a dia. E, dentro do setor de RH, isso é ainda mais evidente.

Tudo porque os softwares de gestão, entre outras soluções, ajudam a automatizar parte das atividades que são repetitivas, mecânicas e burocráticas. É o caso do preenchimento automático de informações em comum no processo de admissão, por exemplo, ou mesmo o cálculo de horas trabalhadas em um mês.

Dessa maneira, você consegue inovar sem alterar sua folha, mas por meio da otimização do tempo produtivo da sua equipe, que se torna mais analítica e estratégica.

A burocracia é um problema sério em inúmeras organizações. Muito embora ela seja necessária em diversos aspectos, em muitos outros ela acaba representando uma barreira para a inovação dentro das empresas.

Portanto, a dica é eliminar os entraves burocráticos que já não fazem sentido para o negócio, otimizando processos e permitindo que os colaboradores sintam-se mais livres para sugerir e planejar ações criativas.

Tenha um planejamento estratégico

Mapear todas as etapas produtivas do fluxo de trabalho é fundamental, atualmente, para o crescimento sustentável das organizações.

Por isso, os seus colaboradores compreendem quais são os objetivos (em curto, médio e longo prazo) e, principalmente, os desafios e os meios para alcançá-los.

Se o setor financeiro anda cheio de gargalos produtivos, por exemplo, o mapeamento e o planejamento estratégico contribuem para a otimização detalhada de todo o processo.

O mesmo vale para outros setores. Saber onde a empresa quer chegar, e como isso será feito, é fundamental para evitar riscos, erros, prejuízos e desperdícios durante o ano inteiro!

Controle as receitas da empresa

Empresas que não controlam a sua saúde financeira correm o risco em potencial de prejudicar a si e também a todos em seu entorno — como os seus colaboradores e clientes.

Afinal de contas, é por meio do investimento consciente, e dos custos sob controle, que é possível gerar vantagens competitivas, desenvolver-se com precisão e melhorar os lucros e resultados, gradualmente.

Comece, então, fazendo um diagnóstico das receitas e custos. Avalie como os investimentos supérfluos podem ser reduzidos, gerando receitas para aportes pontuais. Esse é o primeiro ponto que já pode contribuir para pequenas inovações, mas com grandes resultados ao longo do tempo.

Foque no bem-estar dos colaboradores

Com base nas dicas acima, é possível considerar novas maneiras de inovar sem alterar sua folha de pagamento com uma simples palavra: motivação.

Sabendo como engajar e manter a satisfação dos colaboradores presente e elevada, a empresa adquire motivação. E por meio dela, uma série de outras qualidades vem acompanhada, como:

  • melhores resultados;
  • mais produtividade;
  • poder de retenção de talentos;
  • mais capacidade de atração de talentos.

Facilidades, portanto, que se convertem em grandes números para a organização — e sem interferir na folha de pagamento, diretamente.

Invista no salário sob demanda

Como um complemento à dica anterior, se você está em busca de melhorias no bem-estar e na qualidade de vida dos colaboradores, o salário sob demanda pode ser uma excelente pedida!

Por meio dele, muitas organizações têm proporcionado mais bem-estar financeiro aos seus recursos humanos — uma qualidade que alivia o estresse financeiro que tanto assola a mente das pessoas.

Quer saber como funciona? Para isso, vamos usar como exemplo o Xerpay, a solução de salário sob demanda da Xerpa.

A Xerpa disponibiliza o aplicativo no qual os seus colaboradores vão solicitar o adiantamento salarial dos dias que eles já têm trabalhados. Em poucas horas, o saldo requisitado já cai na sua conta.

E sabe como isso funciona como uma solução para inovar sem alterar sua folha de pagamento? A Xerpa é quem se responsabiliza por manter esse fluxo de caixa de adiantamentos. Para a sua organização, o fluxo de trabalho permanece inalterado.

Para isso, há apenas o custo de R$ 9 por cada transação realizada, que são cobrados dos funcionários que solicitaram o salário sob demanda. Um valor baixíssimo, tendo em vista que muitos brasileiros recorrem ao cheque especial, todos os meses, por falta de recursos em suas contas bancárias para compras emergenciais.

Assim, o Xerpay se torna uma solução prática, eficiente e cômoda (para todos) de inovação. Algo, inclusive, capaz de enriquecer o bem-estar de todos na empresa!

Viu como existem soluções variadas, e todas elas capazes de contribuir para sua empresa inovar sem alterar sua folha de pagamento? Agora, caso queira saber um pouco mais sobre o salário sob demanda, especificamente, aproveite para ler outro artigo nosso que conta tudo o que você precisa saber sobre o que é o Xerpay!

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Deixe um comentário