Como o Instituto Votorantim e a Laura estão lutando contra o coronavírus

Instituto Votorantim e Laura: uma conexão que pode ser grande aliada na luta contra o coronavírus e na construção de um Brasil melhor para o futuro. E é com orgulho que contamos que tudo começou dentro do Corporate Hub.

O mundo nunca imaginou viver uma pandemia. Nem o significado da palavra era tão claro para a maioria da população. Hoje, sabemos o que significa: incerteza, mudança, urgência, inovação e, acima de tudo, colaboração.

A resposta para que o país sobreviva à pandemia é coletiva: do isolamento social para evitar propagação até a criação de soluções por corporações e scale-ups para a sociedade na qual queremos viver. Uma corporação e uma scale-up, juntas, podem criar soluções com impacto social ainda maior.

Scale-ups oferecem agilidade, velocidade e tecnologia. Corporações oferecem alcance, maturidade e capital.

Neste contexto, o Corporate Hub, a comunidade da Endeavor que apoia times de inovação, foi plataforma para uma conexão entre o Instituto Votorantim e a Laura, uma scale-up que usa inteligência artificial para salvar vidas.

Juntos, o Instituto e a empresa oferecem para dez cidades brasileiras uma plataforma de telemedicina inteligente, uma solução de triagem, que utiliza um robô com Inteligência Artificial para triar e acompanhar pacientes com sintomas do covid-19. Com essa tecnologia, o município consegue fazer a gestão dos pacientes de forma mais eficiente, além de possibilitar o teleatendimento e teleconsulta, contribuindo para evitar a ida de pessoas sem sintomas para as Unidades básicas de Saúde.

Leia o artigo em que contamos a história da Laura.

Como tudo começou?

A Votorantim tinha um desafio: mapear soluções que pudessem apoiar os municípios no enfrentamento da pandemia. O time de inovação, então, se juntou ao Corporate Hub para realizar o screening do mercado.

Pela questão ser bem delicada e muito séria, a gente entendeu que era necessário trabalhar com scale-ups, soluções mais maduras e prontas pra ir para o mercado. E, neste caso, a Endeavor é a organização mais preparada para lidar com o tema da crise”.

Juliana Miranda Mitkiewicz, Votorantim

A solução ainda não estava validada, o piloto sairia do resultado do mapeamento feito pela Endeavor. Ao todo, foram 38 empresas mapeadas pelo time do Corporate Hub. Entre elas, o fit perfeito: Laura, uma scale-up que participou do Scale-up Endeavor, o nosso programa de aceleração.

Levantamos 38 empresas que tivessem soluções para covid para que a Votorantim pudesse analisar. Foi um dos mapeamentos mais rápidos que fizemos e, dentro de um mês, eles já estavam com a solução validada.” _ Gustavo Cruz, Endeavor

Começamos com dois pilotos para Catanduva, SP, e Arararipina, PE. E como deu certo, o Instituto Votorantim abriu o edital para outras cidades. Nosso objetivo é usar a telemedicina e inteligência artifical de alto impacto para aproximar os serviços de saúde das pessoas.”

Cristian Rocha, Laura

Programa Laura P.A. Digital

Em parceria com a Laura, o Instituto Votorantim doará o programa de inteligência artificial e treinamento para profissionais da saúde e gestores municipais de dez cidades para a realização de consultas e acompanhamento de casos confirmados de covid-19 a distância.

Além disso, a tecnologia será usada para o acompanhar o quadro clínico de pessoas com doenças crônicas que possam ter deixado de ir a consultas de rotina por medo de serem infectadas pela doença.

Como funciona o acolhimento?

Fonte: Instituto Votorantim

É uma responsabilidade muito grande. Ter a oportunidade de participar de projetos de inovação em saúde com grandes empresas dá uma chancela para a nossa solução. É uma alegria conseguir chegar em lugares onde nunca imaginamos. Agora temos nossa solução no interior de Pernambuco. É recompensante saber que várias cidades e pessoas usam tecnologia artificial para combater o coronavírus, já que a missão da Laura é disponibilizar serviços de alto impacto para a saúde.” _ Cristian Rocha, Laura

Todos os dados armazenados pelo programa ficarão disponíveis para consulta exclusiva dos agentes de saúde municipais. Assim, os servidores serão treinados para interpretar essas informações, rastrear e acompanhar casos de risco leve, moderado e alto para a infecção pelo coronavírus.

Essa solução ataca uma dor latente. Existe um risco de superlotação das cidades. Assim, é um impacto que vai além da corporação. O impacto social é muito grande e protege as pessoas.”

Gustavo Cruz, Endeavor

O projeto, em parceria com a Laura, está apoiando os municípios no enfrentamento da pandemia, mas também está sendo importante no apoio da digitalização das prefeituras. Como a telemedicina foi recentemente regulamentada, um projeto como esse antecipa uma etapa de experimentação e traz benefícios para a secretaria de saúde como um todo.” _ Talita André, do Instituto Votorantim

Duplo diamante da conexão

Nosso Playbook de Open Innovation é estruturado em forma de duplo diamante: o primeiro contempla a definição da estratégia de aproximação das corporações e das scale-ups, considerando os objetivos, ambições e os formatos possíveis de inovação. O segundo diamante explora em detalhes esse relacionamento entre as scale-ups e corporações.

No caso da Votorantim, ilustramos da seguinte forma:

Lições da conexão

  • Quando a demanda é clara, é mais fácil gerar conexões certas.

Mesmo com muitas soluções oferecidas pelo mercado, como a Votorantim tinha uma demanda e objetivos claros, o que deixou o processo ágil.

Gustavo Cruz, Endeavor

  • O foco em resultados faz com que todas as ações tenham valor e propósito.

Nós tivemos um grande aprendizado com o foco que o Instituto Votorantim tem em resultados. Assim, agregamos as experiências das corporações com a agilidade das scale-ups para formar a combinação perfeita que o ecossistema precisa.” _ Cristian Rocha, Laura


Acreditamos que é nossa responsabilidade, como empreendedores, organizações de fomento, corporações e também poder público, criar alternativas para o futuro que queremos construir. Uma cultura mais colaborativa, baseada no exemplo, e catalisadora da inovação é o que nos trouxe até aqui – e vai nos levar adiante, atravessando a crise até o outro lado.

Impulsione sua estratégia de inovação com scale-ups

Seja um parceiro

Source link

Posts Relacionados