Como obter a CRC Digital, versão virtual da Carteira Profissional

Sabemos que o mundo caminha para a digitalização de praticamente tudo aquilo que hoje existe em papel. E, em razão disso, a novidade importante para os Contadores de todo o País é a Carteira Profissional Digital ou CRC Digital. O produto, lançado em maio pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, já está em funcionamento e promete deixar alguns processos mais rápidos. Porém, a troca da versão física para a digital não é obrigatória.

CRC Digital

Os mais de 518 mil profissionais em atividade no mercado sabem que o processo de digitalização não é novo exatamente por conta das escriturações contábeis e fiscais, que passaram a ser feitas em um computador e enviadas ao fisco pela internet há anos. E com os documentos não é diferente, visto que a Carteira de Motorista Digital já começou a funcionar este ano. Logo, a digitalização da Carteira Profissional dos profissionais da Contabilidade é uma tendência.

Barateamento

A aquisição da Carteira Profissional Digital é gratuita, tanto para quem já possui a versão física atualizada (que contém um chip, distribuída em 2007), quanto para quem ainda irá concluir sua graduação em Ciências Contábeis. Para aqueles que já tiverem a carteira profissional com chip, a solicitação da versão digital pode ser feita online, via aplicativo.

Como obter?

É preciso apenas fazer o download do aplicativo CRCDigital, que pode ser encontrado tanto na Apple Store quanto na Play Store. Então, será necessário digitar o seu CPF e utilizar a senha já cadastrada para acesso no site da sua região CRC ou do Sistema online do CFC.

CRC desatualizada ou Primeira via

Quem ainda não possui a versão atualizada do documento ou ainda não obteve sua primeira carteira profissional precisará ir ao CRC da sua região para obter o documento, pois será preciso coletar as digitais e tirar uma foto. Aqueles que ainda assim preferirem obter a Carteira Profissional física precisarão pagar uma taxa de R$ 63, já que apenas a versão digital é gratuita.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment