Comprar online e com segurança no Dia dos Namorados

Comprar online e com segurança

Certificado SSL, preços baixos demais, pesquisa…confira pequenas dicas para comprar online que podem evitar dores de cabeça lá na frente.

Com a chegada do Dia dos Namorados, no dia 12 de junho, as compras feitas pela internet ganham volume, uma vez que muitos deixam para adquirir o presente para a sua amada(o) em cima da hora. E é aí que os criminosos virtuais pegam os incautos no pulo, uma vez que, na pressa em comprar, eles deixam de prestar atenção em detalhes que podem indicar golpes virtuais.

Mas, a boa notícia, é que é bastante fácil se proteger contra eventuais fraudes virtuais. É só seguir essas dicas logo abaixo.

Dicas para comprar online e com segurança

1- Preços baixos demais devem ser olhados com desconfiança

Sabemos que você quer dar o melhor presente possível para seu parceiro (a) e, se possível, pagar o menor preço possível. Mas, mesmo assim, quando a esmola é muita, o santo desconfia. Logo, se o valor de um determinado presente está muito abaixo da média, principalmente se o site que você está visitando não é dos mais conhecidos, então desconfie. Confira se o Google considera a página segura (ver abaixo como fazer isso), cheque sites de direitos do consumidor para ver se há muitas reclamações e use sites de comparação para checar a média geral do valor do produto.

2 – Cheque se o site é confiável por meio do certificado digital SSL

o SSL é uma tecnologia que estabelece um link para uma sessão segura entre o navegador da Web do visitante e seu site, de forma que todas as comunicações transmitidas através desse link sejam criptografadas e permaneçam, assim, seguras.

Agora, o próprio Google, ao identificar que o site não conta com o SSL já indica o mesmo com a mensagem “Não seguro” bem ao lado da URL. Ou seja, passe longe dele se você for fazer alguma compra.

Logo, ter um certificado SSL é fundamental para garantir que a loja virtual é segura o suficiente para que você possa comprar nela sem se preocupar com seus dados financeiros.

Se além de alguém que gosta de uma compra virtual segura, você tem um site ou é responsável por um, conheça os diferenciais do SSL Certisign e planeje com a devida antecedência seu ecommerce para o dia dos Pais.

E para você verificar se uma página conta com esse recurso, é fácil:

  • Observe se há um símbolo de cadeado na parte inferior ou superior do navegador de Internet (dependendo do navegador que você usar);
  • Observe se o endereço do mesmo passa a receber um “s” após o http:///;
  • Além disso, quase sempre você notará também uma marca de confiança exibida no próprio site. Os clientes com o Certificado SSL da Certisign, por exemplo, usam um Selo Site Seguro (SSL) em seus sites, geralmente fica no rodapé;
  • Não se esqueça de clicar no selo SSL no site e verificar se o certificado de segurança foi realmente validado para o site em questão. Quando você clica nele ou no símbolo de cadeado na página, os detalhes do certificado são exibidos com todas as informações da empresa.
  • Além disso, para um dono de uma loja virtual, o SSL ainda oferece outras ferramentas de segurança e garante ao e-commerce um ranqueamento melhor nos mecanismos de buscas, como o Google.

3 – Verifique o preço do frete

Ainda que você esteja em uma página confiável e os preços dos produtos estejam atraentes, é importante prestar atenção no preço do frete. Isso porque, dependendo da região em que você mora, esse fator pode encarecer o presente em até 40%, 50%, sem contar o tempo de entrega.

Logo, toda a vantagem de comprar de forma online desaparece, até porque você perde a vantagem do “fator preço” e ainda pode sofrer com atrasos na entrega, principalmente em uma data movimentada como é o Dia dos Namorados. Aí, é melhor optar por um shopping mesmo.

4 – Use sites de comparação de preços

Mesmo que comprar pela internet facilite a nossa vida, pesquisar em site por site também pode ser um exercício cansativo. Logo, uma ótima dica é usar os sites de comparação de preços de produtos, como o Google Shopping, o Buscapé e o Zoom.

Eles comparam os valores de um produto em diversos estabelecimentos e mostram a você a melhor oferta. Você verá, inclusive, valores muito abaixo da média de certas lojas. Aí, o recomendável é olhar a dica número 1 desta matéria.

5 – Cheque o número de reclamações de uma loja antes de comprar

A loja online pode até ter uma boa oferta e garantir a entrega. No entanto, ela pode atrasar a entrega, gerar dificuldades na hora de trocar um produto com defeito ou, simplesmente, não cumprir com o preço prometido na hora da compra, entre outros problemas. Logo, antes de fechar a compra em um determinado e-commerce, pesquise sobre eles em sites como o Reclame Aqui ou o Procon da sua cidade.

6 – Leia reviews sobre os produtos que você quer comprar

Antes de fechar a comprar de um determinado produto que você não conhece muito bem, é importante ler a opinião do publico sobre ele. Os maiores e-commerces abrem espaço para que os usuários façam críticas ou elogios sobre o alvo da sua compra. E você também pode buscar por esse material em sites especializados.

A vantagem da segurança do Certificado SSL, é que ele criptografa as informações inseridas no site, evitando que sejam roubadas em possíveis ataques virtuais. Atente-se à estas dicas e faça as compras para o Dia dos Namorados com segurança.

Você também pode gostar: Certificado SSL grátis x pago? Entenda as diferenças

Posts Relacionados

Deixe um comentário