Conhecimento não é poder

Pessoa recebendo diversas informações

Muitos brasileiros tem dois sonhos em comum: ter uma casa e um emprego. Parece até uma sina mas poucos, infelizmente, alcançam tal objetivo.

Outros brasileiros acreditam que ter um curso superior, ou seja, uma formação acadêmica (faculdade) poderá alterar sua caminhada de vida.

Independente do  acreditar de cada pessoa, a verdade é que muitos brasileiros não foram preparados para ter uma vida empreendedora e raras exceções, ter uma visão financeira, de vendas, de cultura, etc.

Há um consenso que o momento atual é a era da informação.  Somos bombardeados por informações tanto nas mídias sociais, nas ruas e até dentro das lojas. As pessoas vivem conectadas e quase que 99% das pessoas nas áreas urbanas andam com os olhares fixados nos celulares (telemóveis).

Hoje a informação está em todos os lados. Mas raros são os casos de conhecimento de fato.   Informação são  dados que foram processados  sem experiência ou vivência ​​sobre algo ou alguém . Conhecimento é o processamento de dados através de  aprendizagem e da experiência científica com a busca da confirmação.

Temos inúmeros empreendedores com muita informação. Acreditam que sabem ou aplicam a informação pois não conseguem desenvolver algo pra valer.

Em contrapartida, inúmeras são as pessoas com conhecimento porém não aplicam. Não utilizam de fato a sua experiência e vivem em conflito constante pois tal conhecimento faz essa pessoa criar um mundo de crítica tão grande que não produz, não desenvolve e não converte nos objetivos traçados.

A famosa frase  de Sherryl Sandberg “feito é melhor que perfeito” é uma grande verdade. Do que adianta fazer inúmeros cursos, dominar tantas coisas e a ação não se faz acontecer.

Note que poucas pessoas foram preparados para alcançar sucesso. Dentro desse contexto quem tem informação é manipulado ou cria um credo sobre aquele assunto. Já aquele que estuda e se dedica muito a ponto de dominar certo conhecimento estacionam naquele saber sem produzir algo de valor e de grande potencial.

O passo para o sucesso em qualquer negócio é compreender que prosperidade não é ter foco em dinheiro ou numa boa carteira para clientes. O sucesso está no acreditar e na ação.

Experiências são sempre válidas, mas são ações passadas. Deixe no passado aquilo que não se aplica ou que foram dores emocionais ou experiências que não foram sucesso. Lembre-se experiência pessoal é diferente de experiência cientifica.

Muitas vezes inúmeros profissionais de contabilidade, direito, engenharia, empresários, estrategistas de negócios, professores, médicos, etc entendem que sabem de tudo e não conseguem ver que seus negócios e suas vidas estão ruins e com a decadência real batendo a porta tudo por acreditarem que estão no caminho certo.

Mas quais as crenças que te fazem prosperar?

Contudo, conhecimento sem aplicação não é poder. Aplique. Agora.

 

Sergio Bispo
Sergio Bispo

Contabilista, especialista em controladoria e finanças; é empreendedor digital, palestrante, autor de livros e artigos, professor e consultor nas áreas contábil, tributária, controladoria, PCP, logística, custos e estruturação de negócios.

Posts Relacionados