Contabilidade para academias: entenda como fazer

Imagem de 20135625 por Pixabay

Quem tem um negócio como esse, sabe que é essencial uma contabilidade para academias, para mantê-lo em dia com suas responsabilidades tributárias e fiscais, além de, claro, permitir uma tomada de decisão muito mais assertiva.

O controle maior sobre a gestão financeira da empresa é importante para profissionais autônomos como alguns personal trainers, donos de CrossFit, estúdios de musculação, artes-marciais e fisioterapia, entre outras atividades relacionadas ao mundo fitness.

A importância da contabilidade para academias e profissionais da área fitness

Agora você deve se perguntar: qual a finalidade de ter um profissional de finanças na sua empresa, certo? Bem, durante anos, esse serviço foi qualificado como um “mal necessário”, sendo que o contador era chamado de guardador de livros e visto mais como um agente do governo interessado em impostos, do que como uma verdadeira ajuda.

Uma contabilidade para academias é realmente imprescindível para o sucesso do seu negócio, faz toda a diferença para minimizar prejuízos e aumentar a lucratividade. Além disso, a abordagem consultiva, também auxilia na tomada de decisão.  

A tributação para academias

Outro ponto que precisamos abordar é o regime de tributação para as academias. Hoje o Brasil oferece 3 modelos diferentes: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Explicando rapidamente, o Lucro real é um dos mais complexos, já que utiliza os impostos sobre o lucro, como IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Eles incidem sobre a diferença entre o faturamento e os gastos ocorridos em um período. Daí tiramos o nome Lucro Real.

No Lucro Presumido, a diferença fica na base de cálculo das alíquotas dos tributos. Os lucros, inclusive, não precisam ser apurados, já que são fixados e presumidos pela própria Receita Federal. 

O Lucro Presumido e o Lucro real têm como semelhança suas inúmeras obrigações, declarações, envios de demonstrativos mensais e anuais que devem ser enviados diretamente para os órgãos que fiscalizam a parte tributária das empresas.

E, por último e não menos importante, temos o Simples Nacional. Escolhido pela grande maioria dos empresários, suas alíquotas são mais brandas e o número de obrigações acessórias é muito menor.

Além disso, todos os tributos que deverão ser pagos, são incluídos em uma única guia, facilitando assim o trabalho da contabilidade para academias

As 5 principais dicas para fazer a gestão financeira e contabilidade para academia

Para que você possa ter um maior controle financeiro e implementar uma contabilidade para academias, separamos alguns tópicos básicos que poderão lhe guiar nos primeiros passos.

1. Faça um bom controle de fluxo de caixa

Um bom fluxo de caixa é importantíssimo para qualquer empresa, com objetivo de registrar todas as entradas e saídas de recursos do seu negócio e, ainda, poder prever futuras necessidades e se haverá como honrá-las.

2. Elabore um planejamento financeiro eficiente

Com um bom planejamento financeiro, você será capaz de prever todas as finanças do seu negócio. Essa é uma ferramenta muito importante, que poderá orientar quais os próximos passos a serem seguidos e como sua empresa conquistará seus objetivos.

3. Defina índices financeiros

Os indicadores financeiros são importantes para orientar nas principais decisões sobre o futuro do financeiro do negócio. Os dados são obtidos diretamente do Balanço Patrimonial. São eles:

  • Índices de liquidez corrente, geral e seca;
  • Indicadores de solvência;
  • Índices de endividamento;
  • Composição do endividamento, ou seja, se ele é de curto, médio ou longo prazo;
  • Retorno sobre investimentos ou patrimônio;
  • Participação de capital de terceiros.

Eles irão apontar quais os pontos percentuais mais importantes para serem ajustados na contabilidade para academias.

4. Utilize um sistema de gestão financeira

Quando implementamos uma contabilidade para academias, é ideal termos o suporte de um bom sistema de gestão financeira, já que a tecnologia contribui e muito para a evolução das finanças no Brasil.

Mesmo com a inserção de dados avulsos e que possam não fazer sentido algum e quando se percebe, temos informações consolidadas de grande qualidade. 

5. Conte com a ajuda de um contador

Por fim, não há como imaginar a implementação da contabilidade para academias sem a ajuda de um bom contador. Esse profissional é imprescindível neste trabalho. Além de auxiliar em todas as outras atividades que mencionamos, ele será o responsável pelos documentos contábeis emitidos pela sua empresa.

Entre em contato com a equipe da RR Soluções , comece hoje mesmo sua contabilidade para academias e veja seu negócio crescer.

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados

Deixe um comentário