Coronavírus: Como manter sua empresa ativa em momentos de crise

Para manter uma empresa ativa,
principalmente em momentos de crise econômica, é preciso bastante atenção ao
fluxo de caixa, ao controle financeiro, as medidas trabalhistas anunciadas pelo
governo para manutenção dos empregos, bem como, os incentivos do governo para
obtenção de crédito.

Saiba como manter sua empresa ativa em momentos de crise lendo nosso artigo.
Vamos lá?

Tenha um bom controle financeiro

Muitos pequenos empresários estão
na linha de frente desta crise do Covid-19, tendo que interromper as atividades
das suas empresas devido ao período de quarentena à pandemia da doença do
Coronavírus (COVID-19).

Diante disso, percebendo a cada dia
o seu faturamento diminuindo, e em muitos casos reduzido a “zero”, o
empreendedor percebe uma possibilidade real de sofrer com problemas de caixa no
curtíssimo prazo.

Contudo, com menos dinheiro em
caixa e grandes incertezas na economia do país, os empresários precisam
encontrar soluções que possam assegurar a suas operações, procurando manter o
foco em suas principais fontes de receitas, bem como manter um maior controle das
operações de recebíveis em cartão de crédito sobre as vendas realizadas a prazo.

Sendo assim, o controle financeiro
é uma das principais ferramentas que colabora na saúde financeira, como também
para manter sua empresa ativa em
momentos de crise.

Ou seja, o controle das finanças da
sua empresa irá permitir compreender os ajustes necessários em sua operação
para suportar as instabilidades da economia.

Abaixo destacamos algumas dicas de
como superar este momento e quais as medidas necessárias para preparar a sua
empresa para um momento crise, veja abaixo:

  • Elaboração de um plano
    de ação com todas as medidas necessárias para minimizar os riscos do seu
    negócio;
  • Controle de custos e
    despesas fixos e variáveis, identificando quais os gastos essenciais, e qual o
    tamanho da operação necessária para um momento de crise;
  • Análise do fluxo de
    caixa, considerando as medidas anunciadas pelo governo para postergação do
    pagamento de impostos e encargos, além dos incentivos de crédito para pagamento
    da folha de pagamento e para o capital de giro do negócio;
  • Análise dos critérios
    que compõem o preço dos produtos e serviços da sua empresa, comparando com os
    preços dos seus concorrentes;
  • Automatização e
    otimização dos processos de gestão financeira, com implantação de sistema
    financeiro na nuvem, ou delegando estes processos para um prestador de serviços
    terceirizado;
  • Mensuração de ações
    para melhorar os resultados da empresa durante o período de crise;

Leitura complementar: Você sabe como vender seus serviços? Entenda como gerar
valor para seu negócio

Elimine os gastos desnecessários

Crise não é apenas sinônimo de mais
trabalho, mas também de novas possibilidades. Toda empresa possui aqueles
custos e despesas que são desnecessários, mas que nunca são eliminados, sendo o
momento de crise uma oportunidade perfeita para que estes cortes sejam feitos.

Desta forma, após uma análise
criteriosa é possível eliminar gastos desnecessários, readequando estes gastos
ao atual tamanho da sua operação.

Entretanto, todo corte deve ser
feito de forma cautelosa, sem que comprometa a produtividade da sua operação e
a qualidade do seu produto ou serviço.

Estude novas possibilidades

As possibilidades para enfrentar o
período de dificuldade financeira e manter
sua empresa ativa em momentos de crise
podem variar conforme o tipo de
atividade desenvolvida por sua empresa, bem como os problemas que ela possui em
sua gestão.

Entretanto, algumas medidas comuns
podem beneficiar pequenos e médias empresas. Veja quais são:

  • Diminua o tamanho da
    sua operação aos atuais níveis de faturamento da empresa;
  • Aumente mix de
    produtos ou serviços oferecidos, e foque nas vendas daqueles que possuem maior
    margem e maior volume de vendas;
  • Expanda sua empresa
    para outras localidades e estados, utilizando a internet, ferramentas e
    processos digitais;
  • Mude o seu modelo de negócio,
    analisando e estruturando a sua proposta de valor de acordo com a estratégia da
    empresa e o seu público alvo;

Ajuste o planejamento

O ano mal começou e o cenário de
uma crise econômica mundial não estava nos planos de muitos empresários.

Deste modo, busque fazer ajustes em
todo o planejamento da empresa, de modo que consiga manter sua empresa ativa em momentos de crise.

Elabore estratégias que contribuam
na recuperação financeira e para que consiga cumprir seus objetivos. Você
também pode fazer uma lista de quais ações podem ser tomadas.

Deste modo, busque traçar novas
metas, desde que estejam de acordo com a realidade atual do mercado.

Lembre-se de monitorar todo o seu
plano de negócios e, caso seja preciso, reavalie decisões de investimentos.

Verifique também as condições de
vendas e compras de seus produtos e serviços, caso seja preciso, precifique
novamente, analisando sempre a realidade do mercado onde a sua empresa atua.

Neste artigo, o leitor acompanhou
nossas dicas de como manter sua empresa
ativa em momentos de crise.

Falamos sobre identificar
problemas, avaliar possibilidades e também na abordagem de novas estratégias
para o seu modelo de negócio.

Acreditamos que nossas dicas podem
ajudar o empreendedor a driblar este período delicado de uma crise econômica
iminente.

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empreendedores a manterem suas empresas ativas em momentos de crise.

Fonte: Rimar Contabiilidade

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