Empreendedorismo digital: veja como funciona essa modalidade de negócios

Além da alteração nos hábitos de consumo da sociedade, a Transformação Digital também trouxe uma série de impactos positivos para o mercado empresarial. A exemplo, hoje muito se fala em empreendedorismo digital, cujo foco está em explorar as oportunidades de negócio criadas em meio às transformações tecnológicas pela qual passa o mundo.

Esse mercado vem crescendo rapidamente, à medida que os meios digitais se tornam o padrão para atividades rotineiras. No entanto, dados do Google indicam que, no Brasil, ainda existe um grande potencial a ser explorado no meio digital, já que o índice de maturidade digital está em 3,0, em uma escala que vai até 5,0.

Além disso, o estudo também aponta que a melhora nesse índice de maturidade digital, com o consequente desenvolvimento de novas competências no segmento, tem o potencial de somar US$ 75 bilhões ao PIB nacional até 2025.

Nesse contexto, o empreendedorismo digital desponta como uma grande oportunidade de inovar em um momento altamente propício para se explorar o mercado digital. Para ajudar você, preparamos este artigo a fim de esclarecer melhor como funciona essa modalidade de negócios. Acompanhe!

O que é o empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital nada mais é do que a tendência atual de se planejar e executar um negócio com base principalmente nas oportunidades criadas no meio digital. Em outras palavras, é desenvolver um negócio em que o foco de atuação está em oferecer um produto ou serviço via internet.

Atualmente, esse mercado tem se mostrado altamente promissor, dada a crescente digitalização dos serviços. Hoje, por exemplo, o mercado já explora bastante o e-commerce, a educação a distância e os serviços baseados em nuvem, assim como a tecnologia de Certificação Digital — que é vetor da digitalização de inúmeras tarefas presentes na rotina de empresas e profissionais.

Quais as vantagens desse novo formato?

Não há dúvidas de que os meios digitais estão assumindo o lugar de meios tradicionais. À medida que a tecnologia avança e novas soluções vão surgindo, o burocrático abre espaço para o descomplicado, o manual dá lugar ao automatizado e o analógico se transforma em digital. Essa é a tendência atual.

Muito disso se deve às vantagens que o mundo digital oferece. No caso do empreendedorismo, a realidade não é diferente. Falar em empreendedorismo digital é falar em oportunidades, em um mercado promissor e altamente democrático.

Para comprovar, a seguir reunimos algumas das principais vantagens de se explorar esse conceito. Confira!

Apresenta um custo mais reduzido

Empreender digitalmente tem como principal benefício a questão do investimento inicial. Para iniciar um negócio nesse formato, em regra, não é necessário investir grande montantes de dinheiro. Isso porque a maior parte dos custos do empreendimento são eliminados — como imóvel, estrutura física, profissionais e afins.

Proporciona mais oportunidades

À medida que a sociedade migra para os meios online, mais oportunidades são geradas nesse mercado. São mais pessoas utilizando serviços, produtos e buscando informações na internet a todo momento. Ou seja, há um terreno fértil e promissor esperando para ser explorado por quem tem novas ideias e está disposto a arriscar.

Nesse cenário, cabe ao empreendedor enxergar oportunidades criadas pelo empreendedorismo digital. Hoje, o comércio, a indústria, o varejo e o setor educacional, o marketing e tantas outras áreas da economia estão se reinventando. Logo, é preciso abrir a mente e buscar estratégias para criar novos negócios ou reinventar aqueles mais tradicionais, cuja modernização pode atrair novos públicos.

Não tem barreiras geográficas

Outra grande vantagem dos negócios digitais é a sua amplitude. Sem as barreiras geográficas impostas pelos modelos de negócios tradicionais, tudo fica mais fácil. Uma empresa pode atingir clientes em âmbito local, regional e até global, dependendo apenas da forma como as ações são planejadas.

Tem alto poder de segmentação

Com o apoio de ferramentas de marketing e dados do mercado, o empreendedor digital tem à sua disposição um elemento determinante para o sucesso de qualquer negócio: a segmentação. O recorte preciso do público-alvo permite a oferta de produtos e serviços mais personalizados, baseados em dados de perfil do cliente, localização e interesses.

A partir dessa característica, o negócio digital consegue ser mais estratégico, atendendo com mais precisão o seu cliente. Na prática, isso é um fator decisivo para se converter oportunidades de negócio em resultados efetivos.

Como seguir pelo caminho do empreendedorismo digital?

Empreender digitalmente, assim como no modelo tradicional, reserva alguns desafios. É preciso ser estratégico nas ações, conhecer o mercado e agir com base em informações concretas. Caso contrário, os resultados podem não ser os mais satisfatórios.

A seguir, reunimos algumas dicas que ajudarão você a empreender com mais precisão, aproveitando melhor as oportunidades do mercado digital. Acompanhe!

Defina um nicho de mercado

Um fator determinante para o sucesso de um negócio digital é a sua identificação com o público. Ser visto com autoridade e referência naquilo que se faz é altamente positivo, embora exija um alto nível de especialização.

É nesse ponto que definir um nicho de mercado e se especializar nele é tão importante. Em muitos casos, abrir demais o leque de serviços e produtos da empresa pode prejudicar o negócio, especialmente pelo fato de não se conseguir atingir um bom nível de especialização.

Esse fator é rapidamente percebido pelo público, o que pode acarretar em falta de confiança e prejuízo para os negócios. Portanto, o melhor é ter um foco de atuação, qualificando-o cada vez mais para conquistar sua fatia no mercado.

Tenha um canal com o cliente

No mundo digital, as interações são uma marca forte. O cliente está o tempo todo conectado e consumindo informação. Logo, é fundamental que o empreendedor crie estratégias para se manter em contato com o público, seja para coletar informações e mapear suas necessidades, seja para nutrir o relacionamento para fidelizar o consumidor.

Hoje, estar em constante contato com o cliente não é uma tarefa complexa. Existem diferentes canais que podem possibilitar essa interação, como é o caso das redes sociais, dos aplicativos de comunicação e das próprias páginas na internet.

Divulgue o seu negócio

Existe uma máxima que diz que quem não é visto, não é lembrado. No mercado digital ela se aplica muito bem. Para se alcançar o sucesso no mercado digital, é preciso ser visto, reconhecido e associado a fatores positivos.

Por esse motivo, é fundamental divulgar o seu negócio. A chamada presença online é um dos pontos mais importantes para o crescimento de um negócio digital. Para isso, explorar estratégias como o marketing digital e as redes sociais, por exemplo, pode trazer resultados bastante promissores.

Por fim, como vimos, o empreendedorismo digital vem se tornando uma tendência cada dia mais comum no mercado. O caráter democrático dessa modalidade de negócio, somado às oportunidades que ela reserva, são alguns dos pontos que justificam o seu crescimento acentuado na atualidade. Seguir por esse caminho, sem dúvidas, é uma opção interessante para o empreendedor moderno, que busca se alinhar às novas tendências e se destacar.

Fonte: Soluti

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