Identidade digital: 3 tendências que englobam IA

Imagem de um robo com as mãos levantadas
*Por Bruno Ribeiro

O grande volume de dados em circulação, a necessidade por resoluções rápidas e acessos em tempo real são apenas alguns pontos que estão impulsionando a identidade digital. Ou seja, isso inclui biometrias, soluções de assinatura e plataformas de credenciais verificáveis. Então, de acordo com um relatório publicado pela Liminal Strategy Partners, em 2022, o mercado de identidade digital deverá crescer de US$ 32,8 bilhões – registrados ano passado – para US$ 266,5 bilhões até 2027.

Diante disso e do surgimento de tecnologias cada vez mais avançadas e ferramentas inovadoras, como a inteligência artificial, é possível apontar algumas das principais tendências que vão impactar o segmento, acompanhando um perfil de empresas e cidadãos mais conectados e exigentes em relação a questões como segurança e praticidade. São elas:

1. Identidade digital reutilizável e descentralizada

O modelo no qual as informações das pessoas são construídas por meio das chamadas credenciais verificáveis, emitidas por diferentes entes públicos e privados, é uma tendência. Em suma, os usuários guardam seus dados em carteiras digitais e, dessa forma, ficam com o controle total sobre para quem ou para o quê concedê-los, liberando acesso somente àquilo que é necessário em cada contexto.

Deste modo, todos os setores que oferecem serviços e produtos (seja no físico ou digital), podem se beneficiar. Um banco digital, por exemplo, pode definir quais são os documentos necessários para abrir uma conta. Dentro de sua carteira digital (aplicativo), o cliente registra as informações e compartilha – tudo já validado automaticamente pelos órgãos emissores, permitindo que a conta seja aberta rapidamente e com segurança.

Considerando esse exemplo e o mercado no geral, trata-se de uma evolução importante: de um lado, há os benefícios aos titulares com o controle de seus dados e comodidade de ter, em um único local, suas informações. Do outro, há as empresas que, em vez de terem que investir em infraestrutura física e lógica para colher, tratar e armazenar dados, podem se beneficiar somente acessando o que for necessário para aquela determinada ação, sem o ônus do armazenamento e responsabilidades em torno dessa questão.

2. Inteligência artificial e regulamentação

Permitindo uma grande capacidade de análise de dados, a IA surge no segmento como uma aliada no combate a fraudes e para a manutenção da segurança. Além disso, sendo uma ferramenta muito utilizada para personalização, no quesito identidade, ela pode auxiliar no monitoramento do comportamento do consumidor. Entretanto, questões como privacidade de dados e o próprio limite de uso precisam ser definidas.

3. Identidade digital: Privacidade e controle das informações

O consumidor tem cada vez mais controle sobre suas informações pessoais. Exemplo disso é o open finance, que vem revolucionando o segmento financeiro e a independência do público atendido pelas instituições financeiras. Nesta modalidade, as pessoas escolhem, por exemplo, para quais plataformas migrar e onde iniciar ou finalizar determinado processo. Essa é uma movimentação que deve ser vista com maior frequência nos próximos anos. Em contrapartida, em relação à privacidade, as empresas deverão ser mais transparentes com o processo de identificação e autenticação, informando os clientes sobre cada etapa e utilização de dados – tendo em vista que todos estão mais conscientes sobre a importância e o valor dessas informações.

Bruno Ribeiro é especialista no desenvolvimento de aplicações de segurança e gerente de inovação na CertiSign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil.

Sobre a CertiSign

A CertiSign é a principal Autoridade Certificadora no Brasil e especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos.

Ao longo do tempo, se tornou sinônimo de inovação e confiança, emitindo mais de 15 milhões de certificados digitais e com mais de 2.200 pontos de venda no Brasil e no exterior.

Além disso, a CertiSign fornece a proteção para sites, lojas virtuais e e-commerces por meio do Certificado SSL, garantindo uma jornada segura para quem acessa os ambientes e aumentando a visibilidade desses sites.

A CertiSign oferece soluções seguras para serviços e transações online nos setores financeiro, de saúde, do Governo e educacional, garantindo a identidade das partes envolvidas e proporcionando segurança, eficiência e redução de custos.

Profissionais, como médicos, dentistas podem contar com a alta qualidade e segurança dos certificados digitais CertiSign. Para advogados, somos Prestadores de Serviço e Suporte da Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil (AC-OAB), oferecendo o exclusivo certificado OAB.

Já para os contadores, além de certificados de todos os tipos e modelos, para eles e seus clientes, há o iziClub, um programa de relacionamento. A cada venda de certificado digital CertiSign, o contador recebe Dotz que podem ser trocados por dinheiro ou mais de 50 mil prêmios.

A CertiSign disponibiliza o iziSign, um portal de assinaturas para empresas e para você. Essa plataforma permite assinar documentos com validade jurídica de forma ágil e simples, a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta um clique para assinar o documento.

Por fim, os clientes CertiSign podem renovar os certificados digitais totalmente online. Basta acessar a página para renovação dos certificados.

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Fonte: Certisign

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