Liderança feminina no RH – Folhacerta

Mulher Com Blusa Floral Azul Sentada Enquanto Usa Um Laptop

A participação das mulheres no mercado de trabalho tem crescido anualmente. Em 2021, por exemplo, a taxa de participação da mulher no mercado de trabalho foi de 51,56%. Ainda assim, esse número é inferior ao percentual de homens no mercado de trabalho (71,64%), segundo uma matéria produzida pela CNN Brasil.

Nas empresas, o setor que mais emprega mulheres é o de Recursos Humanos, vale dizer, também conhecido como RH. Continue a leitura e saiba mais.

As mulheres são maioria no setor de RH

A mulher desempenha no RH de uma empresa um papel cada vez mais expressivo, capaz de fazer com que um negócio alcance seus objetivos com rapidez.

Uma área que era majoritariamente ocupada por homens, hoje, cede seu espaço para as mulheres. Ao menos, é o que indica um levantamento feito pelo Mercadômetro, site especializado no mercado de trabalho.

De acordo com a pesquisa feita por esse portal, as mulheres são maioria no setor de RH das empresas. O levantamento se baseou em dados do Ministério do Trabalho e Emprego e apontou que há 84.146 mulheres em cargos associados ao departamento de recursos humanos de organizações, o equivalente a 75,2% dos trabalhadores, contra 27.787 homens. Isso significa dizer que para cada quatro trabalhadores especialistas em RH, três são do gênero feminino.

O cargo mais ocupado por mulheres no RH das empresas foi, conforme a pesquisa, o de psicólogo do trabalho (para essa função, 9 em cada 10 trabalhadores são do sexo feminino). Esses números revelam que a liderança feminina no RH ocupa cada vez mais espaço nas empresas.

Características que levam as mulheres a liderarem o RH

Além de serem maioria na população, as mulheres possuem características que as ajudam a ocupar cada vez mais uma posição de liderança nos RHs das empresas. A seguir, conheça quais são elas de acordo com uma matéria feita pelo portal Carreira:

Empatia

Para trabalhar com pessoas, o profissional precisa possuir a empatia como uma das suas principais habilidades. Afinal, é importante saber se colocar no lugar do outro com o objetivo de garantir soluções adequadas ao seu desenvolvimento.

Nesse sentido, a mulher se destaca, uma vez que ela conta com significativa capacidade de ouvir, o que favorece o diálogo e a resolução de conflitos.

Multitarefa

Outro diferencial apresentado por uma grande parte das mulheres é a capacidade de assumir diversas funções, muitas vezes ao mesmo tempo. Não é demais destacar que, em muitos dos casos, a mulher, além de lidar com as responsabilidades profissionais, também precisa cuidar das obrigações domésticas.

Flexibilidade

Por fim, a mulher possui maior flexibilidade para negociar no âmbito do trabalho, justamente por contar com uma grande capacidade de ouvir. Isso faz com que o ambiente de trabalho se torne mais agradável, produtivo e assertivo.

Diante do que foi apresentado, sem dúvida a mulher vem ocupando no RH um espaço cada vez mais expressivo, mudando assim o cenário de muitas empresas e fazendo com que elas alcancem seus objetivos com rapidez.

Sua empresa faz parte desse cenário e tem uma liderança feminina no RH?

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments