Meios de cobrança digital os melhores para implementar na empresa

São vários os obstáculos que as empresas enfrentam para cobrar clientes inadimplentes, como a dificuldade de localizar o devedor e o desgaste no relacionamento. Nesse cenário, os meios de cobrança digital vêm ganhando bastante espaço no mercado, por reduzirem custos operacionais e facilitarem a vida dos empreendedores.

Segundo uma pesquisa feita em 2018 pela Serasa Experian, 48,8% dos brasileiros inadimplentes já negociaram por canais digitais. E, com todas as vantagens que essas ferramentas trazem ao processo, a tendência é que esse número cresça ainda mais.

Pensando nisso, listamos os principais meios de cobrança digital que você pode implementar na empresa:

  1. WhatsApp;
  2. Chatbots;
  3. Portais de negociação;
  4. SMS;
  5. E-mail.

Para saber mais sobre como funcionam esses canais, continue acompanhando o post!

1. WhatsApp

Um estudo da Croma Insights aponta que o WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais usado pelos brasileiros. Para se ter uma ideia, 65% dos entrevistados disseram que têm o hábito de acessar o app logo que acordam, e 60% afirmaram usá-lo como ferramenta de trabalho.

Tanta popularidade explica o sucesso do app como um dos meios de cobrança digital mais efetivos do país. De acordo com o Serasa, 45% dos inadimplentes já usaram o app para negociar suas dívidas.

A plataforma é muito versátil nesse quesito: pode ser usada tanto em cobrança ativa, com iniciativa do credor, quanto em cobrança passiva, com a negociação sendo realizada por livre e espontânea vontade do devedor.

Através do WhatsApp,é possível fazer simulações de pagamentos e acessar boletos com facilidades. Tudo isso por meio de um diálogo fácil, instantâneo e 100% digital, sem o desgaste e o constrangimento que podem ocorrer em ligações telefônicas.

A conversa é mais confortável para ambas as partes, e o inadimplente pode responder na hora em que puder, sem se sentir pressionado ou obrigado a pensar em soluções rápidas para pagar a dívida.

2. Chatbots

Com um funcionamento parecido com o do WhatsApp, os chats on-line também estão entre os meios de cobrança digital mais usados pelos brasileiros: 44,9% já negociaram dívidas nessas ferramentas.

A diferença é que nem sempre há um humano do outro lado da tela: os robôs de inteligência artificial, ou chatbots, estão cada vez mais eficientes na realização de negociações com devedores.

Segundo a empresa de tecnologia Zenvia, 80% dos clientes realizam seus pagamentos após negociações conduzidas por bots, o que os torna um meio de cobrança digital com alta taxa de conversão. Ainda segundo a desenvolvedora, o retorno da ferramenta é sete vezes maior em relação à cobrança por telefone, e os custos são 95% menores.

A implementação do chatbot pode ser feita tanto no próprio site da empresa como no Facebook Messenger. Eles respondem rapidamente e negociam de forma simples, emitindo avisos de vencimentos, boletos e dando detalhes da cobrança.

Além disso, a tecnologia também tem a vantagem de processar informações nas interações com as pessoas, o que ajuda a trazer novos insights para melhorar as estratégias de cobrança.

3. Portais de negociação

Os portais de negociação são meios de cobrança digital que permitem que acordos sejam feitos pela internet. O consumidor inadimplente pode acessar o site e visualizar as propostas feitas pela empresa credora, selecionando a que mais se enquadra no seu perfil financeiro.

É possível escolher o número de parcelas, a data de início do pagamento e comparar condições, entre outros detalhes importantes na negociação de uma dívida.

Caso a instituição credora não seja parceira da plataforma, o usuário pode enviar por conta própria uma sugestão de forma de pagamento. Depois, o site se encarrega de enviar o pedido, junto com uma solicitação de parceria.

Existem portais de negociação tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. O Serasa Limpa Nome, por exemplo, já atinge 27 milhões de consumidores em todo o Brasil, com descontos que podem chegar a até 92% do valor da dívida.

>> Para saber mais sobre o assunto, confira este outro post do nosso blog:
Renegociação de dívidas: o que é e como escolher a melhor opção? <<

4. SMS

Muitos podem pensar que o SMS é uma ferramenta obsoleta, mas ainda é um dos meios de cobrança digital mais efetivos para as empresas. Isso porque esse canal de contato tem um custo extremamente baixo e alta possibilidade de automação, permitindo um contato rápido, simples e direto.

Uma das principais vantagens é não ter necessidade de instalar um app ou software para ter acesso às mensagens, o que amplia muito número de pessoas que podem ser alcançadas.

O conteúdo dos torpedos pode variar, mas é enviado sempre da forma mais enxuta possível. Entre as alternativas de cobrança por SMS, podemos citar:

  • alerta de comparecimento ao estabelecimento para negociação;
  • envio do código de barras para pagamento;
  • envio da 2ª via do boleto.

5. E-mail

O e-mail é outro meio de cobrança digital bastante popular. Por esse canal é possível notificar o devedor sobre o pagamento enviando lembretes automáticos dias antes do vencimento.

Assim, as chances de esquecimentos e atrasos diminuem consideravelmente. Afinal, quem nunca deixou de pagar um boleto porque simplesmente não se lembrou do prazo?

Caso o pagamento não seja feito, é possível utilizar o canal para continuar entrando em contato com o consumidor, reforçando a mensagem e evoluindo a comunicação. Muitas vezes, o diálogo é a melhor forma de resolver a situação, sem precisar de protestos ou ações judiciais.

Além da questão do diálogo, o pagamento também é facilitado, assim como nos meios de cobrança digital. Basta enviar os boletos com valores atualizados, gerados em formato PDF ou HTML, para que a pessoa efetue o pagamento com facilidade.

Agora que você já conhece os principais meios de cobrança digital, que tal colocar em prática o que aprendeu no post? Quando a empresa se esforça para simplificar a vida do cliente, ela passa a ter mais credibilidade no mercado. Por isso, o ideal é investir em diversos canais e escolher formas de comunicação que sejam alinhadas ao perfil do consumidor.

Fonte:Xerpa

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