O que é teletrabalho e quais benefícios desta modalidade?

Imagem de uma mulher usando, em casa, laptop preto e prata

Descrição: O teletrabalho vem sendo adotado cada vez mais nas empresas, veja como funciona e quais suas principais vantagens e benefícios.

O teletrabalho é cada vez mais uma tendência no Brasil, já que muitas empresas estão incorporando essa nova forma de execução de tarefas. Venha aprender mais sobre esse esquema.

O que é teletrabalho?

Muitas pessoas confundem teletrabalho com escritório em casa. A primeira pode ser feita de qualquer lugar: de casa, de um café, de um quarto de hotel, de um espaço de coworking… e assim por diante. O Home Office, por outro lado, é feito exclusivamente em casa.

No teletrabalho, os objetivos, tarefas e atividades permanecem os mesmos e o profissional deve ter as mesmas habilidades e necessidades que aqueles que vão ao escritório todos os dias.

Benefícios para o lado empresarial

A redução dos custos operacionais é uma das vantagens para as empresas que adotam o teletrabalho, porque há custos mais baixos de eletricidade e água, por exemplo. Significa também uma melhoria na gestão dos funcionários, uma vez que o diálogo é feito através de ferramentas de comunicação que estão sempre à disposição dos profissionais.

Os níveis de estresse são reduzidos e há uma maior colaboração entre a equipe, assim como um aumento da produtividade. Os funcionários podem planejar seu calendário de atividades de acordo com seus compromissos pessoais. Com isso, o engajamento se torna mais intenso e consciente, fazendo com que os funcionários tenham uma relação mais dedicada com seu trabalho.

Benefícios para o empregado

A qualidade de vida é, sem dúvida, um dos maiores benefícios para os teletrabalhadores, uma vez que eles poupam tempo de deslocamento de e para o escritório, evitando o estresse do trânsito e outros imprevistos.

Aqueles que optam por esse modelo de trabalho também podem seguir uma rotina de acordo com suas preferências e não têm que abrir mão de seus hábitos devido à carga de trabalho envolvida no serviço. Por exemplo, uma pessoa pode usar o tempo que passaria no trânsito para ir à companhia e assistir a uma aula de ginástica perto de sua casa ou usar esse tempo para fazer um curso.

A rotina dos teletrabalhadores

Não importa se o senhor trabalha no escritório ou home office, mas os objetivos são os mesmos para todos os funcionários e as atividades devem ser executadas da mesma maneira.

E mesmo que o trabalho possa ser feito digitalmente, é preciso que haja uma relação estreita entre os dirigentes e seus funcionários. Idealmente, reuniões presenciais deveriam ser realizadas a cada 15 dias para ajudar no desenvolvimento das tarefas.

Além disso, o feedback é essencial para que o trabalho remoto funcione bem para ambas as partes!

Teletrabalho e salário

Quer o senhor seja uma empresa ou um empregado, há prós e contras em trabalhar remotamente. Trabalhar de casa ou em espaços compartilhados é uma solução que está de acordo com as tendências do mercado e gera benefícios para todas as partes.

No entanto, deve ficar claro que a conveniência da liberdade no trabalho não significa que a pessoa trabalhe menos do que se fosse a empresas todos os dias.

Portanto, a relação entre horário de trabalho e remuneração é uma função dos gerentes e empregadores para controlar e administrar funções de acordo com a carga de trabalho.

E o você, alguma vez fez um trabalho remoto, o que pensa sobre essa tendência global, responde lá nas redes sociais e compartilha o link do nosso artigo!

Fonte: FiscalTi

Posts Relacionados

Deixe um comentário