Os 5 melhores nichos para empreender adquirindo uma empresa em 2021

Nestor Casado

Existem diversas formas de empreender: seja começando uma empresa, criando um projeto dentro do seu trabalho ou até adquirindo uma startup ou scale-up. Se você planeja adquirir uma empresa pronta em 2021, veja quais são as nossas apostas para o ano que vem. 

2020 mudou os hábitos de consumo e transformou alguns nichos, tornando-os fundamentais para a sociedade. Empresas de tecnologia, alimentação e até mesmo de construção tiveram espaço para crescer em um ano que as pessoas precisaram ficar em casa e manter o isolamento social.

Por isso, se o objetivo da sua compra for empreender para promover o crescimento de uma empresa, existem nichos que estão em crescente escala. Dessa forma, é preciso encontrar sócios de algumas startups que procuram vender sua empresa ou uma participação nela para conseguir capital para crescer com ainda mais velocidade. 

Em quais setores devo investir se meu objetivo for empreender através da compra de uma empresa para acelerar seu crescimento?

Na CAPITAL INVEST – M&A Advisors, assessores financeiros especializadas em fusões e aquisições -, empresa em que trabalho, fizemos análises de alguns setores, entre os mais ativos em número de transações de M&A, que são oportunos para comprar empresa adicionando valor em 2021. 

  • Empresas de base tecnológica 

Empresas de base tecnlógica operam em um ramo exclusivamente virtual, como por exemplo:  mídias sociais, marketplaces e e-commerces, prestadoras de serviços online, etc

Em 2020, o investimento nesse nicho – que já era um excelente negócio -, passou a ser ainda melhor, considerando o acréscimo da demanda pelos serviços virtuais, causada pelo distanciamento social.

Na mesma linha, com a transformação digital que muitas sociedades estão experimentando atualmente, pode ser um ótimo momento para comprar uma empresa de TI. Desde empresas de software, hardware, SaaS (Software As A Service), apps, outsourcing de IT, etc. 

O segmento financeiro brasileiro está sendo revolucionado pelas fintechs. A união entre tecnologia e finanças está melhorando a competitividade do setor e seus preços.

Isso pode gerar muitas oportunidades para quem quer adquirir empresas nesse ramo, unindo a tecnologia às finanças e se preparando para as oportunidades que vão surgir.

O setor de alimentação também pode ser um bom negócio neste momento. Os hábitos de consumo mudaram: as pessoas deixaram de ir para restaurantes e passaram a cozinhar mais em casa. Esta mudança favoreceu as empresas de delivery, assim como o varejo alimentar. 

Outro fato é a tendência a consumir alimentos saudáveis, como frutas e verduras orgânicas, assim como comidas com baixo teor de carboidratos processados.

  • Segmento imobiliário residencial

Com o confinamento da população e o aumento do home office, as pessoas procuram reformar suas residências. 

Ainda com os juros reais em mínimos históricos, e com uma maior facilidade para obter financiamentos, o segmento está no melhor momento da última década.

Dessa forma, esses são alguns setores que percebemos em crescente escala. Entretanto, para você ter êxito empreendendo via a aquisição de uma empresa pronta precisa levar em consideração todo o processo de aquisição da empresa. Entre os pontos chave que você deve cuidar estão a escolha da empresa que você pretende adquirir, o valuation financeiro, e a negociação financeira da aquisição.

mac cta

Source link

Posts Relacionados