Otimizar tarefas e produzir mais: como a Contabilidade pode ajudar

Imagem de Firmbee por Pixabay

O tempo em que o contador era um profissional 100% operacional, essencial apenas para cuidar das demandas contábeis de uma empresa, acabou. Hoje em dia, o profissional da Contabilidade tem uma função muito mais estratégica e vital para o sucesso de organizações pelo mundo todo, impactando as tarefas internas do negócio e ajudando as empresas a produzirem mais.

Sim, isso mesmo: dependendo de como as demandas contábeis de uma empresa são gerenciadas, é possível até mesmo aumentar a produtividade do negócio. Não é à toa que o fato de que empresas no Brasil gastam 2.000 horas por ano para lidar com as obrigações tributárias tenha um impacto tão negativo na produtividade e na organização nacional.

Quer aprender como a Contabilidade pode ajudar uma empresa a se organizar melhor e produzir mais? Então siga a leitura abaixo com atenção!

Como a Contabilidade ajuda a otimizar tarefas e produzir mais?

Confira a seguir uma explicação simplificada de como a Contabilidade pode ajudar a sua empresa a otimizar suas tarefas e aumentar sua produção!

Ao “tirar o peso das costas” das pessoas

O primeiro ponto a ter em mente é que a Contabilidade, especialmente a Digital, existe para “tirar o peso das costas” das pessoas. Na prática, portanto, isso serve para aumentar a produtividade de quem perdia tempo e energia realizando tarefas que não eram relevantes.

Esse tipo de benefício é sentido com empresas de micro, pequeno e médio porte, como representantes comerciais, pequenas academias e infoprodutores, por exemplo. Sem o apoio de um contador todos os dias, esses empreendimentos precisam lidar com muitas demandas contábeis (emitir notas, cuidar do fluxo de caixa e processar a folha de pagamento), e isso consome tempo e energia dos seus gestores, reduzindo a produtividade.

Já o apoio de um serviço contábil ajuda a tirar essa demanda das costas dos empreendedores e permite que eles dediquem esse tempo a produzirem mais. O resultado costuma valer muito a pena.

Por exemplo, imagine que um analista gasta, por dia útil, 2 horas para lidar com todas as suas demandas contábeis. No mês de 22 dias úteis, são 44 horas para cumprir todas as exigências.

No entanto, sem essa carga de trabalho, ele poderia dedicar 1 hora a atender novos clientes, com preço de R$ 100,00, e a outra hora usaria para estudar e se aprimorar para ser um profissional mais qualificado. Além de aumentar seu faturamento em R$ 2.200,00 no mês, ele ainda estará investindo em conhecimento para o futuro.

Ao reduzir custos de produção

A contabilidade de custos é uma das áreas contábeis mais importantes. Ela trabalha com a análise dos custos de produção da empresa e, obviamente, com maneiras para reduzi-lo ao máximo.

Ao usá-la, a empresa passa a ter um controle mais preciso de seus custos e estuda formas de reduzi-los para garantir uma operação mais enxuta e lucrativa. Na prática, isso permite que o negócio possa aumentar a sua produção sem gastar muito e ganhar possibilidades para crescer (caso tenha demanda para isso, claro).

Ao arranjar recursos para novos investimentos

Muitas vezes, produzir mais é questão de ter melhores equipamentos, treinamentos, ou simplesmente ter mais material a um custo menor. Essas oportunidades não surgem facilmente para uma empresa, que acaba recorrendo a financiamentos (dívida) para aumentar a sua produção.

A Contabilidade ajuda nisso também. Em primeiro lugar, ela mantém as contas da empresa em dia, todas bem controladas, o que reduz os juros que o mercado cobra para investimentos em produtividade. Com a empresa bem gerenciada, os bancos enxergam menos risco em liberar empréstimos.

Em segundo lugar, o papel estratégico da Contabilidade permite encontrar oportunidades para levantar os recursos a um custo mais baixo. Em alguns casos, os recursos para aumentar a produtividade até já existem dentro da empresa, apenas estão mal empregados.

Ao permitir uma estratégia de precificação mais arrojada

Por fim, a Contabilidade permite que a empresa assuma uma estratégia de precificação mais arrojada em curto, médio e longo prazo. Ao colocar a casa em ordem e ajudar o negócio a reduzir custos, o trabalho contábil abre margem para que a empresa possa modificar seu preço de forma estratégica.

Se ela quiser ganhar mercado, por exemplo, pode reduzir um pouco o valor, mantendo a margem de lucro antiga (com base na economia feita). Se quiser subir seu caixa para futuros investimentos, pode manter o preço (ou até aumentá-lo) e aproveitar a nova margem de lucro. Tudo isso depende de cada caso, contexto e objetivo, sendo que o importante é ter todas essas opções.

Pronto! Viu só como a Contabilidade pode ter papel estratégico em uma empresa, inclusive ajudando-a a produzir mais? Para isso, entretanto, é importante encarar as demandas tributárias, não como uma burocracia que incomoda, mas sim como uma oportunidade para se destacar e, quem sabe, até ultrapassar os seus principais concorrentes no mercado.

Gostou e quer saber como a sua empresa pode melhorar nessa área? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Fonte: Consultoria RR

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