Acompanhar os resultados organizacionais é medida indispensável para assegurar uma boa gestão. Afinal, é através de um conjunto de métricas que o desempenho do negócio pode ser avaliado e estratégias de correção traçadas para potencializar o seu rendimento. O mesmo vale para o setor financeiro.
Indicadores de cobrança são tipos de KPIs (Key Performance Indicators) usados para avaliar as competências de operações financeiras de uma empresa. E assim, por meio da análise de dados e o cruzamento de informações, identificar variáveis de causa e efeito que impactam nos resultados gerais da organização.
Se você quiser saber mais sobre KPIs e como escolher os melhores indicadores de desempenho para o seu negócio, recomendamos a leitura deste material aqui.
Para conhecer os melhores indicadores de cobrança, continue acompanhando este post. Separamos os 7 mais usados no mercado e detalhamos suas aplicações e principais diferenciais. Boa leitura!
O que são indicadores de cobrança?
Assim como dissemos, indicadores de cobrança são opções de KPI (Key Performance Indicator ou, em tradução livre, indicadores-chave de desempenho).
KPIs são métricas que quantificam as performances das operações de uma empresa. A eficiência dos principais fatores que determinam o sucesso dessas atividades, geralmente ligadas a um propósito comercial, é avaliada. Desta forma, a real situação de uma campanha pode ser comparada às expectativas traçadas no planejamento estratégico.
Os indicadores de cobrança são KPIS de operações financeiras. Através desses dados, a tomada de decisões se torna mais segura e eficiente; as medidas corretivas, aceleradoras ou redutoras passam a ser previstas e podem ser executadas com inteligência comercial.
Acompanhar regularmente esses indicadores de cobrança dá ao gestor a oportunidade de adquirir uma visão global da operação e atingir melhores resultados.
Qual a importância de indicadores de cobrança?
Uma das principais razões para implementar indicadores de cobrança é a otimização operacional do setor financeiro e a diminuição da inadimplência.
Por meio de métricas específicas, os gestores são capazes de acompanhar o desempenho de seus operadores e preservar a produtividade das campanhas de cobrança.
Existem diversos indicadores de cobrança, a seguir vamos abordar as 7 opções mais usadas no mercado para identificar variáveis que impactam os resultados financeiros de uma organização.
Quais são os 7 principais indicadores de cobrança?
Conheça os sete KPIs de cobrança mais adotados no mercado!
1. Valores recuperados
Este é um dos indicadores de cobrança mais popular, porque atua sobre o montante recuperado em relação ao valor que está em inadimplência. Esse KPI avalia a eficácia dos acordos de pagamento estabelecidos entre a empresa e o cliente, por meio das estratégias usadas e acordo de nível de serviços.
É uma métrica interessantes, mas que não deve ser empregada isoladamente como regra absoluta, já que depende de outros fatores para validar suas informações.
2. Contato com a Pessoa Certa (CPC)
O indicador de Contato com a Pessoa Certa (CPC) é usado para mensurar o percentual de chamadas efetivas, ou seja, atendidas em uma campanha ativa pela pessoa buscada.
Quando o operador consegue realizar contato com a pessoa inadimplente, o índice de CPC cresce assegurando o sucesso da estratégia adotada. Isso significa também que um baixo CPC pode indicar problemas sérios de script e comprometer a produtividade da campanha.
3. Talk Time (Tempo de Duração da Chamada)
É uma tarefa bem desafiadora conseguir com que todas as intervenções de cobrança sejam convertidas em resultados positivos. Por isso, é fundamental estabelecer estratégias que possam promover o sucesso dessas operações, principalmente considerando o tempo e a qualidade da abordagem.
O Talk Time (Tempo de Duração da Chamada) é um dos indicadores de cobrança que mais se destaca, porque mensura o tempo de conversão em um atendimento. Os gestores podem auxiliar o processo de conversação para que o desempenho da operação seja otimizado e ganhe velocidade.
4. Taxa de Conversão
Este é um dos indicadores de cobrança mais importantes, porque avalia o desempenho geral das campanhas em andamento. Ele é capaz de cruzar informações para considerar o cenário macro das atividades.
Por exemplo, a Taxa de Conversão analisa o número de ligações realizadas com sucesso sobre o total de contatos realizados. Desta forma, permite que os gestores organizem as chamadas e o perfil dos operadores para reconhecer as melhores estratégias e assegurar um aumento nas taxas de conversão.
5. Agent Workload
Dos indicadores de cobrança, o Agent Workload é um dos mais complexos porque mensura o tempo de contato com o mailing da empresa. Quanto maior o número de contatos realizados por hora, melhor será a taxa. Portanto, melhor será a produtividade do operador.
Contudo, vale ressaltar que somente o tempo e o volume não são suficientes para garantir uma boa recuperação de crédito. A qualidade desse contato também deve ser considerada, por isso um indicador específico para avaliar esse padrão deve ser adotado.
6. Consumo do Mailing
O mailing é a lista de todos os contatos de leads que a empresa possui para efetuar as chamadas e cobranças de crédito. Quanto maior o número de clientes descritos na lista, maior será o seu volume do mailing. Quanto mais organizada estiver a lista, menos será o tempo de contato.
Esse indicador permite que o gestor avalie a maneira como ele está sendo usado e se o seu consumo é proporcional a eficiências das ligações. De nada adianta uma lista se os resultados não forem satisfatórios.
7. Best Time To Call
Numa tradução livre, Best Time To Call significa o “melhor momento de chamada”. Ou seja, este é um dos indicadores de cobrança que considera estrategicamente a conveniência do tempo.
As ligações de contato com o cliente inadimplente é feita em horários específicos, dando mais força a operação de cobrança. Da identificação da melhor hora até a opção de contato, seja pelo telefone fixo, celular, WhatsApp ou semelhantes, são consideradas por esse indicador.
Os indicadores de cobrança são KPIS fundamentais para mensurar a qualidade do trabalho realizado em operações financeiras da empresa. Por isso, devem ser consideradas com critério e atenção no planejamento estratégico. Com dados concretos, as decisões se tornam mais assertivas e o sucesso da campanha mais concreto.