Qual Certificado Digital ideal para empreendedores?

Certificado Digital ideal

A chegada do Certificado Digital permitiu a eliminação de diversos processos burocráticos, sem contar a economia em papel. E os benefícios deste documento eletrônico vão muito além, em especial para as empresas, que ganharam uma série de vantagens a partir desta tecnologia. E dentre os principais tipos de Certificado Digital, dois deles podem facilitar muito a vida de quem tem empresa: o e-CNPJ e o e-CPF. Veja onde cada um (ou ambos) pode te ajudar melhor:

Certificado Digital para empreendedores

Se você optar por um e-CNPJ

Nota fiscal eletrônica

O Certificado Digital adicionou autenticidade e transparência na emissão das notas fiscais eletrônicas, permitindo que o papel fosse substituído por um arquivo eletrônico.

Essa migração do processo para o eletrônico garante vários benefícios, além da sustentabilidade. Uma vez que a nota é emitida no ambiente digital, poupa-se espaço para o armazenamento, o que é muito positivo para o emissor. Outras vantagens estão relacionadas ao fácil acesso aos arquivos e ao envio da nota.

A emissão de Notas Fiscais por meio do Certificado Digital e-CNPJ. é aconselhável somente se o próprio titular do Certificado for o emissor das notas. Se mais de uma pessoa for responsável por essa parte do negócio, é indicada a compra do Certificado Digital NF-e, que é emitido vinculado ao e-CNPJ da empresa, mas com o CPF do funcionário.

eSocial

A partir do uso do Certificado Digital, o empreendedor tem acesso ao eSocial – ou Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Ele foi desenvolvido para simplificar e unificar a apresentação das informações dos empregados por parte dos empregadores a diferentes órgãos do governo, tais como nome, CPF, data de nascimento, variações salariais, férias de direitos trabalhistas, acidentes de trabalho, etc.

Com essa “nuvem” como ambiente único de reunião de dados, esse projeto proporcionará a garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, diminuirá e simplificará o cumprimento de obrigações e garantirá o aprimoramento da qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.

Demissão de funcionários

O processo de demitir funcionários é algo que, claro, nenhum empreendedor quer enfrentar. No entanto, algumas vezes, trata-se de algo inevitável, logo, quando mais ágil o procedimento de desligamento, melhor. E, nesses casos, o Certificado Digital também pode ajudar.

Isso porque ele possibilita às empresas objetividade e agilidade no processo, eliminação dos requerimentos adquiridos em papelarias, redução de gastos com aquisição de formulários pré-impressos e garantia na autenticidade da informação prestada. Além disso, mesmo em casos em que o funcionário desligado está em uma filial da empresa, é possível realizar todo o procedimento remotamente, garantindo agilidade.

E se você optar por um e-CPF

CNH Digital

Com a adoção cada vez maior da CNH Digital, quem tem Certificado Digital Certisign poderá solicitá-la no site do Denatran. Além disso, há outros benefícios relacionados à comodidade e à segurança. Os motoristas interessados nesse novo modelo poderão solicitá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar, sem ter que fazer agendamentos prévios ou enfrentar filas. O processo de requisição pela internet é tão seguro quanto o presencial. O uso do Certificado Digital ICP-Brasil, que é exigido no pedido online, garante a autenticidade e integridade das informações.

Além disso, a CNH Digital é protegida contra a adulteração por conta do uso do Certificado do requerente, nos casos das Carteiras solicitadas pela internet, e do emissor, nos casos das solicitações presenciais no Detran. Ou seja: a fraude de identidade também é inibida com a versão eletrônica, o que é bom para os órgãos reguladores e o próprio motorista. Saiba mais no vídeo abaixo:

A versão digital ainda promete ajudar os “esquecidos”, porque pode ser armazenada no celular. Dessa forma, o motorista pode ser identificado, mesmo quando esquecer a carteira, por exemplo, diminuindo os riscos de multa e de pontos na CNH.

Imposto de renda

O Certificado Digital ICP-Brasil de pessoa física permite que o contribuinte receba a declaração pré-preenchida, disponibilizada pela Receita Federal, o que gera uma série de benefícios. O primeiro deles é a comodidade e minimização da possibilidade de erros, já que os dados vinculados ao CPF são transmitidos automaticamente. É preciso apenas verificar se as informações estão corretas e se é necessário corrigir ou acrescentar algum dado.

Outras vantagens significativas propiciadas pelo Certificado Digital no Imposto de Renda são as seguintes: é possível verificar informações sobre as fontes pagadoras; obter a declaração do ano anterior; regularizar no mesmo dia a situação com a Receita Federal caso caia na Malha Fina; eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras; acompanhar todo o processo da declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia); obter cópias das suas declarações; e retificar pagamentos, além de imprimir comprovantes.

Assinatura de contratos

 A partir do Certificado Digital e-CNPJ ou e-CPF, é possível assinar qualquer tipo de documento, de qualquer formato, com total validade jurídica. Além disso, você pode fazer isso remotamente, a partir do seu computador, sem precisar gastar horas e horas de deslocamento para levar os papeis.

O Certificado Digital simplifica todo o processo de assinaturas de documentos. Você não precisa mais perder incontáveis horas redutos burocráticos ou vários dias para receber sua via assinada pelo motoboy. Em apenas alguns cliques, você envia e assina documentos acessando de qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo.

Seja qual Certificado Digital você está procurando, ele está na Certisign!

Clique aqui e saiba qual Certificado Digital (e-CNPJ, e-CPF, NF-e etc.) se encaixa melhor nas necessidades da sua empresa. E ainda ganhe descontos e condições especiais de pagamento!

Você pode gostar de: Como abrir um negócio pela internet utilizando o Certificado Digital

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment