Seis dicas de praticidade para quem começou a empreender

Empreender é uma tarefa árdua, que demanda tempo, esforço e comprometimento. Os novos empreendedores precisam saber que utilizar o tempo é uma das principais habilidades requeridas para a função de dono. Por isso, a praticidade é essencial durante todos os processos. É determinante saber otimizar as tarefas e lidar com os problemas de forma rápida e eficaz.

6 dicas para quem começou a empreender

1. Use o Portal do Microempreendedor

O Portal do Microempreendedor é um portal de serviços do governo federal para o Microempreendedor Individual (MEI), que integra e promove o acesso a soluções que simplificam o dia a dia do empreendedor.

O objetivo do site é simplificar a vida do empreendedor e impulsionar o empreendedorismo no Brasil. Criado em 2009, a plataforma permite formalizar o Microempreendedor Individual (MEI), tirar dúvidas, cumprir as obrigações fiscais e procurar por capacitação para incrementar seu negócio.

2.Explore ao máximo as dicas do SEBRAE

Se modalidade da sua empresa é MEI ou Simples Nacional, ou seja, seu empreendimento é de pequeno porte, é mais do que obrigatório que você explore ao máximo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ou, se preferir, SEBRAE. A entidade oferece cursos online e presencial, dicas para quem está começando a empreender – incluindo como emitir uma nota fiscal, ficar de olhos nos impostos a serem pagos, como criar um plano e um modelo de negócios e muito mais.

3. Busque o apoio de quem sabe

Existem instituições especializadas no apoio ao empreendedorismo. O Sebrae é uma das mais reconhecidas, com expertise no fortalecimento de novos negócios. Busque ajuda e capacitação para ter uma gestão prática, eficiente e estratégica.

4. Monte um plano de negócios com metas reais

Estude o mercado no qual você irá entrar para entender suas necessidades e como supri-las. Com isso, monte sua estratégia e defina metas reais e tangíveis para o seu negócio, de preferência com base em dados de evolução já validados. Reveja suas metas periodicamente, atualizando e revendo o que for necessário.

5. Utilize um e-CNPJ

A tecnologia é uma grande aliada para ganhar tempo e ampliar sua produtividade. O e-CNPJ já é uma exigência da Refeita Federal para diversos processos, incluindo a emissão de notas ficais. Líder no mercado de identificação digital, a Certisign pode projetar uma solução customizada para aliar suas necessidades ao que já é exigido pelo Fisco, otimizando seus custos e garantindo produtividade e segurança aos seus processos.

6. Tenha um Certificado Digital da Certisign

O Certificado Digital da Certisign tem tudo a ver com a praticidade. Ele elimina uma série de burocracias envolvendo cartórios, economiza em papel e ainda traz agilidade para gerenciar documentos (como contratos e notas fiscais) de forma totalmente segura.

Além disso, sua empresa poupará um belo dinheiro, seja eliminando idas ao cartório para processos burocráticos, seja comprando um Certificado do gênero com antecedência. Para conhecer todos os benefícios em ter um Certificado Digital (além da economia, claro), acesse o site da Certisign, ou preencha o formulário abaixo.

Mais praticidade impossível, não?

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Deixe um comentário