Terceirização contábil: conheça agora essa tendência!

O setor contábil é, sem dúvida, um dos pilares que sustentam o funcionamento regular e saudável de qualquer empresa. Contudo, em razão das especificidades da área e dos seus atributos técnicos, nem sempre é fácil — especialmente para os pequenos negócios — assumir todas as tarefas e expedientes envolvidos na contabilidade. É nesse momento, então, que a terceirização contábil se mostra extremamente vantajosa.

O outsourcing (terceirização) contábil é uma estratégia que possibilita aos negócios contar com apoio especializado na condução dos processos dessa área. Assim, empresas que não possuem equipes tecnicamente preparadas e/ou espaço para alocar as atividades da contabilidade podem delegar essa função a um terceiro especializado.

No dia a dia, o outsourcing contábil oferece uma série de benéficos para a empresa contratante. Para comprovar isso, a seguir, preparamos um artigo completo esclarecendo os principais pontos dessa prática, que tem se tornado cada vez mais comum no mercado empresarial e que você, profissional da área, pode aproveitar. Acompanhe!

O que é a terceirização contábil?

Na prática, o outsourcing contábil diz respeito a uma ação estratégica que se baseia na utilização de serviços externos para executar atividades internas de empresas, mas que não estão diretamente associadas ao seu foco de atuação — como é o caso da contabilidade.

O que acontece é que, embora a contabilidade seja vital para qualquer tipo de empreendimento, nem sempre é simples para o negócio manter toda uma infraestrutura física e humana para executar os inúmeros e complexos processos envolvidos na contabilidade empresarial.

Nesse contexto, para muitos líderes e gestores, é muito mais prático, econômico e vantajoso delegar essas funções a um terceiro especializado, que não faz parte da empresa, mas assume todas as tarefas contábeis como se um membro fosse.

Dessa forma, quem contrata esse tipo de serviço não tem que se preocupar com questões técnicas, atualização de legislação, entre outros pontos típicos do universo contábil, já que o terceiro contratado assume essas responsabilidades.

O que deve ser observado na hora da contratação desse serviço?

Como se trata de um serviço, o seu bom desempenho e vantagens só serão percebidos se a contratação for bem executada. Ou seja, antes de adotar o outsourcing contábil em um negócio, é indispensável, por exemplo, avaliar algumas características do futuro prestador, de modo a saber se ele é capaz de atender aos interesses da empresa com qualidade. Confira!

Credibilidade da empresa prestadora

Avaliar a reputação da empresa contratada é o primeiro passo para se realizar uma terceirização contábil de qualidade. Empresas com experiência e reconhecimento no mercado certamente prestarão serviços de forma mais qualificada, além de estarem mais bem preparadas estruturalmente para atender com agilidade, precisão e regularidade todos os processos do seu negócio.

Desse modo, quem pretende prestar esse tipo de serviço deve se atentar à sua imagem no mercado, entregando uma proposta vantajosa ao cliente, além de transparência e confiança. Esses itens podem ser determinantes para o sucesso da relação.

Serviços disponibilizados

Outro ponto que precisa ser considerado antes da contratação do outsourcing é a disponibilidade dos serviços. Nesse ponto, vale mencionar que a contabilidade é uma área bastante ampla dentro da realidade dos negócios, contando com atividades em diferentes frentes, como fiscal, financeira e trabalhista.

Dessa forma, é importante saber que o cliente avaliará se a prestadora do serviço é capaz de atender a sua empresa em todas as demandas. Isso é relevante, pois garante o assessoramento especializado nas atividades mais cruciais do negócio, evitando riscos com o descumprimento de normas e obrigações, por exemplo.

Assim sendo, enquanto profissional, é fundamental oferecer serviços variados, além de diferenciais interessantes, como o uso de novas tecnologias e metodologias de escrituração. Aqui, também destacamos a importância do uso de softwares e da Certificação Digital, ferramentas que otimizam as entregas do seu escritório, garantindo mais agilidade, segurança e qualidade ao cliente.

Quais os riscos e benefícios de se optar pela terceirização contábil?

Apesar dos benefícios da terceirização, alguns riscos sempre existem. A exemplo, caso a contratação não seja feita com critério, pode-se acabar delegando um braço importante do negócio a um terceiro ineficiente, que pode não executar os processos com regularidade, abrindo margem para prejuízos a empresa.

Por outro lado, quando bem executado, o outsourcing pode agregar uma série de vantagens, tanto para quem contrata quanto para quem presta serviços nesse formato. Vejamos!

Custo mais atrativo

No caso das empresas, em vez de estruturar e manter um setor dedicado apenas à contabilidade — o qual demandaria gastos com infraestrutura e pessoal —, pode-se direcionar recursos materiais e humanos para outras atividades mais estratégicas, otimizando a gestão do orçamento.

Em muitos casos, especialmente quando se trata de pequenos negócios, cuja complexidade da contabilidade é reduzida, é mais interessante e viável terceirizar esse setor, eliminando uma série de custos que dele decorreria, caso fosse totalmente mantido internamente.

Maior nível de especialização na área

Como o terceiro especializado precisa focar apenas na contabilidade, é muito mais fácil para ele estar a par das mudanças na legislação, aperfeiçoar suas equipes e investir em soluções para otimizar a rotina contábil dos seus clientes.

Dessa forma, ao se contar com o apoio de uma empresa prestadora, o contratante pode ter a certeza de que a sua contabilidade terá um nível de especialização muito maior. Na prática, isso pode significar menos erros na escrituração, menos inconsistências perante o Fisco, além de um reforço técnico para a saúde financeira da empresa, já que ela será mais bem gerenciada.

Foco na especialidade do negócio

Um dos reflexos mais lógicos da terceirização contábil é a possibilidade de a empresa focar seus esforços naquilo que é realmente a sua especialidade. Nesse ponto, sobretudo em negócios menores, em que as equipes são mais enxutas e não se detém todo o conhecimento necessário para gerir o setor contábil, o outsourcing pode ser ainda mais vantajoso e estratégico.

A partir desse tipo de prática, o pequeno empresário e a sua equipe podem focar na parte operacional do negócio, deixando o aspecto burocrático e técnico da contabilidade a cargo de quem conhece as suas nuances e pode gerenciá-la com mais rigor e transparência.

Nesse quesito, um exemplo claro é também o caso de empresas estrangeiras que precisam fixar suas atividades no Brasil. Como não são conhecedoras da legislação nacional e nem de todo o aparato tributário/fiscal existente aqui, é muito mais produtivo terceirizar a contabilidade para um profissional que detém esses conhecimentos. Assim, cada um foca na sua especialidade, gerando melhores resultados.

Flexibilidade na prestação do serviço

No caso do prestador do serviço, a terceirização contábil pode ser uma excelente alternativa para quem deseja ter mais flexibilidade no trabalho. Nesse modelo, o profissional pode, por exemplo:

  • trabalhar até mesmo em home office, estabelecendo seus horários;
  • atender diferentes clientes remotamente;
  • definir seu nicho de atuação, se especializando em uma ou mais áreas.

Por fim, como foi possível perceber, o outsourcing contábil é uma estratégia altamente benéfica para as empresas. A complexidade e vastidão da legislação que rege esse setor muitas vezes acaba por dificultar o correto cumprimento de todas as obrigações, abrindo margem para erros, multas e outras penalidades para o negócio.

Assim, uma das alternativas mais buscadas pelas empresas tem sido a terceirização contábil, inclusive é isso o que mostra um levantamento realizado pelo SEBRAE, em 2016. Sabendo disso, é aí que você, contador, entra em cena, entregando mais valor e mais vantagens aos seus clientes nesse formato de serviços.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e disseminar essas informações!


Fonte: Soluti

Posts Relacionados

Leave a Comment