Transformação Digital nas Empresas: Qual a importância?

Na última década, o mundo evoluiu, dando início a uma era
digital. Através da internet, a informação pode ser rápida e facilmente
acessada, é possível compartilhá-la em escala global, ultrapassando os limites
de fronteiras e, como consequência de toda essa praticidade e velocidade, as
pessoas se comunicam e interagem de forma instantânea e objetiva, prezando pela velocidade e simplicidade para resolver seus problemas.

O avanço tecnológico e a mudança de comportamento do público
trouxeram consigo a necessidade de adaptação e de uma mudança radical nas
empresas, para que conseguissem sobreviver as mudanças de mercado. Essa mudança
requer um novo e mais inteligente modelo de negócio, que seja otimizado e
utilize a tecnologia ao seu favor; é necessária uma transformação digital nas empresas.

O que é uma Transformação Digital?

Que a tecnologia transformou-se em recurso de extrema
importância não é novidade, ela está influenciando decisivamente os setores
empresariais. Mas a transformação
digital nas empresas
é um fenômeno que envolve mais que apenas o uso dela,
é também uma mudança significativa no comportamento das pessoas, que agora
recorrem à internet sempre, seja para pesquisar informação, obter instrução, se
comunicar, consumir ou simplesmente porque buscam entretenimento nas redes
sociais.

Essa transformação
digital
serve para adaptar seu negócio a um novo mercado, trazer
engajamento, presença e autoridade a ele, para então ser capaz de atender esse
novo consumidor e despertar nele o interesse pela solução que sua empresa
oferece. Também ajuda a reduzir custos, aumentar a produtividade, explorar novos
canais de venda e ainda traz a oportunidade de criar novos produtos e serviços.

Assim, utilizando ferramentas digitais, aplicativos e
softwares de gestão na nuvem, as empresas conseguem otimizar e aperfeiçoar os
seus processos internos e potencializar o seu crescimento.

Como migrar para o digital

É vantajoso atrair o público através do digital, das redes
sociais e ferramentas de pesquisa, visto que ele não costuma mais se locomover
para fazer contato e passa horas do dia online. Para isso, é preciso estar presente
na rotina de seu público alvo, saber identificar suas necessidades e
estabelecer um canal direto de comunicação com ele.

Sua empresa deve personificar um cliente ideal, atrair as
pessoas que se encaixam nesse perfil e conhecer seus interesses, para poder
segmentá-las e saber quando adotar uma abordagem personalizada ou padrão. Os
profissionais devem estar dispostos a aceitar as mudanças necessárias e
compreender a magnitude da transformação
digital nas empresas
, que requer adaptação, paciência, organização,
marketing, investimento e, principalmente, gestão estratégica.

Considerando as principais exigências e expectativas da
população, existem algumas estratégias, atividades e ferramentas que precisam
de uma atenção especial das empresas, que são capazes de auxiliar nessa mudança
com sucesso.

Estratégias que auxiliam na transformação digital nas empresas

  • Analisar quais ferramentas poderão ajudar na organização;
  • Avaliar seus negócios e reformular processos utilizando as ferramentas digitais selecionadas, levando em consideração as mudanças que podem ocorrer;
  • Explorar novos modelos de negócio e mercados;
  • Escolher as plataformas digitais existentes que sejam adequadas, de acordo com o seu público alvo;
  • Tornar sua empresa acessível a esse público a qualquer momento;
  • Usar a tecnologia para reestruturar os relacionamentos com parceiros;
  • Digitalizar e encontrar novas formas para comercializar um atual produto ou serviço;
  • O preço e o produto são fatores importantes, mas não são mais considerados os mais decisivos pelos clientes na decisão de compra. A opinião de uma pessoa pode influenciar a de várias outras, então o fator mais importante é a experiência do cliente com a empresa;
  • Atualmente, é muito mais provável que os consumidores se comuniquem com a empresa via serviço digital ao invés de buscarem interação com funcionários pessoalmente. Algumas estratégias como a Costumer Success podem proporcionar meios para garantir que eles sejam devidamente atendidos;
  • É por meio da internet que você consegue construir a reputação de sua marca e, consequentemente, influenciar de forma positiva a opinião de seus possíveis clientes;
  • Utilizar as redes sociais para aumentar o sentimento de identificação dos seus potenciais clientes com sua empresa, criando um vínculo, uma fidelidade;
  • Segmentar seu público por meio de coleta de dados e, através destes dados, personalizar as abordagens. Para isso, ferramentas como o Google Analytics podem ser úteis;
  • Simplificar as vendas, pois os consumidores buscam mais simplicidade na hora da compra, evitando certos custos, deslocamentos e optando pela agilidade;

Por que a Transformação Digital é importante?

Pode não parecer ter grande relevância, mas a transformação digital nas empresas é um
fator decisivo para o seu sucesso, principalmente agora, em meio à pandemia. A
ordem de evitar aglomerações e o distanciamento social tornaram-se barreiras
para as empresas, que se viram obrigadas a fechar as portas e procurar por
novos meios de manter seu funcionamento.

Por isso, diversas empresas ao redor do mundo estão cada vez
mais interessadas em inserir inovações tecnológicas no seu modelo de negócio,
para sobreviverem no mercado e obterem mais engajamento e autoridade. É uma tendência
de crescimento inegável, então seu negócio pode ficar para trás se não aderir a
essa transformação digital. Além
disso, os consumidores de hoje cobram maior velocidade na solução de problemas,
no atendimento de suas necessidades e de melhorias, e isso gera mais
competitividade no mercado. Há uma ampla concorrência, seja qual for o produto
ou serviço oferecido pela sua empresa, então é importante reduzir o tempo de
decisão de compra dos clientes e posicionar-se de forma ágil no mercado.

Por causa disso, a tecnologia é um pilar essencial: quando
você usufrui dela, tudo parece funcionar em uma rapidez constante, o alcance e
desempenho são maiores, as chances de erros diminuem consideravelmente e o compartilhamento
de informações é mais preciso e fácil. Com um sistema otimizado, seus dados
permanecem organizados e sua produtividade aumenta, permitindo que sua empresa
atenda ainda mais pessoas e obtenha melhores resultados.

Fonte: Rimar Contabiilidade

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