10 lições que um Contador aprende com seus clientes

Neste dia 15 de setembro, Dia do Cliente, o Clube do Contador Certisign faz sua homenagem àqueles que mantêm os nossos negócios, mapeando 10 lições que aprendemos com eles.A data surgiu no Rio Grande do Sul e tem o objetivo de fortalecer o relacionamento entre as empresas e seus clientes – movimentando, claro, as vendas em setembro, mês que normalmente gera menos consumo no comércio.

Hoje, esta comemoração virou tradição no mercado e a dica é aproveitar a data para estreitar sua relação com seu cliente. Afinal, não custa nada agradar e para satisfazê-lo não é necessário ter um mega orçamento ou um baita tempo disponível.Basta atender às suas necessidades e nunca se esquecer de encantá-lo, oferecendo produtos e serviços com qualidade, se possível, acima do esperado – além de contar no bom atendimento, cordialidade, pontualidade e empatia.

Dia do Cliente: 10 lições que aprendemos com eles

Mas, os nossos clientes também nos ensinam, então é só ficar atento à relação e descobrir quão valiosas são estas lições. Por isso, o Clube do Contador Certisign separou as 10 lições que possivelmente todo Contador aprendeu com seu cliente, e que foram responsáveis por fazer dele um melhor profissional. Vamos lá:

1- Pontualidade

Qual Contador nunca sofreu ao ficar apertando F5 para atualizar o e-mail, esperando aquele documento do cliente para enviar uma declaração? Então, por causa dos prazos e das datas-limites de entrega das obrigações acessórias e do pagamento de impostos, o profissional da Contabilidade é como um lord britânico: preza pela pontualidade.

2 – Organização

Em razão da desorganização de alguns clientes, o Contador consegue se sobressair em organização garantindo a si e aos demais utilizadores de seu serviço mais produtividade e qualidade.

3 – Parceria

Hein? O que é isso?”. Sabe quando o cliente confunde você com terapeuta, psicólogo? Pois é: quem nunca ficou horas escutando histórias e desabafos? Na real, quando as portas da Contabilidade se abrem, o coração se abre junto. E na profissão contábil, os contadores aprendem a respeitar as vivências, mesmo que elas sejam extremamente diferentes das suas.

4 – Não procrastinar

Sabe aquela coisa de não deixar para manhã o que pode ser feito hoje? Isso mesmo! Já pensou se o prazo da obrigação vence hoje e o cliente resolve deixar para atender amanhã (mesmo que seja em uma sexta-feira)? Hum… pagar na segunda é multa na certa!

5 – Estar antenado

Na Contabilidade é preciso ficar atento. Mudanças ocorrem praticamente todos os dias e qualquer desatenção pode trazer sérias consequências para o cliente e para o contador.

6 – Respeito ao orçamento

Quem nunca ficou louco da vida com aquele cliente que gasta mais do que seus recursos permitem e depois quer que o contador faça “mágica”? Então, isso não é um perfeito teste de equilíbrio e paciência na prática?

7 – Erros

O cliente ensina também que, quando há erro (afinal errar é humano), o melhor a fazer é reconhecer o equívoco de pronto – e oferecer a solução o mais rápido possível e, quem sabe, até uma gratificação.

8 – Empatia

O próprio cliente é o responsável por treinar a empatia, que é em suma se colocar no seu lugar, sentir o que ele sente e trazer a solução para fazê-lo feliz.

9 – Gentileza

Como diria o teólogo, filósofo e médico alemão Albert Schweitzer (1875-1965), “Assim como o Sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade”.

10 – Aprender a aprender

Na profissão contábil cada dia é um dia, com mudanças, inovações e aprendizados que podem impactar diretamente na vida e no negócio do seu cliente. Portanto é preciso aprender, aprender… e, na mesma proporção, ensinar, fazer, administrar, dar resultados. É isso que o Contador sabe fazer.

Fonte: Certisign

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