7 dicas de redução de custos para sua empresa recém-aberta

 

De dicas do Portal do Microempreendedor aos cursos do SEBRAE, veja como executar a redução de custos da sua empresa da melhor forma possível.

Em tempos de crise econômica, a redução de custos das empresas é cada vez mais necessária, principalmente naqueles que foram recém-abertas . De nada adianta melhorar seus ganhos e ter excelentes estratégias de vendas, se despesas também estão aumentando, o que exige uma melhor gestão de custos. Logo, a Certisign listou para você sete dicas para tornar seu negócio ainda mais rentável.

7 dicas de redução de custos para sua empresa

1.Use o Portal do Microempreendedor

O Portal do Microempreendedor é um portal de serviços do governo federal para o Microempreendedor Individual (MEI), que integra e promove o acesso a soluções que simplificam o dia a dia do empreendedor.

O objetivo do site é simplificar a vida do empreendedor e impulsionar o empreendedorismo no Brasil. Criado em 2009, a plataforma permite formalizar o Microempreendedor Individual (MEI), tirar dúvidas, cumprir as obrigações fiscais e procurar por capacitação para incrementar seu negócio. Para acessar o site e saber quais são os serviços disponíveis, basta clicar aqui

2.Explore ao máximo as dicas e cursos do SEBRAE

Se modalidade da sua empresa é MEI ou Simples Nacional, ou seja, seu empreendimento é de pequeno porte, é mais do que obrigatório que você explore ao máximo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ou, se preferir, SEBRAE. A entidade oferece cursos online e presencial, dicas para quem está começando a empreender – incluindo como emitir uma nota fiscal, ficar de olhos nos impostos a serem pagos, como criar um plano e um modelo de negócios e muito mais. Para saber mais acesse o site: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

3. Olhe atentamente para sua telefonia

Todos os telefones fixos e celulares de sua empresa geram custos. Esse valor pode ser mais bem utilizado se você souber racionar gastos e otimizar processos. A utilização de PABX IP em filiais, por exemplo, é essencial para acabar com as tarifas a distância. Você pode também utilizar um sistema de portabilidade para reduzir gastos com chamadas de celular, ligando pelos chips corretos com tabela de dados oficiais de operadoras.

4. Renegocie contratos com fornecedores

Este é um ponto importante que poucos empresários se atentam. Sempre é viável checar onde é possível reduzir valores de contratos. O momento é ideal para pedir mais prazo para pagamentos ou aquele desconto camarada sobre um pagamento à vista, já que o medo que o fornecedor tem da inadimplência é maior do que as facilidades que podem ser oferecidas. Além disso, pesquise alternativas e compare as ofertas dos concorrentes. Você se surpreenderá com o número de facilidades e descontos que terá em simples conversas com seus parceiros.

5. Mantenha seus clientes satisfeitos sempre

Todos já sabem que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Nenhum dos esforços acima listados ajudará se você não souber manter seus clientes satisfeitos e em sua carteira. Você pode até achar clichê, mas em 2019 a propaganda do “boca a boca” continuará dominando o mercado. Um cliente satisfeito se tornará seu melhor vendedor e, quando menos perceber, sua carteira ganhará adições valiosas graças a um bom serviço realizado.

6. Terceirize o que não é sua especialidade

Alguns serviços não precisam necessariamente ser realizados dentro da sua empresa. Foque no que é o seu core business e deixe com os especialistas o que a eles compete. A expansão e o crescimento também são as vantagens de uma empresa que investe em terceirização, porque terceirizar evita grandes investimentos para funcionar com mais eficácia e eficiência. Assim, seu tempo será melhor gasto com a sua dedicação aos itens que realmente interessam.

7. Tenha um Certificado Digital da Certisign

O Certificado Digital da Certisign elimina uma série de burocracias envolvendo cartórios, economiza em papel e ainda traz agilidade para gerenciar documentos (como contratos e notas fiscais) de forma totalmente segura.

Além disso, sua empresa poupará um belo dinheiro, seja eliminando idas ao cartório para processos burocráticos, seja comprando um certificado do gênero com antecedência. Para conhecer todos os benefícios em ter um Certificado Digital (além da economia, claro), entre em nosso site e saiba mais.

Você pode gostar de: Paperless: por que sua empresa deveria deixar o papel para trás

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment