Como melhorar a gestão da sua contabilidade

Um dos maiores desafios do empreendedor no cenário atual é realizar uma boa gestão financeira de suas empresas. Gerenciar toda uma operação com colaboradores, clientes, problemas a todo momento e ainda dar a atenção necessária às finanças é um exercício essencial, mas dispendioso.

Os pilares da gestão financeira são a lucratividade, a rentabilidade, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio. Ou seja, uma empresa saudável deve ter um bom índice de ganho no que produz, saúde na balança investimento-retorno, boa diferença entre o preço de venda de um serviço e seu custo e despesas variáveis e uma meta cada vez menor de vendas necessárias para que as receitas tornem-se iguais aos custos.

Para isso, o primeiro passo é elaborar um planejamento estratégico, que busque entender as demandas de seu negócio e realizar uma análise detalhada de seus diferenciais no mercado. Em seguida, um controle de caixa é essencial para a saúde financeira de uma empresa, mesmo para análises posteriores de qualquer falha de gestão e verificação dos pontos em que tais falhas podem ter ocorrido.

Antes de fazer investimentos, é também necessário ter completa noção de seu capital de giro – um dos principais erros que empresas que fecham enfrentam. Nesse sentido, a automatização tem sido uma ferramenta importante para a diminuição de gastos e erros que podem gerar perda.

Uma boa gestão financeira termina com uma boa análise de resultados, realista e com perspectiva de futuro.

Grupo Studio

Posts Relacionados

Deixe um comentário